Qual distro escolher

Certo dia lá está você em um sofá sentado, sem nada pra fazer no momento, quando do nada vem na cabeça... vou instalar o Linux. Até aí tudo que você sabe, ou imagina sobre o "sistema" do pinguim, se baseia no "bendito" Linux Educacional da sua escola.

[ Hits: 7.727 ]

Por: Lucas Moraes em 10/08/2017 | Blog: https://github.com/lucasdemoraesc


Qual Distro Escolher: Ubuntu vs Mint vs Deepin



Só para esclarecer algumas coisas antes de começar:

Linux: provavelmente você já ouviu falar e muito no Sistema Operacional Linux, certo?

Errado. Linux, não é, e nem nunca foi um sistema operacional, e sim um "Kernel" ou "Cerne".

Mas então, o que é Kernel afinal?

Em termos, Kernel pode ser entendido simplesmente como a parte mais profunda do sistema. Desenvolvido totalmente a parte do sistema, o Kernel é responsável por fazer intermédio quase que direto entre, os softwares do sistema, e o hardware de sua máquina.

Se quiser saber mais: O que é Linux

Os sistemas operacionais baseados em Linux são produzidos cada um com um foco, ou seja, para um perfil de usuário específico. Por exemplo: se você busca uma distro voltada para jogos: SteamOS. Se você quer uma distro para escritório ou empresas: Red Hat Enterprise Linux.

No geral a lógica parece simples, mas não é. Principalmente se você possui um perfil iniciante, e quer uma distro para uso doméstico, como estudo, trabalho, passatempo. Não que faltem opções para este tipo de perfil, justamente o contrário, há muitas, o que acaba tornando a escolha meio difícil.

Agora sim. Dúvidas e curiosidades esclarecidas?

Então mãos a obra...

Ubuntu

Uma das distros mais usadas no mundo, isso pode ser explicado talvez pelo fato de não ser desenvolvida com um único foco, agradando diferentes tipos de usuários, desde os iniciantes até alguns avançados. O Ubuntu, assim como a maioria das distros, é criada sobre uma ideia, filosofia ou regra, que neste caso é:

"esse software deve estar disponível gratuitamente, que as ferramentas de software devem ser utilizadas por pessoas em seu idioma local e, apesar de qualquer deficiência, e que as pessoas tenham a liberdade de personalizar e Altere seus softwares de qualquer maneira que acharem conveniente."
Sendo assim no Ubuntu se encontra tudo que há de melhor no quesito software no mundo Linux, é um sistema muito simples de se usar, uma vez que possui uma das maiores comunidades espalhada por toda a internet, pronta para lhe dar suporte para literalmente qualquer coisa, sem falar de sua interface, o Unity, desenvolvido pela própria canonical, especialmente para o Ubuntu, sua principal característica talvez seja o seu amado por uns e ao mesmo tempo odiado por outros...

O lançador, que é como a barra de ferramentas do Windows, porém tem forma de coluna e fica na parte esquerda da tela criando um design bem original do sistema.

Estabilidade e segurança também podem ser sinônimos de Ubuntu, pois como é baseada em Debian Stable a distro é simplesmente muito estável, uma vez que a versão stable do Debian é incansavelmente testada.

Então se você quer se jogar de vez no Linux, e esquecer do Windows, talvez seja uma boa tentar o Ubuntu, com seu design original, estabilidade e segurança.

OBS.: como dito, atualmente a interface gráfica do Ubuntu é o Unity nas versões 17.04 e anteriores, porém, já na versão 17.10 com lançamento previsto para outubro deste ano, o Unity será substituído pelo Gnome.

Screenshots:
Link para download e mais informações: https://www.ubuntu.com/download/desktop

Linux Mint

O Mint é uma distro baseada em Ubuntu. O que a torna muito estável e segura. Mas seu destaque nem de longe são estes, e sim seu design, possibilidades de personalização e facilidade. O Mint é um sistema onde você pode fazer praticamente o que quiser com ele, mover a barra de ferramentas pra cima, pro lado, pro outro, adicionar temas e gadgets facilmente, e muito mais.

Atualmente está disponível oficialmente em quatro diferentes interfaces: Cinnamon - a padrão do sistema, bela e leve. Mate - a com mais possibilidades de personalização e estável. KDE - a mais bonita (sem dúvidas). E em Xfce que é uma distro bem leve mas ao mesmo tempo bonita.

Muitos afirmam que o sistema Mint do pinguim é parecido com o Windows da Microsoft, esteticamente falando, porém na minha opinião, é meio injusto colocar os dois sistemas em comparação lado a lado. Por que claramente o Mint é muito mais bonito, quase que humilha o Windows.

Na parte de usabilidade, não tem segredo nenhum, é só instalar e curtir. Todos os plugins e codecs necessários já vem instalados. O que torna o sistema muito bom para iniciantes.

Atualmente sua versão mais recente é a 18.02.

Screenshots:
Link para download e mais informações: https://www.linuxmint.com/download.php

Deepin

Bem... vamos lá! O Deepin, distro chinesa, bem recente, está conquistando seu espaço agora, por isso ainda não possui uma comunidade ainda muito grande (o fato de ser da China também ajuda, embora ache isso uma besteira). Surgiu em 2003 ainda com o nome de Hiwix, e só a partir de 2009 passou a se chamar Deepin.

Muitos reclamam deste sistema dizendo ser cheio de bugs e erros talvez pelo fato de ser baseado em Debian unstable. Bom, não deixa de ser verdade, MAS... vamos falar no que há de bom no Deepin, que é sua interface e (...) não. É só a interface mesmo.

Nos últimos anos foi criada a DDE (Deepin Desktop Environment), uma interface gráfica feita sobre medida para o sistema, é quase um misto do que há de melhor no Windows com o que há de melhor no Mac OS X, dando ao usuário enormes oportunidades de customização.

Para completar, vejo que o número de usuários do Deepin vem crescendo bastante, e que a fabricante realmente está se empenhando em entregar um sistema cada vez mais belo, simples e estável.

Screenshots:
Link para download e mais informações: https://www.deepin.org/en/

Estas são as melhores distros para se começar no Linux. Mas tenha em mente, que quando digo começar não quer dizer que você precise instalar um sistema, usar, e quando adquirir um pouco de conhecimento mudar para outro. Não. Começar deve ser interpretado como uma maneira de se adaptar a forma como as coisas funcionam no Linux. Isso não quer dizer que seja necessário ficar pingando de uma distro pra outra.

Extras

  • Estabilidade e segurança 100% >> Debian Stable
  • Simplicidade e facilidade >> Elementary OS
  • O sistema dos hackers >> Kali Linux
  • Jogos >> Steam OS
  • Produção e gerenciamento multimídia >> Ubuntu Studio

LMC

Se você vê alguém se afogando e sabe nadar, você tem o dever moral de salvá-lo, a menos que um deles seja o George Bush ou Aznar. (Richard M. Stallman)
   

Páginas do artigo
   1. Qual Distro Escolher: Ubuntu vs Mint vs Deepin
Outros artigos deste autor

Conky: Manual traduzido pt-BR

Introdução ao Ubuntu - Instalação de programas e outras dicas

Leitura recomendada

Tipos de permissões especiais GNU/Linux

Particionamento de disco com o openSUSE

Trabalhando com coringas, filtros e expressões regulares no shell

Fedora: 5 passos essenciais

Leve introdução às linguagens de programação

  
Comentários
[1] Comentário enviado por headbrother em 12/08/2017 - 13:13h

Sem dúvida o Deepin é o mais fácil, pois sua loja de Apps, facilita já está tudo lá que um usuário vindo do Windows irá precisar é ainda tem o CroosOver para emular aplicativo Windows com muita facilidade.
O Mint é um diferencial em relação ao Ubuntu embora seja baseado em parte no mesmo.

[2] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 13/08/2017 - 23:01h

Talvez futuramente o Deepin se torne uma excelente distro.
Porém por hora temos que nos contentar com alguns bugs, problemas com wi-fi, problemas no GRUB e no dual-boot com o windows.
Alias esse problema de dual-boot aí já me fez formatar o HD duas vezes (Atualmente uso Ubuntu), acontece que depois de instalar o sistema corretamente e iniciar o Deepin, tá tudo bem... desligo e inicio ele de novo, configuro tudo numa boa.
Só que se eu iniciar o windows uma vez se quer, não consigo mais iniciar o Deepin, parece que ele esquece onde fica a partição raiz e não dá boot de jeito nenhum.

Tem como corrigir isso. Mas...
Não vale a pena ficar louco de problema


LMC

[3] Comentário enviado por draggom em 14/08/2017 - 07:38h


draggomlesa: Seu artigo é bom, uma pena que ele é focado especificamente para falar do ubuntu e mint e deepin, temos outras opções para usuários iniciantes, como por exemplo: debian, fedora ou até o antergos, já se for um usuário mais avançado, temos: arch linux, slackware ou gentoo, temos muitas opções no mundo linux, o meu conselho é ir para um projeto mais consolidado, que esta a mais de 30 anos no mundo gnu/linux, projetos novos necessitam de mais amadurecimento para ser usado como distro principal, tem que ser um sistema estável e que te de bastante segurança, com uma comunidade muito ativa, no geral parabéns por seu artigo.

[4] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 14/08/2017 - 17:09h

Obrigado pela observação draggom.
É exatamente como você disse existem muitas opções, no mundo Linux, tem pra todos os tipos e gostos de usuários.
Só que não podemos negar uma coisa... que estás três concerteza são as mais populares e "simples" para usuários novatos.

Mas claro, que isso não é uma regra, dependendo do usuário mesmo sendo iniciante ele pode querer tentar algo como o arch. Não é?


Fica a critério de quem for instalar, pesquise, teste, se não gostar não tem problema, Linux é assim, você não usa uma distribuição só pra vida toda, embora mais cedo ou mais tarde vá enjoar de testar e procurar uma que te satisfaça de vez.

Fica aqui algumas também bem populares:
https://www.debian.org/index.pt.html
https://getfedora.org/pt_BR/
https://pt.opensuse.org/Página_Principal
https://manjaro.org
http://www.zorin-os.com/
http://elementary.io/

___________________________________________________________
"Uma pessoa que nunca cometeu um erro... Nunca tentou nada novo."
[Albert Einstein]
___________________________________________________________


[b]LMC [/b]

[5] Comentário enviado por lcavalheiro em 23/08/2017 - 18:30h


[3] Comentário enviado por draggom em 14/08/2017 - 07:38h


draggomlesa: Seu artigo é bom, uma pena que ele é focado especificamente para falar do ubuntu e mint e deepin, temos outras opções para usuários iniciantes, como por exemplo: debian, fedora ou até o antergos, já se for um usuário mais avançado, temos: arch linux, slackware ou gentoo, temos muitas opções no mundo linux, o meu conselho é ir para um projeto mais consolidado, que esta a mais de 30 anos no mundo gnu/linux, projetos novos necessitam de mais amadurecimento para ser usado como distro principal, tem que ser um sistema estável e que te de bastante segurança, com uma comunidade muito ativa, no geral parabéns por seu artigo.


Pequena correção, amigo: a distro mais antiga ainda em atividade é o Slackware, com 23 anos de uso. Portanto, usar um material de 30 anos atrás é usar algo que já foi descontinuado há tempos. Tirando isso, concordo em gênero, número e grau.

[6] Comentário enviado por pekman em 24/08/2017 - 04:21h

Qual distro escolher?
================

Segue uma lista para a sua escolha: https://www.gnu.org/distros/free-distros.html

[7] Comentário enviado por guts em 24/08/2017 - 15:06h

Por isso que eu acho que a pessoa tem que escolher apenas ALGUMAS distros para testar. Só estas está de bom tamanho:

http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/12.10/gldt1210.png


[8] Comentário enviado por removido em 26/08/2017 - 16:21h

Estabilidade e segurança 100% >> Debian Stable

O Debian já não é mais tão estável desde o 6-7, agradeça os desenvolvedores.
Simplicidade e facilidade >> Elementary OS

Pode até ser "fácil", mas não é simples. Cheio de frescura e software desnecessário.
O sistema dos hackers >> Kali Linux

Sistema da galerinha que toma Toddynho sem agitar, isso sim.

[code]Ash nazg durbatulûk, ash nazg gimbatul, ash nazg thrakatulûk, agh burzum-ishi krimpatul!
Gu kibum kelkum-ishi, burzum-ishi. Akha-gum-ishi ashi gurum... [/code]

[9] Comentário enviado por radelfim em 28/08/2017 - 09:50h

Por mais que eu goste dessas discussões, hoje pra mim, a melhor distro para uma pessoa seja iniciante ou não começar é o Linux Mint, apesar de usar a 4 anos o Xubuntu no meu notebook não recomendo mais Ubuntu, muito menos essas distros "bonitas".

[10] Comentário enviado por AlvesUeliton em 30/08/2017 - 12:37h

Já testei uma pá de distribuições e as de fácil utilização que se ajustaram melhor ao meu hadware foram Manjaro Linux, Fedora, MX Linux(Debian).
Ubuntu, Mint, e Deepin apresentavam festivais de travamentos(Sério! Não eram poucos), o gnome-disk-utility (ferramenta que utilizo para formatação com Zeros)não funciona corretamente tanto em MBR, quanto GPT, no Fedora ainda se salva em GPT, e os drivers Open Sources então! Um sacrificio pra instalar, vários contratempos com conflitos de pacotes "old", e quando consegue instalar o Driver o mesmo não acelera um simples Zero Balistic.
Para um iniciante recomendaria Manjaro Linux, tudo o que citei acima funciona plenamente, posso jogar ZeroBalistic com o Driver Open Source Intel, isso mesmo! Não é Nvidia.
Claro que tem seus defeitos, como a imagem iso que pode não funcionar se for gravada com velocidade superior a 4x, mas é fácil resolver:
sudo dd bs=2M if=manjaro-i3-17.0.2-stable-x86_64.iso of=/dev/sdb

No Pamac e Octopi(gerenciadores gráficos de pacotes) caso haja falha de conexão eles simplesmente param, basta aplicar novamente duas, ou três vezes no máximo para continuar.

Também terá problemas se tentar instalar o Prelink, o qual pode "quebrar" o sistema impedindo a inicialização.

Intel(R) Celeron(R) CPU 847 @ 1.10GHz
2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
64 bits MBR(/GPT) driver=i915 4GB
7 Series/C216 Chipset Family High Definition Audio Controller

[11] Comentário enviado por Ludwig em 01/09/2017 - 01:10h

Que artigo top e bem feito! +1

[12] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 01/09/2017 - 14:46h


[11] Comentário enviado por Ludwig em 01/09/2017 - 01:10h

Que artigo top e bem feito! +1


;)

[13] Comentário enviado por angeloo em 10/09/2017 - 10:53h

https://www.linuxmint.com/

[14] Comentário enviado por draggom em 16/09/2017 - 09:51h


draggomlesa: Uma distribuição tem que proporcionar alguns requisitos para os usuários iniciantes: 1- estabilidade, 2- facilidade 3- uma comunidade forte e ativa, por isso, então esqueça projetos novos, temos(novatos) que nos concentrar em projetos solidificados, deixa os usuários experientes testarem todos essas distros novas, tipo: manjaro, deepin, antergos ou até o arch linux, então aqui esta 4 projetos que eu considero o quarteto fantástico do mundo linux para usuários iniciantes: 1- debian, fedora, mint e ubuntu, São as distros das distros.

[15] Comentário enviado por MaxPlayBR em 17/09/2017 - 12:07h

Ola Meu nome e Kawanderson tenho 15 anos, sempre tive curiosidade em trocar meu sistema. O Windows e bem limitado quando se trata de algumas partes mais profundas. Tenho um Notebook bem simples com 2GB de RAM,320GB de memória e 1.30GHZ queria um sistema "Bonito" e que não consuma muita memória RAM alguma recomendação?

[16] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 17/09/2017 - 12:34h


[15] Comentário enviado por MaxPlayBR em 17/09/2017 - 12:07h

Ola Meu nome e Kawanderson tenho 15 anos, sempre tive curiosidade em trocar meu sistema. O Windows e bem limitado quando se trata de algumas partes mais profundas. Tenho um Notebook bem simples com 2GB de RAM,320GB de memória e 1.30GHZ queria um sistema "Bonito" e que não consuma muita memória RAM alguma recomendação?

Olá @Kawanderson!!!
Você parece estar procurando migrar para o Linux pelo mesmo motivo que eu tive a um tempo. Realmente o rwindows é como uma prisão...
Mas enfim as distros que lhe recomendo são:

_> Manjaro -> Baseada em Arch linux, porém com um instalador gráfico simples de manusear, é estável e bonita, com 2gb de ram você deve usa-la com interface XFCE que é mais leve. Por ser baseada em Arch possui um excelente gerenciador de pacotes chamado pacman, atravéz dele pode-se facilmente instalar pacotes no seu sistema, além do pacman há também o AUR (Arch User Repository) que é um repositório mantido pela comunidade de usuários Arch com inumeros pacotes incluindo o popular google-chrome. A distro é bonita, fácil, estável e leve (com XFCE) então é uma excelente opção.
https://manjaro.org/get-manjaro/

_> Linux Mint -> Baseada em Ubuntu LTS, sendo assim não vai faltar suporte, já que o Ubuntu tem uma comunidade gigante. É simples, bonita (menos que o manjaro) e estável. Muitos dizem que é muito semelhante ao Windows embora eu ache impossivel comparar pois as interfaces linux quase que em geral (KDE, Mate, XFCE Gnome e DDE) são muito mais belas que o Windows.
Escolha entre as interfaces XFCE ou Mate...
https://www.linuxmint.com/download.php

_> Xubuntu -> Este nada mais é que um Ubuntu com a interface XFCE...
https://xubuntu.org/release/16-04/

[17] Comentário enviado por cizordj em 19/09/2017 - 22:49h


[10] Comentário enviado por AlvesUeliton em 30/08/2017 - 12:37h

Já testei uma pá de distribuições e as de fácil utilização que se ajustaram melhor ao meu hadware foram Manjaro Linux, Fedora, MX Linux(Debian).
Ubuntu, Mint, e Deepin apresentavam festivais de travamentos(Sério! Não eram poucos), o gnome-disk-utility (ferramenta que utilizo para formatação com Zeros)não funciona corretamente tanto em MBR, quanto GPT, no Fedora ainda se salva em GPT, e os drivers Open Sources então! Um sacrificio pra instalar, vários contratempos com conflitos de pacotes "old", e quando consegue instalar o Driver o mesmo não acelera um simples Zero Balistic.
Para um iniciante recomendaria Manjaro Linux, tudo o que citei acima funciona plenamente, posso jogar ZeroBalistic com o Driver Open Source Intel, isso mesmo! Não é Nvidia.
Claro que tem seus defeitos, como a imagem iso que pode não funcionar se for gravada com velocidade superior a 4x, mas é fácil resolver:
sudo dd bs=2M if=manjaro-i3-17.0.2-stable-x86_64.iso of=/dev/sdb

No Pamac e Octopi(gerenciadores gráficos de pacotes) caso haja falha de conexão eles simplesmente param, basta aplicar novamente duas, ou três vezes no máximo para continuar.

Também terá problemas se tentar instalar o Prelink, o qual pode "quebrar" o sistema impedindo a inicialização.

Intel(R) Celeron(R) CPU 847 @ 1.10GHz
2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics Controller
64 bits MBR(/GPT) driver=i915 4GB
7 Series/C216 Chipset Family High Definition Audio Controller


Sim o deepin também trava no meu e isso é por causa do processador, o meu também é um Celeron, se você desativar todos os efeitos de janela o sistema flui que é uma beleza só que perde um pouco da beleza também

[18] Comentário enviado por removido em 17/11/2017 - 01:37h

@correalinux

Você foi bem claro quando disse que na parte de usabilidade do Linux Mint, não tem segredo nenhum, é só instalar e curtir.

Na parte de usabilidade do Ubuntu e Deepin, há algum segredo?

Quais são todas as distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?

[19] Comentário enviado por removido em 17/11/2017 - 02:05h

@correalinux

Estou curioso sobre a seguinte parte do artigo:

"Até aí tudo que você sabe, ou imagina sobre o "sistema" do pinguim, se baseia no "bendito" Linux Educacional da sua escola."

Porque você chama o Linux Educacional de "bendito"?

Eu pergunto isso porque gosto do assunto.

[20] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 18/11/2017 - 16:53h


[18] Comentário enviado por brilhante ninja em 17/11/2017 - 01:37h

@correalinux

Na parte de usabilidade do Ubuntu e Deepin, há algum segredo?

Ubuntu também é bem fácil de usar, praticamente tudo pode ser feito graficamente, o Deepin também é bem simples, porém nos meus testes ele apresentou alguns bugs, mas provavelmente já foram corrigidos levando em conta o tempo que não a utilizo...
Quais são todas as distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?

Manjaro
*Buntu (Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu)
Zorin Os
Solus Os
Elementary Os


[21] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 18/11/2017 - 16:58h


[19] Comentário enviado por brilhante ninja em 17/11/2017 - 02:05h

@correalinux

Estou curioso sobre a seguinte parte do artigo:

"Até aí tudo que você sabe, ou imagina sobre o "sistema" do pinguim, se baseia no "bendito" Linux Educacional da sua escola."

Porque você chama o Linux Educacional de "bendito"?

Eu pergunto isso porque gosto do assunto.

Você já o utilizou?
A versão atual é um fork muito mal feito do Ubuntu...
Por ser um sistema voltado para escolas, a interface deveria ser um pouco mais intuitiva, e simples, o tom de verde escolhido por eles é um ponto muito negativo também... confesso que aquele tom me deixou traumatizado até hoje...

[22] Comentário enviado por removido em 18/11/2017 - 21:23h


[20] Comentário enviado por correalinux em 18/11/2017 - 16:53h


[18] Comentário enviado por brilhante ninja em 17/11/2017 - 01:37h

@correalinux


Quais são todas as distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?


*Buntu (Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu)


@correalinux

Você diz que o Kubuntu é uma das distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade, mas quando eu tentei instalar ele (Kubuntu 17.10 64-bit) no VirtualBox, aconteceu o seguinte:

Eu selecionei a opção "assistido - usar o disco inteiro", depois que cliquei no botão continuar, apareceu uma janela com o título "installer crashed", a mensagem que apareceu dentro dessa janela começa dizendo "we're sorry; the installer crashed..."

Se você quer ler a conversa que eu tive sobre isso no irc do ubuntu-br, o link é o seguinte: https://irclogs.ubuntu.com/2017/10/27/%23ubuntu-br.txt

Nessa conversa eu usei o nome SOUL-OF-ROOT.

O Kubuntu realmente não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?


[23] Comentário enviado por removido em 18/11/2017 - 21:48h


[21] Comentário enviado por correalinux em 18/11/2017 - 16:58h


[19] Comentário enviado por brilhante ninja em 17/11/2017 - 02:05h

@correalinux

Estou curioso sobre a seguinte parte do artigo:

"Até aí tudo que você sabe, ou imagina sobre o "sistema" do pinguim, se baseia no "bendito" Linux Educacional da sua escola."

Porque você chama o Linux Educacional de "bendito"?

Eu pergunto isso porque gosto do assunto.

Você já o utilizou?
A versão atual é um fork muito mal feito do Ubuntu...
Por ser um sistema voltado para escolas, a interface deveria ser um pouco mais intuitiva, e simples, o tom de verde escolhido por eles é um ponto muito negativo também... confesso que aquele tom me deixou traumatizado até hoje...



Eu nunca o usei, nem sabia que ele existe, eu sei que ele existe graças ao seu artigo "Qual distro escolher".

Eu tentei encontrar informações sobre ele usando o Google porque eu fiquei curioso, eu gosto do assunto sobre Linux e distribuições Linux: http://lmgtfy.com/?q=Linux+Educacional

O que eu sei sobre ele é parte do que está escrito no site do próprio Linux Educacional: https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/

Ok, correalinux?



[24] Comentário enviado por removido em 19/11/2017 - 00:42h

@correalinux

Eu não quero escolher atualmente distribuições Linux para desktop (computador caseiro) porque eu fui informado que essas distribuições são muito pouco utilizadas.

Provavelmente elas não tem ou quase não tem mercado, não é?

Eu quero usar Linux para trabalhar, para ganhar dinheiro.

Eu ouvi falar que há empresa que deixa o profissional livre para usar a distribuição que gosta.

No caso das empresas que não deixam o profissional livre para escolher a distribuição que gosta, quais são as distribuições que são exigidas no mercado de trabalho no mundo e principalmente no Brasil?

Eu pergunto até mesmo sobre distribuições que são exigidas no mercado de trabalho em nível mundial porque provavelmente eu trabalharei remotamente e falei principalmente no Brasil porque é o mais provável para mim trabalhar.

Se é pedir demais ou impossível serem mencionadas todas as distribuições que são exigidas no mercado de trabalho no mundo e no Brasil, por favor, respondam o que for possível falar aqui e me digam onde encontro todo o conteúdo que estou pedindo.


[25] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 22/11/2017 - 14:17h


[24] Comentário enviado por brilhante ninja em 19/11/2017 - 00:42h

@correalinux

Eu não quero escolher atualmente distribuições Linux para desktop (computador caseiro) porque eu fui informado que essas distribuições são muito pouco utilizadas.

Provavelmente elas não tem ou quase não tem mercado, não é?

Eu quero usar Linux para trabalhar, para ganhar dinheiro.

Eu ouvi falar que há empresa que deixa o profissional livre para usar a distribuição que gosta.

No caso das empresas que não deixam o profissional livre para escolher a distribuição que gosta, quais são as distribuições que são exigidas no mercado de trabalho no mundo e principalmente no Brasil?

Eu pergunto até mesmo sobre distribuições que são exigidas no mercado de trabalho em nível mundial porque provavelmente eu trabalharei remotamente e falei principalmente no Brasil porque é o mais provável para mim trabalhar.

Se é pedir demais ou impossível serem mencionadas todas as distribuições que são exigidas no mercado de trabalho no mundo e no Brasil, por favor, respondam o que for possível falar aqui e me digam onde encontro todo o conteúdo que estou pedindo.



Abra um tópico aqui no VoL com esta dúvida... Nem todo mundo lê comentarios, então um tópico sobre esse assunto será mais produtivo e eventualmente irá ajudar mais pessoas...
Blz?

[26] Comentário enviado por removido em 23/11/2017 - 22:53h


[25] Comentário enviado por correalinux em 22/11/2017 - 14:17h


[24] Comentário enviado por brilhante ninja em 19/11/2017 - 00:42h

@correalinux

Eu não quero escolher atualmente distribuições Linux para desktop (computador caseiro) porque eu fui informado que essas distribuições são muito pouco utilizadas.

Provavelmente elas não tem ou quase não tem mercado, não é?

Eu quero usar Linux para trabalhar, para ganhar dinheiro.

Eu ouvi falar que há empresa que deixa o profissional livre para usar a distribuição que gosta.

No caso das empresas que não deixam o profissional livre para escolher a distribuição que gosta, quais são as distribuições que são exigidas no mercado de trabalho no mundo e principalmente no Brasil?

Eu pergunto até mesmo sobre distribuições que são exigidas no mercado de trabalho em nível mundial porque provavelmente eu trabalharei remotamente e falei principalmente no Brasil porque é o mais provável para mim trabalhar.

Se é pedir demais ou impossível serem mencionadas todas as distribuições que são exigidas no mercado de trabalho no mundo e no Brasil, por favor, respondam o que for possível falar aqui e me digam onde encontro todo o conteúdo que estou pedindo.



Abra um tópico aqui no VoL com esta dúvida... Nem todo mundo lê comentarios, então um tópico sobre esse assunto será mais produtivo e eventualmente irá ajudar mais pessoas...
Blz?


@correalinux

Eu abri um tópico no VOL com esta dúvida, mas o tópico foi deletado.

Quem dera que o tópico tivesse sido apenas bloqueado para não receber mais respostas.

[27] Comentário enviado por removido em 23/11/2017 - 23:07h


[20] Comentário enviado por correalinux em 18/11/2017 - 16:53h


[18] Comentário enviado por brilhante ninja em 17/11/2017 - 01:37h

@correalinux


Quais são todas as distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?


*Buntu (Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu)



@correalinux

Você diz que o Kubuntu é uma das distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade, mas quando eu tentei instalar ele (Kubuntu 17.10 64-bit) no VirtualBox, aconteceu o seguinte:

Eu selecionei a opção "assistido - usar o disco inteiro", depois que cliquei no botão continuar, apareceu uma janela com o título "installer crashed", a mensagem que apareceu dentro dessa janela começa dizendo "we're sorry; the installer crashed..."

Se você quer ler a conversa que eu tive sobre isso no irc do ubuntu-br, o link é o seguinte: https://irclogs.ubuntu.com/2017/10/27/%23ubuntu-br.txt

Nessa conversa eu usei o nome SOUL-OF-ROOT.

O Kubuntu realmente não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?

[28] Comentário enviado por removido em 23/11/2017 - 23:15h


[20] Comentário enviado por correalinux em 18/11/2017 - 16:53h


[18] Comentário enviado por brilhante ninja em 17/11/2017 - 01:37h

@correalinux

Quais são todas as distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?


*Buntu (Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu)




@correalinux

Esse é o último comentário que postei no seu post "Qual distro escolher" que você provavelmente esqueceu de responder.

Você diz que o Kubuntu é uma das distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade, mas quando eu tentei instalar ele (Kubuntu 17.10 64-bit) no VirtualBox, aconteceu o seguinte:

Eu selecionei a opção "assistido - usar o disco inteiro", depois que cliquei no botão continuar, apareceu uma janela com o título "installer crashed", a mensagem que apareceu dentro dessa janela começa dizendo "we're sorry; the installer crashed..."

Se você quer ler a conversa que eu tive sobre isso no irc do ubuntu-br, o link é o seguinte: https://irclogs.ubuntu.com/2017/10/27/%23ubuntu-br.txt

Nessa conversa eu usei o nome SOUL-OF-ROOT.

O Kubuntu realmente não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?

[29] Comentário enviado por removido em 23/11/2017 - 23:22h

Por favor, me desculpem eu ter enviado mensagens repetidas, eu não quis fazer isso, eu errei no envio

[30] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 23/11/2017 - 23:54h


[28] Comentário enviado por brilhante ninja em 23/11/2017 - 23:15h


[20] Comentário enviado por correalinux em 18/11/2017 - 16:53h


[18] Comentário enviado por brilhante ninja em 17/11/2017 - 01:37h

@correalinux

Quais são todas as distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?

*Buntu (Xubuntu, Kubuntu, Lubuntu)




@correalinux

Esse é o último comentário que postei no seu post "Qual distro escolher" que você provavelmente esqueceu de responder.

Você diz que o Kubuntu é uma das distribuições Linux que não tem nenhum segredo na parte de usabilidade, mas quando eu tentei instalar ele (Kubuntu 17.10 64-bit) no VirtualBox, aconteceu o seguinte:

Eu selecionei a opção "assistido - usar o disco inteiro", depois que cliquei no botão continuar, apareceu uma janela com o título "installer crashed", a mensagem que apareceu dentro dessa janela começa dizendo "we're sorry; the installer crashed..."

Se você quer ler a conversa que eu tive sobre isso no irc do ubuntu-br, o link é o seguinte: https://irclogs.ubuntu.com/2017/10/27/%23ubuntu-br.txt

Nessa conversa eu usei o nome SOUL-OF-ROOT.

O Kubuntu realmente não tem nenhum segredo na parte de usabilidade?

Não, sua utilização é bem simples, desde a instalação até a personalização e uso diário... Imprevistos podem acontecer em qualquer distro, sobretudo quando instaladas em máquinas virtuais, tais imprevistos podem ser causados por incompatibilidade de hardware (virtual ou não) ou simplesmente por problemas na ISO...
Particularmente nunca usei o método assistido (apagar disco inteiro), mesmo em máquinas virtuais, sempre preferi o método manual ou avançado... Basta definir sua tabela de partições e pronto...
Eu gosto de dividir assim:
15gb --> ponto de montagem /
80gb --> ponto de montagem /home
2gb --> swap

Simples e fácil... Assim tenho mais controle sobre meu disco.

Voltando na usabilidade... Kubuntu, nada mais é do que um Ubuntu, porém com a interface gráfica KDE. O mesmo vale para Xubuntu (Xfce) e os demais sabores do Ubuntu... Sendo assim Kubuntu, possui uma interface amigável, porém um pouco pesada para hardwares modestos, de resto se resume a todas as ferramentas que o Ubuntu oferece, somadas as que a interface KDE oferece...

[31] Comentário enviado por lucasdemoraesc em 23/11/2017 - 23:56h


[29] Comentário enviado por brilhante ninja em 23/11/2017 - 23:22h

Por favor, me desculpem eu ter enviado mensagens repetidas, eu não quis fazer isso, eu errei no envio

De boa...
Mas só pra lembrar, não precisa me notificar pessoalmente por e-mail não, o VoL faz isso automaticamente, a cada comentário realizado em algo postado por mim...

LMC

[32] Comentário enviado por removido em 26/11/2017 - 02:37h


[21] Comentário enviado por correalinux em 18/11/2017 - 16:58h


[19] Comentário enviado por brilhante ninja em 17/11/2017 - 02:05h

@correalinux

Estou curioso sobre a seguinte parte do artigo:

"Até aí tudo que você sabe, ou imagina sobre o "sistema" do pinguim, se baseia no "bendito" Linux Educacional da sua escola."

Porque você chama o Linux Educacional de "bendito"?

Eu pergunto isso porque gosto do assunto.

Você já o utilizou?
A versão atual é um fork muito mal feito do Ubuntu...
Por ser um sistema voltado para escolas, a interface deveria ser um pouco mais intuitiva, e simples, o tom de verde escolhido por eles é um ponto muito negativo também... confesso que aquele tom me deixou traumatizado até hoje...



@correalinux

Eu estou lhe enviando essa mensagem porque você me perguntou se eu utilizei o Linux Educacional.

Eu nunca o usei, nem sabia que ele existe, eu sei que ele existe graças ao seu artigo "Qual distro escolher".

Eu tentei encontrar informações sobre ele usando o Google porque eu fiquei curioso, eu gosto do assunto sobre Linux e distribuições Linux: http://lmgtfy.com/?q=Linux+Educacional

O que eu sei sobre ele é parte do que está escrito no site do próprio Linux Educacional: https://linuxeducacional.c3sl.ufpr.br/

Ok, correalinux?

[33] Comentário enviado por removido em 26/11/2017 - 02:51h


[25] Comentário enviado por correalinux em 22/11/2017 - 14:17h


[24] Comentário enviado por brilhante ninja em 19/11/2017 - 00:42h

@correalinux

Eu não quero escolher atualmente distribuições Linux para desktop (computador caseiro) porque eu fui informado que essas distribuições são muito pouco utilizadas.

Provavelmente elas não tem ou quase não tem mercado, não é?

Eu quero usar Linux para trabalhar, para ganhar dinheiro.

Eu ouvi falar que há empresa que deixa o profissional livre para usar a distribuição que gosta.

No caso das empresas que não deixam o profissional livre para escolher a distribuição que gosta, quais são as distribuições que são exigidas no mercado de trabalho no mundo e principalmente no Brasil?

Eu pergunto até mesmo sobre distribuições que são exigidas no mercado de trabalho em nível mundial porque provavelmente eu trabalharei remotamente e falei principalmente no Brasil porque é o mais provável para mim trabalhar.

Se é pedir demais ou impossível serem mencionadas todas as distribuições que são exigidas no mercado de trabalho no mundo e no Brasil, por favor, respondam o que for possível falar aqui e me digam onde encontro todo o conteúdo que estou pedindo.



Abra um tópico aqui no VoL com esta dúvida... Nem todo mundo lê comentarios, então um tópico sobre esse assunto será mais produtivo e eventualmente irá ajudar mais pessoas...
Blz?


@correalinux

Eu abri um tópico no VOL com esta dúvida, mas o tópico foi deletado.

Quem dera que o tópico tivesse sido apenas bloqueado para não receber mais respostas.

Eu não entendo porque o tópico foi deletado.




Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts