O
Linux é um núcleo ou cerne, um Kernel, é um componente do sistema operacional; é o responsável por fazer a ponte entre hardware e o software. É o núcleo do sistema operacional que dá aos softwares a capacidade de acessar o hardware. É o gerenciador de recursos do sistema fazendo com que os programas façam uso deles. Seu funcionamento dá-se assim que o sistema operacional é ligado. Inicia-se a identificação de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina. É ele que identifica o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos. É um grande organizador, porque garante que programas tenham acesso aos recursos de que necessitam de forma simultânea e um concorrente compartilhamento.
Pelo supracitado, quebra-se o esteriótipo do Linux ser um sistema operacional. Ele não o é. É parte de um todo. É a parte essencial do sistema operacional; ele serve de estrutura para o sistema atuando de forma elíptica, nos "bastidores". Não o é todo um conjunto do software que inclui aplicativos, interfaces gráficas por exemplo; é uma versão limitada, é um cerne.
O Linux 0.0.1 foi criado em setembro de 1991 por Linus Torvalds aluno de Ciência da Computação pela Universidade de Helsinque na Finlândia. Torvalds disponibilizou gratuitamente o código fonte pela Internet e programadores de todo o mundo estenderam o Kernel e desenvolveram outras ferramentas, adicionando novas funcionalidades e a mesma que já se encontrava na BSD e no System V (SVR4), ambos do Unix. Na verdade a história do Linux remonta ao Unix, mas perpassa também pelo MINIX; não seria exagero ter o Unix como o root (raiz) do Linux. Compreendemo-lo melhor.
A história do Unix começa em 1969, quando Ken Thompson, Dennis Ritchie e outros começaram a trabalhar na "little-used PDP-7 in a corner" na Bell Labs e que viria a ser UNIX. Na verdade, o início se dá em 1960 com o Multics, projeto de sistema operacional desenvolvido por habilidosos programadores, entre eles, Ken Thompson e Dennis Ritchie. Entretanto, por ser um projeto caro, ambicioso e com poucos recursos computacionais foi deixado de lado. Assim, Ken Thompson decide então criar o projeto Unics, pouco tempo depois modificado para Unix, nome usado até hoje.
Conforme Mark G. Sobell o Unix foi desenvolvido por pesquisadores que necessitam de uma série de ferramentas modernas de computação para auxiliá-los em seus projetos. Ele permitiu a uma equipe que trabalhava em um projeto a compartilhar dados e programas selecionados ao mesmo tempo em que mantinha privadas as outras informações.
Com grande aceitação não somente em universidades, mas também em ambientes corporativos, resultando no surgimento de variações diversas do sistema, como as versões
BSD e o
Solaris. O
MINIX, assim como o Linux, é uma delas, o que não quer dizer que ambos sejam iguais ao UNIX, mas notoriamente parecidos.
Você deve está se perguntando: Que ligação tem o MINIX com o Linux. A resposta é toda. Primeiro o MINIX é derivado do Unix. Segundo, o Linux deriva do MINIX. Sendo o Unix uma espécie de avô do Linux.
O projeto Linux não partiu do zero. Teve como variável o MINIX. Que por sua vez é uma variação do Unix. O MINIX foi desenvolvido por Andrew S. Tanenbaum, professor de Computação para auxiliar em suas aulas. Devido à sua pouca exigência de hardware foi disponibilizado gratuitamente e livre para quem quisesse desenvolver, inclusive seu código-fonte; hoje em dia ainda é possível consegui-lo. Assim, os estudantes de computação podiam - e podem - estudá-lo inteiramente para desenvolver suas habilidades ou mesmo para criar projetos derivados. Foi assim que Linus Torvalds entrou nesta história.
O Linux é um sistema poderoso e inovador que funciona com o Unix. Popularidade jamais alcançada pelos seus predecessores. Apesar de imitar o Unix em vários aspectos, o sistema Linux diferencia-se dele de várias formas: Seu kernel é implementado independentemente do BSD e do System V; o seu desenvolvimento contínuo ocorre através de esforços combinados de diversas pessoas pelo mundo e o Linux facilita o acesso ao poder do Unix para usuários de computadores domésticos ou empresariais.