Servidores remotos, falta de contato com o sistema, modificações na configuração sem documentação adequada, modificações de senhas por outras pessoas... o que mais poderia causar a perda da administração de um servidor, se não temos a senha do root? Neste artigo, mostro um modo fácil de conseguir esta senha, sem muitas complicações.
Quais os meios utilizados para recuperar senhas de root
Conseguimos encontrar na internet alguns modos para quebrar a senha de root. Para todos eles, faz-se necessária a presença do administrador diante do servidor, pois as técnicas utilizadas são por meio de login pelo modo de recuperação (recovery mode) do sistema ou por meio de boot por CD de instalação.
Encontrei vários meios de fazer isso. O mais fácil ao meu ponto de vista que encontrei pela internet é o uso do LiveCD para carregamento do sistema e montando a partição/disco, mais o uso do "chroot" para entrar na partição/disco montado, alterar a senha. Essa é uma das abordagens mais fáceis que encontrei e que praticava.
Temos também outro modo, um pouco mais complexo e perigoso, que é pela modificação dos arquivos /etc/passwd ou /etc/shadow, no apontamento da senha de root. Este meio é um pouco mais complicado e pode levar o administrador ao erro, caso o arquivo seja modificado no campo errado.
Fazendo testes em máquinas virtuais, estava testando a ferramenta de recuperação do Debian e do Ubuntu Server, sistemas aos quais trabalho. No Debian 5.01 e no Ubuntu Server 10.04, temos a mesma ferramenta de recuperação, somente tendo seu starts diferentes uma da outra (devido às diferenças de interfaces entre os sistemas). No próxima página passo o meio mais fácil e amigável de trocar estas senhas, com a mínima possibilidade ao erro e com um esforço também mínimo.
Lembrando que este tutorial tem o único intuito de ensinar como podemos recuperar uma senha de root (ou de usuário administrador, na falta da senha do root) para não ser preciso formatar um servidor. A responsabilidade do uso deste conhecimento é de cada um... espero que usem para a coisa certa! ;)
[5] Comentário enviado por ifmacedo em 06/09/2010 - 11:09h
Obrigado pessoal!
Realmente, acho importante dizer que não é uma brecha na segurança, uma vez que tal procedimento foi criado para tais imprevistos. Recentemente fui contratado para cuidar de um servidor de uma média empresa, só que o pessoal de lá não tinha nenhuma senha de nenhum usuário. Pedi para falar com o antigo adminitrador, mas o cara foi dispensado e não consegui falar com ele por telefone. O server tava rodando redondo, sem nenhum problema. O que eu tinha de fazer era uma inclusão de um novo serviço. O que fazer? Formatar? Refazer tudo? Não. Este server utiliza o Debian, então eu utilizei o procedimento explicado e tive controle do sistema à partir de então. Invasão? Não, reconfiguração. :)
[6] Comentário enviado por klebrr em 07/09/2010 - 11:00h
Bom faltou incluir no artigo a opção de resetar a senha do root utilizando o GRUB:
alterando a linha do modo recovery para:
kernel /boot/vmlinuz-2.6.24-x-xxx root=/dev/sdx rw init=/bin/bash
isso vai cair diretamente no shell ai é só utilizar o comando:
# passwd root
[7] Comentário enviado por raymundao em 14/03/2012 - 10:27h
E para recuperar a senha do ADMINISTRADOR no Ubuntu Desktop?
Estou com esse problema. Não alterei a senha e inexplicavelmente, a senha que criei parou de funcionar. Toda vez que tento autenticar, retorna mensagem de erro "sua tentativa de autenticação falhou"