O sistema Helpdesk a ser instalado é um módulo do software Ultra Servidor da Omega Códigos, a sua instalação é muito simples, basta seguir os procedimentos abaixo.
Obs.: Tudo deve ser feito como root.
1) Acesse o servidor via ssh, putty ou via console mesmo. :)
2) Edite o arquivo
/etc/apt/sources.list
# nano /etc/apt/sources.list
Coloque o conteúdo abaixo no arquivo (pode remover as outras linhas e deixar somente essas 3).
deb http://ftp.br.debian.org/debian/ lenny main non-free contrib
deb http://security.debian.org/ lenny/updates main contrib non-free
deb http://package.omegacodigos.com.br/ stable/
Salve e feche (CTRL+O para salvar e CTRL+X para fechar).
Pronto, agora que editamos o sources.list, vamos atualizar o cache do apt com o comando abaixo:
# apt-get update
E agora instalar o sistema com o comando:
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: No momento da instalação do MySQL será pedido para criar uma senha de root, É OBRIGATÓRIO DEFINIR UMA SENHA PARA O ROOT DO MYSQL, senão o sistema não funciona!
# apt-get install ultra-servidor
Isto instalará o ultra-servidor e as suas dependências (Java, MySQL etc). Dependendo da sua conexão isto pode demorar, pois o download será de aproximadamente 120MB se não houver nenhuma dependência já instalada.
Configuração do servidor
O apt iniciará automaticamente o processo de configuração do sistema, como pode ser visto na imagem abaixo:
A primeira informação a ser passada ao sistema é o hostname do helpdesk, se não houver um hostname (fqdn), informe o IP do servidor neste campo.
IMPORTANTE: Este hostname informado deve estar no arquivo /etc/hosts e com o ip correto, senão na hora de conectar ao servidor você obterá um erro de connection refused, se isto ocorrer, corrija o conteúdo do arquivo e reinicie o servidor.
Em seguida será solicitada a senha do root do MySQL, conforme orientado anteriormente você já definiu a senha do root do MySQL, basta informá-la aqui neste campo.
Obs.: Esta senha não será armazenada em nenhum arquivo de configuração, será utilizada apenas neste momento para criar o usuário e o banco de dados no MySQL.
Agora devemos informar o nome do banco de dados que será criado. Basicamente você pode colocar o nome que quiser, desde de que seja formado pelos caracteres: da expressão regular a seguir: [a-zA-Z_0-9_], ou seja caracteres de a a z minúsculos, maiúsculos, números e o sinal _.
No meu exemplo, utilizei o nome helpdesk, mas você pode colocar o nome da empresa por exemplo.
A seguir devemos criar um usuário para acessar esse banco de dados, utilizei também o nome helpdesk para o nome do usuário, mas você pode colocar o nome de usuário que quiser. E definir uma senha para ele.
O Ultra é um software modular, ou seja, possui diversos módulos que podem ser utilizados, como o foco deste artigo é o HELPDESK, há duas formas de se montar o sistema:
1) Apenas o Helpdesk
2) Helpdesk integrado aos clientes
Se você instalar apenas o Helpdesk, não possuirá a funcionalidade de cadastrar clientes e abrir chamados para eles, ou seja, será um sistema apenas para chamados.
Se você instalar o Helpdesk e os clientes, incluirá nas suas funcionalidades a possibilidade de cadastrar clientes e abrir chamados para os mesmos.
Helpdesk sem clientes
Helpdesk com clientes
Por questões de clareza do tutorial, utilizarei a opção COM CLIENTES. Importante, se você marcar o módulo clientes, deverá marcar também bairros e cidades por serem dependências.
Pronto! O sistema já está instalado e pronto para ser iniciado:
Basta executar o comando e aguardar a sua inicialização:
# /etc/init.d/ultra-servidor start
Obs.: Se você rebootar o servidor, ele iniciará automaticamente, não precisa se preocupar.
Antes de continuar:
# /etc/init.d/ultra-servidor stop (interrompe o servidor)
# /etc/init.d/ultra-servidor start (inicia o servidor)
# /etc/init.d/ultra-servidor restart (reinicia o servidor)
# /etc/init.d/ultra-servidor status (obtém o status atual)
# /etc/init.d/ultra-servidor configure
Executa o script de configuração novamente (se você preferir, pode editar o arquivo de configuração /etc/ultraservidor/ultraservidor.conf)
Agora sim! Tudo instalado e rodando no servidor. Vamos passar para a etapa de instalação e configuração de uma estação de trabalho para podermos configurar o helpdesk de acordo com as necessidades da empresa que o utilizará, próximo passo: Instalado o software Ultra Client e configurando o ambiente do helpdesk.