O que é LPI
A
LPI (Linux Professional Institute) é uma organização sem fins lucrativos, sediada nos EUA, Califórnia. Foi constituída em 1999 pela comunidade
Linux e, desde então, desenvolve um programa de certificação reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissionais de TI.
As provas do LPI são baseadas no LSB (Linux Standard Base), ou seja, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições.
Atualmente, é constituída de três níveis: LPIC1, LPIC2 e LPIC3.
Por que certificar-se
- Atestar conhecimentos: dessa forma, demostra que domina o assunto e atesta os seus conhecimentos.
- Melhores salários e oportunidades: é uma forma de você obter uma promoção ou ir atrás de novas oportunidades no mercado de trabalho.
- Atualização sobre as novas tecnologias: a certificação LPI está sempre evoluindo e sendo atualizado de acordo com as novas tecnologias do mercado.
- Destaque no momento de contratação: com certeza, seu curriculum irá se destacar no meio da multidão.
Os primeiros passos
- Definir onde quer chegar: traçar o caminho que você quer trilhar é muito importante. Você precisa ter um ponto de partida e olhar lá frente o que exatamente você espera com essa certificação.
- Ter muita força de vontade: se dedicar realmente à meta que foi colocada, reservar diariamente um horário para isso. Se desconectar das redes sociais, Netflix, celular, TV, futebol etc...
- Adquirir o LPI-ID: efetuar o cadastro no site da LPI para ter o LPI-ID, que seria o seu número de identificação.
- Marcar a prova: comprar o voucher com antecedência e já marcar a prova dentro do cronograma que foi imposto (sugiro marcar para 3 meses depois da compra).
Onde realizar a prova
A prova pode ser feita online por algum centro da Pearson VUE, geralmente temos polos da Pearson VUE nas capitais. Aqui em Santa Catarina, temos nas cidades de São José, Florianópolis, Blumenau e Joinville.
Uma outra opção para fazer a prova e escrita, geralmente em eventos que ocorrem no país, por exemplo da FISL, onde o candidato faz o exame e aguarda 30 dias para sair o resultado.
Lembrando que as provas escritas são somente para quem escolhe fazer as provas pela LPI, através da CompTIA não é possível fazer a prova escrita.
Como é a estrutura da prova
A certificação LPIC1 é divida em duas provas (LPIC-101, LPIC-102), no qual você precisa passar nas duas para obter a certificação.
Cada prova possuí aproximadamente 60 questões, sendo a grande maioria de múltipla escolha e outras dissertativas. É possível escolher o idioma da prova em português no qual, no momento da prova, logo ao lado temos as questões em inglês, para caso você tem dúvidas da tradução.
O tempo de duração de cada prova é de 90 minutos. O exame varia entre 200 e 800 pontos, você precisa obter a pontuação mínima de 500 pontos para passar na prova. A estrutura da prova é dividida em tópicos com uma determinada porcentagem. Com isso, não tem uma quantidade XY de questões certas para passar.
A prova é dividida a cerca dos tópicos abaixo:
Como estudar
Uma pergunta muito particular, que pode variar de cada pessoa a melhor maneira de estudar. Mas vou compartilhar o método que utilizei para obter a certificação.
É necessário que você tenha um cronograma de acordo com os tópicos que serão abordados e um material de apoio, digo isso, porque você estuda de acordo com os tópicos que serão cobrados pela prova e não perde tempo com itens que não serão abordados.
Eu, particularmente, segmentei as provas em dois ciclos. O primeiro ciclo em três meses para fazer a primeira prova e o segundo ciclo com mais três meses para realizar a segunda prova, total de 6 meses, no qual passei a estudar diariamente 1 hora. Nesse período utilizei o material de apoio do Bruno Odon (Vídeos Aulas).
Diariamente, registrava os principais pontos que havia estudado em um caderno, forçando a memorização e para complementar ainda mais, utilizei o APP Memrise. Para quem não conhece, a concepção do Memrise é baseada em neurociência, com técnicas para aumentar a memória. Inclusive foi considerado o melhor APP de 2017 para ajudar no aprendizado. Após o almoço, tinha o hábito de utilizar em torno de 30 minutos, caso você tenha interesse, no final do artigo estará na página Links.
Não decore os comandos e sim, entenda os contextos deles. Faça as seguintes perguntas: para que serve este comando? Como ele é usado? Quando ele é usado? Quais arquivos ele afeta?
Após obter estas respostas, testava o comando numa VM e fazia os simulados referentes aos tópicos aprendidos.
Inclusive, fazer simulados é uma etapa muito importante, serve para testar o conhecimento em cima do tema abordado e já tem como uma breve preparação para o dia da prova. É importante que você tenha um aproveitamento acima de 80% para fazer a prova com uma certa segurança.
Também na página Links, você terá acesso a vários simulados separado por provas e tópicos, que foram feitos pelo também meu amigo Marcus Vinícius.
Dica!
Realize as provas através da CompTIA, no qual você deve escolher as provas LX-103 e LX-104, que cobra os mesmos tópicos da LPI. A vantagem é que você poderá obter duas certificações realizando duas provas. Diferente se você fosse fazer cada certificação por vez, no qual estaria sendo submetido a avaliação de quatro provas.
Para que a LPI receba o resultado das provas, basta apenas no momento do cadastro da CompTIA, informar que você deseja compartilhar as informações com a LPI, fácil assim.
Em Links abaixo, tem disponível uma pesquisa da MATZA, utilize o código promocional, JALPIC2017. Você irá obter um ótimo desconto optando pelo pagamento à vista. Se você precisar parcelar, também é possível. Então, agora não tem mais desculpas para você não certificar-se.
Links
Considerações finais
"LPI é a maior certificação Mundial em Linux."
Jon Maddog Hall
A certificação LPI está entre as 10 mais procuradas do mundo.
Você está obtendo uma certificação internacional que vale em qualquer lugar do mundo.
É importante ressaltar, sempre, que certificação não garante o sucesso de ninguém, mas ela com certeza é uma grande entrada no mercado.
Então, certifique-se!