Para muitos, a textura é aquele fundo de página que se repete, quando, na verdade, essa é uma das mais poderosas ferramentas do GIMP. A textura segue o padrão dos pincéis, exceto que ela sempre é aplicada repetidamente, ocupando toda a tela ou um espaço de seleção pré-definido. Portanto, a única recomendação para transformar uma imagem em uma textura é a possibilidade de repetição, ou seja, o lado direito da figura deve "encaixar" no lado esquerdo, assim como a parte de baixo "encaixa" na parte de cima.
As novas texturas devem ser salvas no diretório
~/.gimp-2.0/patterns/. Sua extensão é .pat e, no caso de imagens JPG ou GIF, basta salvá-la no próprio GIMP para o formato padrão do aplicativo.
Abaixo você confere alguns links com texturas interessantes (em alguns casos você precisará salvar o arquivo JPG e convertê-lo no GIMP para .pat).
http://www.pgd-design.com/gimp/pat2140.php
http://bentlilies.tripod.com/bentlilies/id12.html
http://www.ello.be/get/patterns.php
http://xoomer.virgilio.it/lwcon/gimp/patterns/legno.htm
Para fazer suas próprias texturas siga os princípios apresentados na parte referente aos pincéis. Um scanner é sempre bem-vindo. Aqui não há limite de cores - apenas procure criar texturas que, lado a lado, formam uma só.
O wallpaper abaixo foi criado utilizando extensivamente pincéis e texturas. Note no efeito causado pelo uso dos pincéis como borracha.
Dica: Linha de monitor
Um efeito simples, mas muito utilizado, é a textura que cria as famosas linhas de monitor em uma imagem. Tão simples quanto seu resultado é sua criação. Aqui aprenderemos também a como facilitar o processo de criação das texturas e pincéis utilizando script-fu.
Primeiro, crie uma imagem de um pixel de largura e dois pixels de altura (pequena assim mesmo). Com a ferramenta lápis, escolha um tipo de pincel com um pixel e faça um ponto preto (deixe o fundo da imagem branco). Utilize a imagem abaixo como exemplo.
Agora selecione toda a imagem (CTRL+A) e vá no menu Script Fu > Selection... > Para textura (note também que existe uma opção "Para pincel"). Com isso você criará, a partir do conteúdo selecionado, uma nova textura para o GIMP - basta escolher um nome para a textura e um nome para o arquivo. Pronto. Veja o resultado na foto do Fábio.