O
Linux é um sistema muito conhecido pela sua liberdade aos usuários, além de sua grande estabilidade, sendo que, suas distribuições, ficam cada vez mais amigáveis aos novos usuários, ou aos da velha guarda. O Linux Mint é uma das distribuições mais populares do Linux atualmente, recebendo sempre novas atualizações.
A nova versão estável,
Linux Mint 20 Ulyana, possui uma mudança na sua base, sendo criada sobre a nova LTS do
Ubuntu, a 20.04, contando com o kernel atual na versão 5.4, que possui uma funcionalidade de lockdown, suporte para hardwares mais atuais da AMD e da Nvidia, além de suporte nativo para diversos periféricos, como os receptores de mouse e teclados sem fio da Logitech.
Uma mudança visual interessante que os usuários deverão observar no Linux Mint 20 Ulyana é que passou a contar com algumas novas opções de cores, para a sua interface padrão, o tornando mais personalizável. Essas novas cores, já estão até mesmo em destaque na tela de boas-vindas do sistema, apesar de poderem ser modificadas posteriormente.
Para os usuários que possuem placas híbridas, a interface
Cinnamon conta com várias melhorias que serão apreciadas. A ferramenta utilizada para iniciar um software, com uma placa de vídeo específica, agora funciona com os drivers proprietários, sendo que, antigamente, esta função estava disponível apenas com o driver Nouveau.
Uma ferramenta nova que pode se mostrar bastante útil, é denominada
Warpinator. O programa em questão se trata de uma reimplementação do antigo Giver, que deve facilitar bastante o compartilhamento de arquivos em redes, contando com uma criptografia para garantir uma transferência mais segura.
Outras novidades em destaque do Linux Mint 20 Ulyana são:
- Suporte para escala fracionada;
- Melhorias de desempenho no gerenciador de arquivos Nemo;
- Possibilidade de alterar a taxa de atualização do monitor;
- Suporte para monitores múltiplos melhorado;
- Nova coleção de papéis de parede;
- Fim das imagens dedicadas para sistemas 32 bits.
Fim do suporte ao snapd
A partir desta versão Linux Mint 20 Ulyana, não será possível adicionar o suporte para snap através do comando "apt install snapd". Esta novidade desagrada diversos usuários desta distribuição, mas o líder do projeto,
Clement Lefebvre, posicionou o principal motivo para esta inciativa é que alguns pacotes estão vazios, e supostamente, mascarados para forçar a instalação do snap sem uma indicação clara. Um caso clássico que pode ser utilizado como exemplo, é o Chromium. A Canonical está aberta para o diálogo com a equipe do Linux Mint, porém, até o momento não houve nenhuma novidade neste caso.
Caso você comece a utilizar o Linux Mint 20 Ulyana e queira poder voltar a usar o Snap, abra o terminal e execute o seguinte comando:
sudo rm /etc/apt/preferences.d/nosnap.pref
Para realizar o download desta nova versão, acesse o site oficial da distribuição, na sua página de downloads:
Compartilhe conosco suas impressões do Linux Mint 20 Ulyana!