Neste artigo vou informar sobre a história dos emuladores de Nintendo 64 e a descrição e avaliação do Mupen64plus, o melhor emulador de Nintendo 64 disponível para GNU/Linux (também existem versões para Mac OS X e uma versão desatualizada para Windows) no momento.
Lembro-me quando jogava Zelda Majora's Mask no Mupen64 0.5.1 (última versão do Mupen64) usando GNU/Linux e quando jogava Zelda Majora's Mask no Project64 1.6 (a última versão deste emulador é a 1.7 beta, porém só está disponível para contribuidores - de dinheiro ou código - e pirateiros) usando o Windows.
Apesar do desempenho superior do GNU/Linux sobre o Windows, o jogo ficava lento em algumas partes usando o Mupen64 e isto não ocorria com o Project64. Também haviam alguns problemas de compatibilidade. Hoje testei o Mupen64plus e fiquei impressionado com o desempenho e a qualidade do emulador. Joguei Zelda Major's Mask e a emulação ficou perfeita (pelo menos nas primeiras partes do jogo). O Mupen64plus tem uma grande variedade de plugins:
Vídeo:
glN64 0.4.1 com aperfeiçoamentos feitos pelo time de desenvolvimento do Mupen64plus;
Rice Video Linux 1.5 com algumas extensões Mudlord;
Glide64 Wonder plus com algumas correções (a versão mais recente é a Napalm, porém esta versão ainda não teve seu código-fonte distribuído - de acordo com os sites Glide64 e emuxhaven.net - Gonetz e KoolSmoky estão trabalhando para fazer o código do projeto mais portátil e permitir usuários de outros sistemas usar o plugin), este plugin foi feito para tirar máximo proveito das placas de vídeo 3dfx.
Som:
JttL's SDL Audio 1.5 com correções e novas características feitas pelo time de desenvolvimento do Mupen64plus.
Entrada (controle):
blight's SDL input 0.0.10
Processador RSP:
Hacktarux/Azimer HLE RSP 0.2
Além dos plugins citados, há outros que estão sendo adicionados (como o Z64 graphics plugin) e devem estar estáveis na próxima versão do Mupen64plus (acho que isso deve ocorrer em 6 meses, aproximadamente).
Minha avaliação:
Categoria: _minhaNota_ / _notaMáxima_
Desempenho: 11/10
Compatibilidade: 8/10 (os únicos grandes problemas de compatibilidade são com os jogos que utilizam ucodes muito complexos e também falta adicionar suporte a Transfer Pack (talvez eu mesmo adicione a emulação de Transfer Pack a o Mupen64plus))
Funcionalidade: 10/10
Usabilidade: 9/10
[1] Comentário enviado por stremer em 10/03/2009 - 13:55h
cara... sempre gostei de emuladores , desde a epoca do 486 (1995) qdo eles começaram a aparecer em massa. Meus preferidos sempre foram atari, master, mega e snes... hj jogo eles todos perfeitamente no meu ps2, alem dos jogos de ps1 e ps2 que prefiro ainda jogar no video-game e de vez em qdo tbem os jogo muito no linux! Gosto bastante de nintendo 64 e infelizmente não ha emulador de n64 para PS2 oque faz precisar do PC para jogar. Quase não jogo pelo simples fato do antigo mupen sem mto ruim... no project 64 no XP os jogos são perfeitos mas no mupen mto ruim. Como eu não tenho mais windows deixei de jogar, mas seu artigo me animou bastante para testar o mupen64plus e quem sabe voltar a jogar N64 no PC!
Valew
[2] Comentário enviado por vinipsmaker em 10/03/2009 - 14:35h
Parece que as duas horas que gastei com o meu primeiro artigo valeram a pena. Obrigado pelas palavras inspiradoras, stremer. Farei mais artigos sobre emuladores, então.
Até a próxima (ou talvez antes).
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Prefiro receber elogios e críticas através da internet, onde as pessoas não tem receio de digitar a verdade.
[3] Comentário enviado por removido em 10/03/2009 - 18:59h
Simplesmente é o melhor emulador.
Quando testei o Project64 no Windows (com todos os plugins ativos) eu tinha que ficar configurando os plugins de forma diferente para cada jogo, se não o project64 não rodava com perfeição o jogo.
E mesmo fazendo um monte de malabarismos o Project64 nunca emulava um jogo corretamente (ou havia problemas com som ou com os controles ou com o vídeo). Agora que eu uso Linux e o Mupen64 estou muito satisfeito, tudo é perfeito.
[5] Comentário enviado por vinipsmaker em 11/03/2009 - 11:52h
Certo bilufe, realmente é o melhor emulador, porém os plugins (pelo menos nas plataformas não-ruindows) ainda tem que melhorar um pouco.
E para você, xerxeslins, aqui uma lista de jogos inesquecíveis (recomendo jogar nesta ordem):
The Legend of Zelda - Ocarina of Time (procure por listas dos melhores jogos já criados (de videogames) e este jogo estará entre os primeiros lugares na maioria das listas)
The Legend of Zelda - Majora's Mask
Army Men - Sarge's Heroes 2
GOLDENEYE 007
PERFECT DARK
Tony Hawks Pro Skater 3
Mario Tennis
Mario Kart 64
Rush 2 - Extreme Racing
FIFA 99 (use um hires texture pack para ficar com gráficos mais realistas)
Super Mario 64 (também é um dos melhores jogos, porém é um pouco difícil (e longo) para mim)
Super Smash Bros
Mortal Kombat 4
Pokemon Stadium 2
The Legend of Zelda - Master Quest (versão Remake de The Legend of Zelda - Ocarina of Time para jogadores que procuram por desafios, e este você não precisa ter o cartucho original para ser legal)
Acho que você pode conseguir as ROMS destes jogos no site: www.emulabr.com
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Meu próximo artigo possivelmente (se ele não for lançado até abril eu falo sobre outro assunto) será sobre o Pandora (www.openpandora.org). E tentarei criar uma versão aperfeiçoada do zsnes (com suporte a arquiteturas amd64), porém só quando minhas aulas na faculdade (curso: ciências da computação) começarem (em agosto).
[7] Comentário enviado por GilsonDeElt em 11/03/2009 - 20:57h
vinipsmaker, o artigo ficou massa!
d+ mesmo! =D
Obrigado por essa contrbuição ao VOL e aos usuários de emuladores de GNU/Linux! =)
Eu também gosto de emuladores, tanto que tenho uns rodando aqui no desktop,
como Stella (Atari2600), ZSNES (Super Nintendo) e Generator-GTK(Mega Drive),
e tinha também o ePSXe, de Play 1.
E vinipsmaker, se você quiser uma ajuda no seu projeto com o zsnes ou algum outro emulador, no futuro, pode me chamar, pois também pretendo fazer ciências da computação, mas ainda tenho que passar no vestibular no fim do ano ;-)
[8] Comentário enviado por vinipsmaker em 11/03/2009 - 21:03h
GilsonDeElt, com certeza eu lhe chamarei para me ajudar (e dividir lucros, caso o(s) projeto(s) receba doações). Obrigado pela disposição e passe no vestibular, pois é bom ter pessoas que gostam da profissão!
[9] Comentário enviado por ambuzr em 12/03/2009 - 17:07h
Parabens nao sabia da existencia desse emulador novo meus parabens alem do artigo conta a historia da emulação do N64 que so fã de carteirinha...parabens amigo e aguardamos novos artigos sobre emulação
[10] Comentário enviado por vinipsmaker em 12/03/2009 - 19:29h
Obrigado pelo incentivo, ambuzr. Acho que meu primeiro artigo ficou bem legal. Farei um artigo sobre o Pandora, em abril. Para quem não sabe, o Pandora é um console feito sob os prícipios do open-source com grande potencial para emulação (do tamanho de um Nintendo DS Phat e com um hardware capaz de emular o PSP, NDS, PS1, N64, todos os videogames anteriores ao PS1, todos os videogames 16-bit e alguns outros posteriores ao PS1) e, logicamente, usa o GNU/Linux (é claro que o kernel Linux padrão utilizado no Pandora terá várias funções que ele não utilizará removidas) como sistema operacional e o Matchbox como DesktopEnvironment.
[13] Comentário enviado por vinipsmaker em 17/07/2009 - 09:25h
Xerxelins, parece que você gosta mesmo de meus artigos, né?
Certo, antes de abrir o emulador, você deve plugar os controles.
Depois que abrir o emulador, escolha plugin de entrada blight SDL input plugin e em suas configurações:
1- Procure o nome Device
2- Quando achar clique nele até aparecer o nome do seu controle
3- Se não aparecer o nome de seu controle feche o emulador e tente de novo (na segunda vez nunca falha)
4- Configure os botões a vontade.
Há um plugin open-source de entrada qu é incrível, mas usa DirectX, porém ele é muito bom e vale a pena portá-lo e é isso o que eu vou fazer. O que você achou do meu artigo sobre os codecs que você aprovou ontem?
[14] Comentário enviado por marcioyshimoda em 29/07/2009 - 11:25h
Me recordo vagamente quando testei o emulador 1964, mas o que mas me adaptei foi de verdade o Project64 no Windows. É uma pena que minha máquina não era capaz de usar tudo o que o Project disponibilizava. Enfim, essa é uma ótima notícia e um bom artigo de que há luz no fim do túnel para os usuários não Windows :)
[17] Comentário enviado por rslanna em 15/12/2016 - 18:32h
Chorando aqui, nao encontrei a resposta pra isso em lugar nenhum da web.
sera que alguem pode me ajudar? nenhuma rom funciona no meu pavillion dv2000. no project64 do windows funciona mas no linux nao.
Core: Setting 32-bit video mode: 640x480
Core Error: SDL_SetVideoMode failed: Could not create GL context: GLXBadFBConfig
Video Error: Failed to set 32-bit video mode: 640x480
Core Status: Rom closed.