Recomendo que o primeiro comando executado seja:
sudo apt update && sudo apt upgrade
que irá atualizar os repositórios e o sistema.
Logo nesses 2 comandos, nota-se que a versão do Ubuntu utilizada é a Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus e que existem diversos pacotes para atualizar. No meu computador esse comando demorou um tempo considerável e às vezes demorava muito para instalar um pacote simples como uma dependência Lib.
Outra característica importante que pode ajudar muito aos desenvolvedores é a localização da pasta raiz do sistema Ubuntu.
Foram testados vários programas que não necessitam de interface gráfica, como o Vim, Lynx, nano etc. Todos funcionaram perfeitamente bem. Aliás, o Vim e o nano já vem previamente instalados, diferente de compiladores com GCC e o G++.
Infelizmente uma interface gráfica não é suportada oficialmente pelo aplicativo Ubuntu on Windows, porém o Windows é conhecido por ser o sistema operacional em que tudo é possível com um pouco de gambiarra (diferente dos baseados em
Linux, em que modificar o sistema é permitido e incentivado, portanto quaisquer modificações não são consideradas gambiarras).
Tentei instalar o gerenciador de janelas Fluxbox, a interface gráfica LXDE e até o X.org pelo APT, eles até instalavam, porém não iniciavam de jeito nenhum. A única maneira de fazer isso funcionar seria portar o X server para Windows.
Para minha surpresa, após pesquisar um pouco, descobri que já existe um aplicativo chamado
Xming que pode ser baixado pelo link oficial do desenvolvedor:
e instalado pelo método NNF:
Após a instalação, rode o comando pelo terminal Ubuntu:
export DISPLAY=:0
e assim você poderá rodar programas gráficos normalmente (na imagem abaixo eu testei com o xfce4-terminal, que abriu sem problemas:
Em programas mais complexos, como o gnome-system-monitor, podem ocorrer instabilidades, porém no meu computador funcionou normalmente (menos a função de medir o uso do HD, memória RAM, swap, processador e rede).
Infelizmente não é possível rodar um gerenciador de janelas como o Fluxbox, porém é completamente possível rodar interfaces gráficas inteiras como o LXDE, XFCE, Unity etc.
Conclusão
O aplicativo
Ubuntu on Windows foi criado especialmente para desenvolvedores, que podem ajudar em uma maior integração do Windows e Linux, facilitando o desenvolvimento de aplicativos para Linux pelo Windows. Mas essa aplicação abre também um mundo de possibilidades para experimentar e ver até onde é possível chegar!
Não é mais necessário formatar o PC pra ver o que o terminal Linux pode oferecer, talvez esse aplicativo sirva de porta de entrada para que usuários Windows venham conhecer o Linux, mas também pode afastar os desinformados que talvez achem que todo sistema operacional baseado em Linux seja somente um terminal super difícil e complicado.
Como esse aplicativo pode afetar o os outros sistemas operacionais,somente o futuro dirá!
Este artigo não seria possível sem as informações contidas neste link:
Como Instalar o Ubuntu Dentro do Windows 10 e Rodar Aplicações do Linux no Windows – Cleuber.com.br