Melhorando o Desempenho do Servidor e Senhas Criptografadas
Nesta parte do “smb.conf”, é configurada opções adicionais para melhorar o desempenho e a segurança do Samba.
A primeira configuração no topo é 'Encrypt Password', que serve para autenticar senhas que forem criptografadas, deixe-a com o valor: YES, lembrando que, se
no seu arquivo estas linhas estiverem comentadas, retirem o comentário.
Mais abaixo, está o endereço do arquivo de senhas do Samba, deixe como está, apenas descomente se estiver comentada. A linha 'Encrypted Password' pode
não existir no seu arquivo, se não existir, adicione-a do jeito como está, não vou explicar sua função, porque o nome da opção já faz por si só.
Agora a linha 'Socket Options', se não tiver no seu arquivo, adicione-a e deixe do jeito como está na imagem, ela server para melhorar o desempenho do
servidor no quesito tempo de resposta da rede com o servidor.
Segue, abaixo, uma breve explicação dos parâmetros que foram utilizados:
- A opção socket options: TCP_NODELAY = faz com que o servidor envie pacotes para a rede, mantendo assim o tempo de resposta do servidor baixo.
- SO_RCVBUF=8192 e SO_SNDBUF=8192: Oferece o reinício para um valor de buffer mais alto que o do sistema operacional .
No fim da imagem, existem configurações relacionadas às respostas e senhas, no seu arquivo, procure elas: 'Passwd Program' e 'Passwd Chat' e apague o sinal
de comentário, e só.
Definindo o Servidor como PDC Principal
Agora, nesta parte, tem uma série de parâmetros que deverão ser descomentados são eles: 'OS Level', 'Domain Master', 'Preferred Master', 'Domain Logons'.
Vou explicar a função de cada uma quanto a configuração, somente descomente-as e coloque o valor: YES nelas, exceto em os Level.
- OS LEVEL = 100 : Serve para indicar que é o servidor mestre da rede ou o PDC, se você quer que seja o seu
Linux como PDC deixe no máximo: 100. Aconselho
ao leitor ler um pouco mais sobre esta opção para conhecer mais sobre os níveis que podem ser utilizados.
- Domain Master = yes : Deixe YES se o seu Linux será o PDC da rede. Assim o Samba atuará como localizador mestre para o domínio.
- Preferred Master = yes : Se for marcado com 'yes', significa que o seu servidor sempre será o servidor PDC principal da rede.
- Domain Logons = yes : Deixe 'yes', se o seu Samba for o PDC. Esta opção funciona autenticando clientes Win 95 e 98, que forem do domínio.