O artigo descreve como instalar, configurar para português do Brasil, atualizar e usar o Sabayon Linux, uma distribuição italiana de primorosa apresentação gráfica e derivada do Gentoo.
O Sabayon usa normalmente o comando emerge, implementado dentro do sistema de gerenciamento de pacotes Portage, o mesmo do Gentoo.
Como vimos acima, o Portage funciona via comando emerge, mas possui uma interface gráfica, o Portato.
Alguns usuários preferem outro instalador compatível com o Portage, chamado Kuroo.
Para instalar o Kuroo, use os seguintes comandos:
$ su
password:
# emerge kuroo
1) Assim como para instalar o Kuroo, a maneira mais fácil de instalar programas no Sabayon é pelo uso do comando emerge nome_do_software. Se preferir, use o Portato ou o Kuroo.
Para desinstalar, o camando unmerge direto tem muitas opções e é de difícil uso. Recomenda-se empregar Portato ou Kuroo para desinstalar.
Remover programas manualmente não é recomendado, pois podem ser deletados arquivos usados por mais de um pacote, dependências etc.
Se você tiver pouco espaço de disco, poderá preferir substituir as versões antigas. A maneira mais segura de fazer isso, exemplificada com o conhecido navegador Firefox:
Abra o Portato, localizar, Firefox e o sistema encontrará. Verifique qual a versão antiga instalada e remova-a antes usando o próprio Portato. Se desejar substituir a versão, isto é importante, pois se instalar a versão nova por cima, pode ter problemas com as máscaras (mask) e as proteções do sistema.
Só após remover o pacote antigo, instale a versão nova, usando o Portato, ou com o comando emerge Firefox.
2) Se tiver bastante espaço e um diretório /home, é melhor instalar novo software nas suas próprias pastas do desktop. Crie uma pasta no desktop, por ex. baixados, e baixe softwares que quer instalar para essa pasta.
Em geral, estão em forma compactada, ex .bz.
Expanda para subdiretórios adequados (FIGURA 3), e se quiser, copie os instaladores para CDs ou DVDs, pen-drives etc.
No caso do Firefox, bastará entrar na pasta e clicar no script firefox, para abrir o programa.
Assim terá em seu sistema as duas versões, a antiga e a nova do Firefox. Se quiser, pode ainda remover a antiga versão com Kuroo ou Portato.
Outros pacotes podem não rodar diretamente, mesmo que expandidos. Nestes casos, siga os passos abaixo, como exemplificado para o conhecido Mensageiro Kopete:
Baixe o arquivo compactado para a pasta baixados. Expanda, vá para a pasta expandida do pacote, clique com o botão direito do mouse, em um local vazio, escolha "opções", "abrir um terminal aqui" (FIGURA 4) e execute os comandos:
$ su
password:
# ./configure
# make
# make install
Após a instalação, bastará clicar duas vezes em kopete para abrir o programa.
[2] Comentário enviado por asdf2 em 13/05/2008 - 14:45h
"Recomenda-se não baixar os ISOs via Torrent. Os erros são muito comuns. É melhor escolher um dos espelhos citados na Home-Page"
é ao contrario: seria mais seguro baixar via torrent, assim teria 99% de chance do arquivo ser baixado corretamante, enquanto que baixando via ftp ou http teria 90% de chance do arquivo ser baixado sem defeito.
[4] Comentário enviado por M4iir1c10 em 14/05/2008 - 11:41h
Uso o Sabayon desde a versão 3.3 que vinha com o Beryl já configurado, acho ela sensacional e quero te parabenizar por esse artigo, ficou excelente e completo.
Eu não conseguiria fazer um artigo tao cheio de qualidades.
Ps: Kalib essa e a interface padrao, mais voce pode mudar ela e deixar de acordo com o seu gosto, e pode fazer isso para os 4 ambientes (Gnome, KDE, Fluxbox e xfce)
[6] Comentário enviado por giorgio em 20/05/2008 - 22:07h
Parabéns pelo artigo, Nota 10!
Era o que estava faltando para instalar e configurar o Sabayon 3.4 que por acaso chegou às minhas mãos, entre muitos outros Cds de outras distros; eu tinha lido em algum fórum que ele era em inglês e nem testei há 4 meses atrás. Achei o Cd que estava perdido na minha gaveta no fim de semana passado, e descobri que tem opções de idiomas apertando a tecla F2. Tive uma grata surpresa, achei ele muito inteligente, detecta quase tudo automaticamente, a interface achei a mais bonita, realmente uma arte, é uma distro completa, inclusive com o manual do KDE completíssimo. Agora, a flexibilidade de escolher ambiente Gnome, KDE, Fluxbox, ou Xfce, é sensacional. Realmente o problema que constatei é que bagunça os acentos quando espeto o pendrive, logo, tem que ser melhor configurado para Português do Brasil, por isso seu artigo veio a calhar...Instalarei ele no meu segundo HD e irei configurando-o aos poucos, pois sou iniciante no mundo Linux...
Mais uma vez, parabéns pelo artigo!
[7] Comentário enviado por agk em 21/05/2008 - 16:37h
Muito bom, parabéns!
Só fiquei um pouco curioso com o título "Sabayon Linux - O Gentoo Fácil", eu sei como é o gentoo, mas esperava que viesse alguma coisa um pouco mais fácil ainda devido ao título.
[8] Comentário enviado por albfneto em 22/05/2008 - 00:05h
Mais dicas recentes para Sabayon:
A versão 3,5, não usa Portage/Portato ou Kuroo, mas um sistema novo de instalador, chamado Entropy, com comando equo ( ao inves de emerge) ou com GUI gráfico spritz... Não é Portage, mas usa a arvore de programas fontes portage do gentoo, aliada a uma coleção de binarios compilados previamente, do próprio sabayon!
tem ainda , um sistema de inteligencia artificial, para escolherer as dependências....
Outras dicas: além de poder escolher entre xfce, gnome, KDE, fluxbox etc... ( Mandriva 2008 tb tem isso) se pode instalar fácilmente windows maker, enlightment, e ainda usar Metisse ou Compiz Fusion!
Outra dica: se ao instalar algo com emerge, recebeur uma mensagem tipo: "requer EAPI 2 e só EAPI! é suportado", isto indica Portage desatualizado. Um simple emerge portage, pode resolver, mas se houverem pacotes comflitantes ou masked, não conseguirá atualizar.
Atualizar completamente um Portage mascarado é um processo arriscado, pois o portaqe é o instalador. qualquer erro e perde o comando emerge.
veja:
[10] Comentário enviado por albfneto em 30/05/2008 - 22:23h
dicas adicionais, descobertas a pouco tempo. Estou postando essa dicas, para ajudar os usuários de Sabayon e Gentoo. A medida que descobrir mais coisas simples, que não justificam uma dica ou artigo, vou postando aqui!!!
1)descobri è mais fácil atualizar KDE e GNOME antesde fazer a atualização completa com emerge --sync.
Elimina-se problemas com pacotes mascarados os bloqueados.
2)Uma maneira prática de baixar software pra Sabayon ou Gentoo, em português do Brasil é, usar a flag LINGUAS,antes do comando emerge:
Ex.
LINGUAS=pt_BR emerge gnome
3)Instalei e uso o enlightenment. ficou muito legal em sabayon.
4) Não faça emerge de mais de um pacote de cada vez, e não edite ou altere arquivos de configuração, enquanto atualiza. de preferência, não abra outra sessão, principalmente de outro gerenciador gráfico. Eu estava fazendo emerge --sync e abri uma sessão paralela se GNOME, e danei meu GNOME!!!!rsrsrsr
[11] Comentário enviado por albfneto em 31/05/2008 - 04:37h
É Isso Mesmo!!
Leia isto antes de aplicar o artigo...
Se vc quiser atualizar efetivamente só o que usa, instale o sabayon, depois:
LINGUAS-pt_BR emerge nomedopacotequequeratualizar
se4 o sistema não achar pt_BR ai não instala, mas: aí:
emerge nomedopacotedesejado
e por aí vai...
emergiu o que quer?
agora
emerge portage
e não rode emerge --sync e nem layman -S
ssim pode manter seu Sabayon razoalvelmente atualizado nos pacotes que deseja usar, e terá muito menos problemas com blocked packages e masked e hypermasked.
qiauando tudo estiver acertado, aí sincroniza com emerge --sync
[12] Comentário enviado por M4iir1c10 em 31/05/2008 - 08:25h
Ok, estou confuso....
por uns momentos eu sinto falta do velho ./configure, make & make install...
Oque exatamente esses comandos estao fazendo?
emerge pacote:
Vai buscar os ebuilds do pacote e instalar fazendo o papel do make & cia.
emerge --sync vai sincronizar os dados dos pacotes que esta no meu Sabayon, atualizando as suas listas de acordo com a lista do server onde os pacotes estao.
E de acordo com o help do layman, "layman -S" esta fazendo a mesma coisa que emerge --sync, so que nao verifica os pacotes que eu tenho e pega tudo oque estiver no server.
Estou correto ou nao?
Se estiver correto eu so devo usar layman -S se eu quero novos programas no meu sistema.
Devo usar emerge --sync quando eu quero atualizar meus programas com uma versao mais atual.
Seria perda de tempo usar os dois ao mesmo tempo.
repito: Se oque eu entendi com a utilizacao dos comandos estao corretos, senao por favor me digam
[13] Comentário enviado por albfneto em 31/05/2008 - 16:02h
Mauricio, emerge --sync atualiza a lista do portage e os pacotes.
layman Ś atualiza os Overlays.
mas eu descobri recentemente que a atu7alizaçõa completa do sistema, todos os arquivos, dificulta posteriores trocas d eversões.. Por ex. se vc rodou emerge --sync, não conseguirá mais emergir KDE, haverá as mensagens de máscara e pascotes bloqueados...
ou seja atualizações de tudo, atrapalham as atualizações do que vc realmente quer!
o gentoo é a mesmoa coisa!
make e companhia:
Em Sabayon e Gentoo, make é só pra instalar as coisas tipo tzg, que não foram puxadas dos repositorios com o comando emerge... ex:
eu baixei de www.superdownloads. uol. com.br , Um Kopete novíssimo,mais ( mais novo que o do repositorio Gentoo), agora quero instalar: simples, expando, abro um terminal no diretorio e faço ./configure, make e make install, epronto ta o meu kjopete na pasta /home/baixados/kopete e funcionando e agora posso apagar o kopete antigo do Sabayon
[14] Comentário enviado por guneves em 02/06/2008 - 07:59h
Muito bom artigo!
Mas tenho que discordar quanto aos downloads por torrents. Afinal é um sistema com checagem de erro (hash) O arquivo é dividido em partes, cada qual com seu checksum e em caso de falha aquele "trecho" é baixado de novo. Tanto que usei o torrent para "consertar" o meu Live-DVD que veio corrompido por http (mandei o client torrent abrir nele e ele corrigiu as partes defeituosas do arquivo, sem ter que baixar tudo de novo).
Uma duvida que eu tenho é se não seria possível fazer este procedimento mencionado no artigo antes da instalação, rodando o sistema pelo Live-DVD. Até onde eu sei as mudanças feitas neste ambiente serão transferidas para o sistema instalado, certo? (desde que instale naquela sessão).
Assim o sistema já entraria rodando em pt_br e com as configurações corretas para atualizações? Além disso já seria instalado direto da parte pt_br do dvd (caso não tenha como usar internet em alguma maquina).
[15] Comentário enviado por luizlcds em 12/07/2008 - 14:37h
Baixei o DVD do Sabayon 3.5 final, rodando em liveCD, configurei a conexão com a internet atraves do pppoe-setup, e conectei pelo pppoe-start, aparece a mensagem de conectado, mas nao consigo abrir nenhuma pagina pelo navegador, que configurações adicionais tem que se fazer, em muitos sites por ai, verifiquei que dizem para rotear o modem, mas como conecto normalmente em outras distribuições linux, não to querendo mexer com isso. ajuda ai moçada
[18] Comentário enviado por albfneto em 21/07/2008 - 14:24h
Problemas do 3.5 resolvidos,agora, rodando!
Parabéns a todos nós do VOL.
Este meu artigo é a única revisão do Sabayon Linux, em língua portuguêsa, citada na Distrowatch!
[19] Comentário enviado por albfneto em 10/03/2009 - 15:00h
ADENDO AO ARTIGO - 2009. MINI-DICA -INSTALAÇÃO DO E17, EM GENTOO E SABAYON.
Como visto acima, pode-se instalar com o Script Easy E17.
Outro método fácil para instalar E17, no Sabayon e no Gentoo (pois o Entropy e Portage, normalmente somente tem E16)
Agradecimentos a Omar, Fórum SabayoMania, Itália, e Wolfden, Fórum Oficial Sabayon e adaptado a partir dos Wikis do Gentoo e do E17.
1) Atualize Portage:
$ su
# emerge --sync
# emerge portage portato
2) substitua o Overlay padrão do Sabayon, pelo Overlay do E17:
$ su
# LINGUAS=pt_BR emerge -a -v layman
# layman --fetch (para ver os overlays existentes)
# layman -d sabayon
# layman -a enlightenment
# layman -s enlightenment && layman -S
# layman -l (para ver os overlays do seu sistema)
3) Instalando o E17:
$ su
# LINGUAS=pt_BR emerge -s enlightenment (procura pacotes do E17)
# LINGUAS=pt_BR emerge -p enlightenment
(simula instalação do E17, para ver se está tudo bem)
# LINGUAS=pt_BR emerge -a -v enlightenment (instala)
4) recolocando o Overlay do Sabayon ou do Gentoo:
# layman -a sabayon (ou sunrise (*))
(*) - sunrise para o Gentoo, Sunrise é um dos principais Overlays clássicos do Gentoo, mas vc pode usar o que quiser).
Lista do Overlays do Gentoo:
[21] Comentário enviado por edijuca em 09/06/2009 - 22:20h
Ola instalei o Sabayon 4.1 e rodei os comando de atualização;
emerge --sync;
emerge portage
layman -S
Até ai tudo certo. O problema acontece qud tento atualizar o Gnome, rodei o comando citado acima;
LINGUAS=pt_BR emerge gnome (e recebi a seguinte resposta de erro)
emerge: there are no ebuilds built with USE flags to satisfy ">=net-libs/libsoup-2.25.1[gnome]".
!!! One of the following packages is required to complete your request:
- net-libs/libsoup-2.26.2 (Change USE: +gnome)
(dependency required by "gnome-base/gvfs-1.2.3" [ebuild])
(dependency required by "gnome-base/gnome-2.26.2" [ebuild])
(dependency required by "gnome" [argument])
Não sei se estou certo, mas me parece que preciso instalar algumas dependências. A pergunta eh como? Qual o comando correto.
[22] Comentário enviado por m4iir1c10 em 10/06/2009 - 00:18h
Edijuca esse artigo foi escrito na época usando o Sabayon 3.4 (acredito que foi por causa das imagens que o autor mandou), no 4.1 é melhor você fazer a atualização usando o spritz (gerenciador de pacotes), assim você pode atualizar o gnome 2.24 para o 2.26 sem problemas.
[24] Comentário enviado por edijuca em 15/06/2009 - 08:36h
Opa, infelizmente deu mesmo erro. Um amigo flw algo sobre o suporte a placa Ati Xpress 200m, pois o novo drive instalado pela atualizacão do Sabayon nao da suporte a essa placa.
[26] Comentário enviado por mcnd2 em 26/06/2011 - 14:52h
Muito bom seu artigo @albfneto.
Instalei o Sabayon 5.5 amd 64 E17 no VB notebook e estou rolando ele numa boa.
Estou agora no processo de atualização do sistema que já está em portugues, usando para atualização o 'entropy store' que em primeira imprensão parece ser ótimo.