Não faça mais aquela cara de "meu Deus, que é isso!?" enquanto conversa com nerds. Conheça quem são as celebridades do mundo do software Livre e de quebra confira meu "pequeno dicionário para sobrevivência nerd" e a lista dos smiles mais usados na internet.
Todos que um dia já tiveram a oportunidade de se "encavernar"
pela tecnologia, já se depararam com algum técnico ou nerd
utilizando um vocabulário totalmente incompreensível!!! Para
isso temos várias documentações na Internet, como é o caso
do Jargon File, criado pelo Eric Raymond. Na verdade, o
Jargon File é um glossário com palavras do mundinho "hacker"
(hacker no sentido correto da palavra)!
Decidi fazer o meu "Mini-Micro-Jargon File" também, com as
palavras que os nerds brasileiros utilizam para se comunicar
na internet, nos botecos, nas faculdades e etc!!! haha... Vamos
lá! Observe que a maioria são escritos como fonemas!
Algo que está no comando geral! Exemplo: "Slackware Ownz!" Ver. Ownar
lammer
Tipo de ser humano odioso, baitola, imbecil, otário que acha que entende algo de informática e passa horas no quarto usando exploits prontos "for Windows" pegos no "Astalavista.Com" para "hackear" computadores alheios!
Ownar
Palavra utilizada quando um "lammer" consegue se "instalar definitivamente" dentro de alguma máquina na rede. Exemplo: "Ele vai OwNaR você!"
Away
Quando alguém está "Ausente" em algum chat na rede! Exemplo: "Ele está Away!"
n00b
Marinheiro de primeira viagem em algum assunto! Derivado de n00bie.
n00bie
Palavra derivada de "Newbie" para classificar alguém totalmente leigo em algum assunto especialmente de informática. Exemplo: "Eu ainda sou n00bie!"
Guru
Algum cara que entende muito de algum assunto e tem capacidade de criar projetos ou software gigantes e de grande inteligência! Exemplo: "Mitnick é um Guru!"
Admin
Administrador. Exemplo: "Ele é o admin daquele servidor!"
yep
Sinônimo de "sim", positivismo! Exemplo: "Usa Slackware? yep!"
nops
Sinônimo de "não", negativismo! Exemplo: "Usa Slackware? nops!"
nerds
Espécie de ser humano que fica trancado no quarto durante a adolescência aprendendo sobre informática. Geralmente não sabe o que é mulher. Se alimentam de comida pouco saudável ou na maioria das vezes são vegetarianos ou têm algum tipo de política de alimentação bem complexa! Em 90% dos casos usam óculos, não são agressivos e aceitam levar cascudo sem falar nada! Se vestem de forma característica (blusa pólo, calça jeans e tênis estilo ortopédico). Não tente dizer que PI é igual a 3.14 a um nerd ou se surpreenderá com o que vai ouvir!
expert
Ver. "Guru".
Windows-User
Usuário de computador que na grande maioria só sabe mexer no Word e no Excel, ainda assim, sempre ligam para algum suporte técnico para saber como alinhar o texto a direita. Enquanto em uma empresa, ligam para o CPD desesperados atrás do Guru de informática para consertar a formatação ou recuperar algum texto perdido por um travamento. Dizem que Windows é o melhor e que Bill Gates é o inventor dos computadores. Se usam Linux, dizem que é bonito, mas logo estão reclamando coisas como "onde está o Painel de Controle"! Quando o Windows-User é um administrador de rede, usa ip fixo em suas grandes redes, Windows 2000 nos servidores com algum counter-strike instalado, navegam só com Internet Explorer e se sentem seguros porque usam Norton antivírus e Spybot, são totalmente anti-software livre, mas em grande parte dos casos se negam a pagar pelo próprio sistema que usam.
hacker
1. Pessoa com capacidade e conhecimento em entender, melhorar ou sugerir mudanças em algum código-fonte de software. 2. Significado popular: pessoa que invade computadores. Exemplo: "Ele vai hackear o kernel! Ele é um hacker".
cracker
Pessoas que utilizam ferramentas de informática para algum fim lucrativo ou para aquisição de informações confidenciais. Geralmente fazem brincadeiras de mal gosto e sabem bastante sobre a "arte de enganar"!
phreaker
Pessoa que explora falhas em sistemas de telefonia ou de comunicação em geral! Exemplo: "Aqueles que conseguem ligar de graça no telefone com um apito de plástico, um palito de fósforo e uma bala de caramelo!"
FreaX
Primeiro nome do atual Linux.
BSD
Sistema operacional baseado em Unix.
HURD
Sistema operacional, substituto do Unix criado pela GNU.
UNIX
Sistema operacional criado na década de 60.
kernel
Núcleo de um sistema operacional que gerencia recursos do
sistema e repassa as informações do usuário para o hardware.
Mantenedor
Alguém que é responsável por manter algo em desenvolvimento!
Bom galera, isso aí em cima não são nem 1/1000 das palavras legais que
existem no nosso mundinho! Quem tiver sugestões é só mandar nos
comentários do artigo.
[1] Comentário enviado por fabio em 23/02/2005 - 00:30h
Fala Hiram, ótimo artigo, leitura bem discontraída.
Bom, tenho duas observações a fazer:
1. Você botou minha foto na parte de celebridades pra fazer lobby pra ver se seu artigo era aprovado. Tudo bem, vou fingir que não sei disso :)
2. APELO AOS MEMBROS: Nunca usem palavras do dicionário de nerds em seus artigos e dicas. Procuro trazer aos leitores sempre textos com a maior formalidade e qualidade possível, porém tem uma galerinha que adora usar "pq, r0x, s0x, koe, dae, jah, bla, daki, deka, etc". Todas essas gafes de redação são corrigidas manualmente, com isso o processo de publicação tende a ficar cada vez mais lento. Hoje em dia já estou começando a reprovar os artigos e dicas de membros reincidentes, ou seja, aqueles que insistem em tratar mal a língua portuguesa.
Não há necessidade de ser bom de português, mas com um mínimo de esforço pode-se melhorar e muito a qualidade de seu texto:
* Acentuar as palavras;
* Passar um corretor ortográfico no texto (aspell ou ispell);
* Evitar gírias e termos nerds.
[7] Comentário enviado por Bentux em 23/02/2005 - 10:15h
Artigo muito bom mesmo!!! Concordo com o nosso amigo slex em sugerir para um próximo artigo incluir a personalidade Miguel Icasa...
Mais uma vez parabéns!!!
[11] Comentário enviado por removido em 23/02/2005 - 11:36h
Aew galera que bom que vocês gostaram do artigo!!!
Fabio: ae... tah me xamando de puxa-saco é? hahaha!!! Quer dizer que se eu num colocasse sua foto num seria publicado neh... num sabia que o artigo tava tão ruim!!! ahhaha zuera []s
Megatronico: Aewww fi!! COlé... vou aparecer no #GnuLinux, é que eu perdi meu nick... melhor esqueci a senha... mas apareço por lah em breve...!!! []s
Sim sim galera, o japinha merecia estar aqui sim... e podem ter certeza que vai estar num futuro artigo "Parte II"... Como eu disse no final.. aqui não são todos.. são só os que eu lembrei!!!
Mandem mais sugestões ae...!!! No meu ver coisas como Viva O Linux, Br-Linux, Goblinx e projetos do gênero merecem os holofortes.. e não necessariamente só projetos que tenham aparecido na "rede globo"...
[13] Comentário enviado por Czuber em 23/02/2005 - 11:53h
Pra quem é "Debiano" como eu sentiu falta do nome do fundador do Debian (versão mais pura do Linux ;P - fiz a propaganda?!?!?) aí no meio das Celebridades rs...
O nosso amigo Ian Murdock! Pra os curiosos o nome Debian surgiu da junção dos nomes 'Debra' (sua esposa) e 'Ian'
Gostei do artigo... É legal conhecer as figuras que nos proporcionam SW livre
[]s
André
[15] Comentário enviado por komodo em 24/02/2005 - 08:27h
Muito bom artigo. Os nomes que sugiro para a parte II são:
Gleydson Mazzioli (Guia Foca e outras traduções
Rubens Queiroz (Dicas-l)
Alfredo Kojima (WindowMaker)
Gustavo Noronha (Projeto de software livre no governo)
Hugo Cisneiros (Manual do Linux e outros artigos)
Pessoal do portal CIPSGA
e aí vai...
[16] Comentário enviado por edersg em 24/02/2005 - 09:31h
Muito bom dia a todos os participantes do portal Viva o Linux!
Hiram, meus parabéns pelo artigo. A lista de celebridades está bem vasta. Também concordo com o Czuber que o nome de Ian Murdock poderia estar na lista de celebridades, visto que o mesmo iniciou a distribuição Debian GNU/Linux.
Outros nomes que considero muito:
* Arnaldo Carvalho de Melo (Conectiva)
* Aurelio Marinho Jargas (Conectiva)
* Júlio Cesar Neves (autor de um excelente livro sobre programação em shell)
* Gustavo Noronha (um dos desenvolvedores brasileiros da distribuição Debian GNU/Linux)
[17] Comentário enviado por xkateka em 24/02/2005 - 10:56h
O texto está cheio de equívocos, erros, preconceitos e pressuposições tolas. Por exemplo, "lamer" é com um "m" só: vem da palavra "lame" do inglês, que se pronuncia "lêime". "lamer" é pronunciado como "lêimer". Se fosse escrito como "lammer" seria pronunciado de outra forma. Outra: HURD não é um sistema operacional substituto do GNU; pelo contrário, é o kernel (baseado no microkernel mach) oficial do sistema GNU.
Eu classificaria o texto como medíocre ("na média"). O autor precisa deixar de ser crianção e ser mais profissional.
[22] Comentário enviado por davidsonpaulo em 26/02/2005 - 11:30h
Muito loco o Patrick... ahahha! Faltou dizer que outra de suas grandes ocupações é a produção de cerveja (não sei se comercialmente... de repente ele bebe tudo... ahahah).
Realmente muito show o artigo, é bom para desvincular temporariamente dos assuntos técnicos que fazem com que estejamos sempre no processo de nerdização (puts, essa doeu)...
Abraços!
[25] Comentário enviado por removido em 06/03/2005 - 11:01h
Artigo muito bom, principalmente pelas "Celebridades"!
Você esqueceu do underground "1337", que significa "elite" (eleet, leet, l=1 e=3 t=7, fica 1337) :).
[31] Comentário enviado por Angel info em 09/06/2009 - 02:22h
boa cara eu só conhecia o Linus e o dicionario muito bom mesmo se bem que alguns ja sabia poeque tinha visto numa revista mas tinha uns que nunca tinha ouvido falar, porem continuo noob ainda X)
[33] Comentário enviado por sacioz em 02/08/2012 - 12:48h
Otimo artigo , bem explicado e a paulada do Berbert tambem foi bem aplicada . Houveram varias sugestões , e gostaria de adicionar um e por tabela outros varios . Procure ler o livro de Clifford Stoll e terá uma boa ideia como as coisas foram feitas no inicio .
Valeu !