Projeto OLPC - O famoso laptop de $100

No artigo deste mês vou falar sobre o polêmico e aguardado laptop de $100, o que é o projeto, qual sua relação com o Brasil, dúvidas frequentes sobre o projeto OLPC, os componentes de software do projeto, especificações de hardware, screenshots do sistema Linux em funcionamento nos laptops, fotos do lançamento do modelo B1 e meu comentário pessoal sobre este projeto e sua relação com o mundo do software livre, em especial sua relação para com o futuro do Linux.

[ Hits: 38.274 ]

Por: Matheus Santana Lima em 10/01/2007


OLPC no Brasil



Em junho de 2005, Nicholas Negroponte, Seymour Papert e Mary Lou Jepsen vem ao Brasil, e expõe a idéia ao Presidente. Com grande entusiasmo ele se interessa pela idéia e cria um Comitê Gestor para discutir e avaliar o projeto.

No FISL de 2005, Walter Bender e David Cavallo falam em palestra a relação do Media Lab. e da OLPC com o software livre. Desde então o Comitê Gestor estuda e analisa meios de melhorar o projeto em âmbito nacional.

Em novembro, Kofi Annan, secretário-geral da ONU, e Negroponte apresentam o protótipo do laptop em Tunis, capital da Tunísia.

Já em 2006, Negroponte traz o segundo protótipo e confirma a parceria com o Brasil no projeto. Já em Abril, no FISL 7.0, Jim Gettys anuncia em sua palestra a utilização do sistema operacional Linux, e que os testes já haviam começado, e começado com sucesso em testes nos laboratórios da Quanta Computers.

No mês de Maio, os países participantes do projeto, se reúnem nos escritórios da OLPC em dois dias de reunião, aonde é apresentando finalmente o protótipo funcional do laptop.

Em Julho o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem reuniões em que estudaram e analisaram meios de usar a Tecnologia da Informação no ensino e a adaptação do projeto OLPC com a realidade nacional. Dentre os participantes da reunião temos Centro de Pesquisas Renato Archer, Fundação CERTI, e o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP.

Em 24 de novembro, na base aérea de Cumbica, São Paulo, o presidente Lula recebe de Nicholas Negroponte um protótipo funcional do laptop de $100, agora batizado de B1, tendo sido o primeiro chefe de Estado a receber o computador, graças à grande participação, interesse e comprometimento do Brasil com o projeto. No encontro Negroponte anuncia que o Brasil vai fabricar os servidores usados no projeto para o mundo todo.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. O Que é o Projeto OLPC (One Leptop per Child)?
   2. OLPC no Brasil
   3. Dúvidas e questionamentos sobre o OLPC
   4. Componentes de software
   5. Fotos do laptop B1
   6. Conclusão
Outros artigos deste autor

Conheçendo o sistema operacional GNU/Fiwix

Análise do Mandriva Free 2006 - Conhecendo melhor o sistema

Rodando aplicações nativas de Windows em Linux pela Web

Análise do Seamonkey - A evolução da espécie

Childsplay - Suite completa de jogos para a educação infantil

Leitura recomendada

SliTaz: Mini-review desta mini-distribuição Linux

Centralizando logs com Promtail + Loki + Grafana

Servidor Jabber com LDAP

Instalação da Suíte BrOffice 2.4.x em sistemas Mandriva Linux

Criação de DVDs com o videotrans

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nissieloin em 10/01/2007 - 10:25h

Achei bastante explicativo.

A primeira coisa que desejo é que o tenhamos educadores eficientes. Trabalho na matriz de uma rede de escolas de informática, e tem sido dificil encontrar pessoas competentes para lecionar. Uns tem teoria e pratica técnica e nenhuma didática, outros o contrário.

Aqui em MG, as superintendencias de ensino fizeram um suposto treinamento com professores da rede publica para que os mesmos pudessem lecionar e/ou utilizar linux para ensino.

Contudo o foco deste treinamento foram comandos nunca utilizados nem por adm de sistemas complexos linux, bem como editoração eletrônica de documentos utilizando o pico.

Achei o cúmulo do absurdo. Parece que as pessoas que fazem os planos de ensino e conteúdos querem denegrir a imagem do linux.

+++++++

Fique satisfeito de ver que o B1 é extremamente simples e funcional, sendo, aparentemente, bem mais fácil de utilizar que qualquer windows.

Tomara que esta moda pegue.

Um abraço e fiquem com Deus.

[2] Comentário enviado por hakaguramercado em 10/01/2007 - 12:13h

cralho meu!!! muito bom viu esse seu artigo. Mais uma coisa q vc naw flw , esse B1 vai ser vendido só pra instituições governamentais?

[3] Comentário enviado por Librarian em 10/01/2007 - 17:58h

Se tivesse prestado mais atenção ao artigo, já estava respondido. Mas, mesmo assim, lá vai a resposta:

O Governo Federal vai comprar os "computadores" para serem distribuídos entre algumas poucas felizardas escolas públicas.

[4] Comentário enviado por fchevitarese em 11/01/2007 - 08:30h

Legal!
Espero que seja de boa serventia para todos, que ajude na inclusão digital e mais, que ajude a criar mais usuários e desenvolvedores para nossa linux, que possa também tirar a viseira das pessoas que só usam M$$$

Vlw!

[5] Comentário enviado por andersonjackson em 11/01/2007 - 09:56h

Librarian, vai ser vendido sim:

http://br-linux.org/linux/voce-podera-comprar-por-us300-o-seu-laptop-de-us100

[6] Comentário enviado por flipe em 11/01/2007 - 11:40h

muito bom o texto, aborada bem o tema!

[7] Comentário enviado por auditor em 12/01/2007 - 14:24h

so qro saber c ele vem com wifi...c vier ja da pra brincar de wardrive hehehe =)

[8] Comentário enviado por librarian em 12/01/2007 - 19:24h

andersonjackson, li o sítio indicado. E um comentário muito interessante, por non, entitulado "mentira", logo em seguida: de acordo com o sítio http://www.tuxmachines.org/node/12504, "The organisation working on a low-cost laptop for developing-world education has rushed to deny speculation that the machines may become generally available to the public, following news reports earlier this week."

O comentário seguinte, por Augusto Campos, diz que "mentira não é bem a palavra". Então eu digo algo e meu superior me desmente, eu não menti? E até onde eu tenha lido, o moço da OLPC não disse que "é provável que no futuro o façam". Portanto, não acredito que o XO seja vendido ao usuário final. Não mesmo.

[9] Comentário enviado por hakaguramercado em 12/01/2007 - 21:14h

um artigo glorioso!!! mas esse Librarian, além de naw saber ler, escrever e deve ser um nube em linux vem me responder uma pergunta dessa; mas como sempre existe os verdadeiros (como nós) : andersonjackson valeu meu irmão!!!!!

[10] Comentário enviado por removido em 13/01/2007 - 00:42h

cara, o artigo está bom, uma iniciativa boa já que o OLPC pode ser uma grande sacada pro LINUX atualmente, que tal entao vc fazer um artigo ensinando a usar o OLPC ??


que tal um artigo que ensine a emular a imagem no QEMU por exemplo, já tentei mas nao consegui... =/

[11] Comentário enviado por matheusslima em 13/01/2007 - 22:33h

leo, me fale o problema


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts