Onde obter os arquivos de instalação do PSSAV
Para simulação do escalonamento abordado nesse artigo, foi utilizado o simulador PSSAV, encontrado no repositório do code.google.com e acessível pelo link:
A versão utilizada pode ser encontrada na seção download do endereço anteriormente informado. Para as simulações foi utilizado a versão 201007282301 para
GNU/Linux. O PSSAV é um aplicativo que fornece um processo de simulação de escalonamento no nível da UCP.
Atualmente, o projeto contempla os seguintes recursos:
- Animação os processos executados e na fila de espera;
- Demonstração e comparativos de diferentes algoritmos de escalonamento;
- Configurações personalizadas de processo;
- Simulação de mais de um algoritmo considerando um conjunto de processos;
- Os dados de saída são representados em forma de tabelas e gráficos;
- Suporte aos algoritmos FCFS, SJF (preemptivo e não-preemptivo), PP e Round-Robin.
Instalação do PSSAV
O presente artigo não compreende os passos necessários para a instalação do sistema operacional onde será instalado o ambiente de simulação, tornando o estimado leitor livre para executar o ambiente em diferentes sistemas operacionais de acordo com as próprias preferências.
Para execução do ambiente de simulação, o usuário deve possuir a JRE previamente instalada e configurada, de acordo com o ambiente de execução. Aqueles que estão acostumados com o desenvolvimento de aplicativos utilizando o
NetBeans, encontrarão uma grande familiaridade com o ambiente de simulação.
Utilizo a distribuição
Fedora como SO principal. Então, para realizar a instalação, foi necessário apenas baixar o script de instalação na página do projeto e atribuir o direito de execução ao arquivo:
chmod u+x pssav-linux.sh
# sh pssav-linux.sh
Se tudo correr bem o assistente de instalação do PSSAV entrará em execução, podendo ser mantidas as definições sugeridas e pressionando "Next" para concluir a instalação. Após concluída essa etapa, basta digitar o comando
pssav em uma shell interativa e o programa logo entra em execução.
Simulação do PSSAV
Com o ambiente de simulação em execução, deve-se primeiramente configurar os tempos de chegada e execução de cada processo. Para isso, na janela "Scenario Explorer" deve-se fazer um arranjo, tal como exibido na Figura 1:
Para simplificar os passos necessários, optei por descrever o algoritmo de escalonamento Shortest Remaining Time (SRT). Para tal, deve-se executar os seguintes passos:
- Na janela "Scenario Explorer", selecionar o algoritmo "Preemptive Shortest-Jog-First Scheduler" na categoria "Schedulers";
- Na guia que se abre, clicar no botão "Play" para reprodução comportamental do algoritmo.
Conclusão
Espero, com este artigo, ter exposto as características dos principais algoritmos de escalonamento juntamente com as funcionalidades do PSSAV.
Mais do que isso, ter sido capaz de enriquecer a compreensão dos alunos de cursos introdutórios de sistemas operacionais, que sofrem com a ineficiência e ausência de funcionalidades de outras ferramentas de simulação mais "badaladas".
Como adendo, é possível percebem a riqueza da ferramenta de simulação quando utilizado no modo comparativo com outros algoritmos de escalonamentos. Assim, o aluno terá uma percepção geral dos vários algoritmos simultaneamente, enquanto que o instrutor pode reservar-se a descrever as características de cada algoritmo na obtenção de um resultado em especial.
Um comparativo entre algoritmos, pode ser visualizador nas figuras a seguir:
Bom, espero ter contribuído.
Abraços.