Precisaremos criar um arquivo de nome
.xinitrc dentro do diretório HOME do usuário. Esse é um arquivo de configuração para o xinit e o startx. A Wikipédia nos informa que:
"O programa xinit permite que um usuário inicie manualmente um servidor de exibição Xorg. O script startx(1) é um front-end para xinit(1)."
Esse arquivo não pode ficar em qualquer lugar, nem pode ter qualquer nome ou extensão. Para criar adicionando conteúdo usando o editor Nano, execute:
nano ~/.xinitrc
e insira o conteúdo abaixo:
#!/usr/bin/env bash
xset -dpms
xset s off
xset s noblank
unclutter &
exec /usr/bin/firefox -kiosk -width 800 -height 600 -url ~/menu.html
Os comandos "xset" vão configurar ajustes no monitor. Coisas como desabilitar stand-by, desabilitar proteção de tela e impedir que a tela fique inteiramente branca por ociosidade.
A quinta linha chama o comando unclutter em background. Esse comando permite ocultar o ponteiro do mouse depois de um tempo sem interação e deixa nossa aplicação mais, digamos, charmosa.
Esse comando não vem instalado por padrão, então, para adicioná-lo ao sistema faça:
sudo apt install unclutter
A última linha chama o Firefox em modo quiosque com tamanho de 800 pixels de comprimento por 600 pixels de altura e abrindo o arquivo menu.html, que está na pasta HOME do usuário. O comando exec substitui o processo do shell pelo do Firefox. Isso é para evitar que em caso de algum erro inesperado o usuário receba um shell de presente.
Salve o arquivo (
ctrl+O). Como não estaremos usando um ambiente desktop (como KDE, XFCE, Gnome etc) não teremos as informações relacionadas à tela. Por isso adotamos uma resolução conservadora de 800x600, suportada por quase todos os monitores.
Precisamos também modificar o arquivo .bashrc que é executado após a autenticação para configurar o ambiente. Novamente abra usando o editor Nano:
nano .bashrc
e adicione o seguinte trecho no final do arquivo:
if [[ !$DISPLAY && $XDG_VTNR -eq 1 ]]; then
exec startx
fi
É necessário muita atenção para não modificar outras partes deste arquivo, pois ele é de fundamental importância para o funcionamento correto do sistema. Aperte ctrl+O para salvar a modificação.