Faço sites desde 1996 e conheci o PHPNuke antes do e107. Fiz alguns sites em PHPNuke e quando percebi que ficava preocupada demais com invasões hackers no banco de dados, parei um pouco de produzir com o CMS... Aí fui convidada a conhecer o e107 pelo
Rodrigo Vieira. Gostei demais! Achei mais fácil para mexer nos temas, que não deixam o site com cara de estar sempre dentro de tabelas (tudo quadradão, não!).
Trago aqui algumas observações comparando o e107 a outros CMSs, em análise de uma matéria da revista INFO:
Revista Info traz matéria de CMSs mas "esquece" o e107
A revista Info testou quatro CMSs (Joomla 1.0, Postnuke 0.7.62, Siteframe 3.2.2 e WCMS 1.1 RC 4) e acabou escolhendo o Joomla.
Qualquer um que teste todos esses CMSs descritos nas páginas 78 a 80 (Info nº 243, junho/2006) e conheça o e107 vai comprovar: o e107 é o melhor!
Tudo o que os outros dizem ter o e107 tem, e melhorado. Nossos "módulos" são os "plugins", fáceis de instalar, disponíveis no
e107coders.org. E nossos temas? Temos dois sites disponibilizando temas (
e107styles.org e
e107themes.org).
Talvez o repórter André Cardozo e toda a equipe do InfoLab não conheçam o e107... por isso "esqueceram"...
Pena que não testaram o e107, não é?
Vamos contar agora o que a revista destacou em cada CMS...
Joomla tem a melhor interface? Segundo a revista Info, o Joomla tem assistentes para instalação de novos temas, idiomas e módulos. O e107 também tem! O Joomla aceita arquivo ZIP para ser instalado, descompactando automaticamente na pasta de plugins e temas... O e107 também faz isso!
O Joomla tem uma interface semelhante à do Wordpad para publicações. O e107 também tem (editor HTML WYSIWYG)!
A revista ainda destaca o gerenciador de banners do Joomla, o gerenciador de enquetes e componentes para mp3 e calendário. O e107 tem tudo isso e muito mais! O gerenciador de banners do e107 permite, inclusive, que o cliente faça login e veja como andam os cliques nos seus anúncios.
Depois a Info traz um texto menor sobre o Postnuke, destacando o processo de registro de usuários, que permite "o envio de uma senha por e-mail. Na interface de administração, o webmaster tem acesso às informações de todas as pessoas cadastradas e pode dividí-las em grupos com níveis de acesso diferenciados", escreve o repórter na página 80.
Mas o e107 faz isso tudo! Inclusive, dá para usar o e107 para internet e intranet ao mesmo tempo! Basta classificar os usuários em grupos (classes) e fazer com que apenas a classe "funcionários", por exemplo, tenha acesso a downloads, notícias, conteúdos específicos.
A revista disse que o Siteframe é bom para intranet... Mas como já escrevemos acima, com o e107 dá para fazer internet e intranet num só banco de dados, gerenciando os conteúdos e o acesso a classes de usuários diferentes.
Um ponto negativo para o Siteframe, que a Info destaca, é que a versão 5.0 do CMS só funciona com a versão 5 do PHP.
Finalizando, a revista diz que o WCMS é o "gerenciador basicão", o mais simples e que não traz nenhum tema. Destaca também que esse CMS deixa a desejar e que fica restrito a publicação de textos. A tradução também peca, quando troca a expressão "default" (padrão) por "defeito".
Então... conclusões? e107 na cabeça!
Mesmo não tendo saído na revista Info, fico com o e107! Espero que um dia eles dêem uma viradinha na cabeça e olhem o e107 aqui do lado.
Adianto uma pauta: o e107 é o sistema com a comunidade brasileira que tem a melhor tradução do core e dos plugins!
Barbara Tostes
em: 11 de Junho de 2006