Esta é uma tradução de cujo o link para o texto original, site e autor seguem no final deste artigo.
Como sempre acompanhei aqui no VOL diversos artigos e os mesmos ajudaram muito em minha erudição, o mínimo que posso fazer é contribuir traduzindo este excelente artigo, pois eu mesmo testei e tudo funcionou perfeitamente. Espero que todos apreciem! : - )
Introdução
Este tutorial mostra como combinar quatro servidores de armazenamento (
Debian Lenny) para distribuição e replicação usando
GlusterFS. Os nós 1 e 2 (replicação), assim como 3 e 4 (replicação) realizarão o espelhamento entre si, já a replicação1 e a replicação2 combinarão entre si para formar um grande servidor de armazenamento (distribuição).
Basicamente este é o
RAID 1+0 ou 0+1 ou 10 (como achar melhor), sobre o padrão ethernet.
Se você perder um servidor da replicação1 e um da replicação2, a distribuição dos volumes continua trabalhando normalmente.
O sistema cliente (Debian Lenny) irá acessar o armazenamento como se ele tivesse acessando um volume local (file system) sem sentir a perda de qualquer um dos servidores. O GlusterFS é um cluster capaz de escalar diversos petabytes de armazenamento. Isso agregado a vários blocos de armazenamento sobre uma infinita interconexão TCP/IP dentro de um grande sistema de arquivos em rede rodando em paralelismo. Estes armazenamentos em blocos podem ser feitos com hardware usando arquitetura X86-64 e com SATA-II RAID.
P.S. 1: O autor deste artigo não fornece nenhuma garantia que este artigo irá funcionar com você!
P.S. 2: Eu, mero aprendiz neste maravilhoso mundo
Linux, segui todos os passos e comigo funcionou perfeitamente.