Este é um artigo onde veremos como implementar um servidor de impressão com o Samba, além de darmos início à aprendizagem sobre PDC (Primary Domain Controller).
Hoje o crescimento das redes é muito grande, apareceram servidores dedicados e assim o esquema ponto-a-ponto foi sendo abandonado.
O famoso modelo adotado é o cliente-servidor. Só que neste contexto, a preocupação se tornou relativamente grande, pois se trabalha diretamente com o cliente. Então os grupos de trabalho precisavam ser mais controlados, precisavam de uma hierarquia bem definida, eles se tornaram domínios.
Assim os grupos de trabalho começaram a ser mais controlados, o acesso já não é mais livre, implementa-se um servidor que se encarrega das autenticações conhecido hoje como PDC (Primary Domain Controller) e no bom português: Controlador de Domínio.
O PDC ficará responsável por controlar as contas de acesso, que serão utilizadas para se ter acesso aos recursos que o domínio oferece. Mas este não é o único papel de um PDC, o PDC será a máquina centralizadora, poderá e deve ser responsável por scripts de logon, manutenção do servidor entro outros inúmeros fatores. Isso ficará a critério do administrador.
Sempre que uma máquina quiser usufruir de qualquer recurso que o nosso domínio ofereça, ela terá que se autenticar primeiro no PDC, depois de autenticada é que ela poderá usar qualquer recurso.
[3] Comentário enviado por maran em 22/06/2008 - 01:16h
@fullinux, cara valeu mesmo meu velho, sempre me incentivando ;), velho quando o material foi barrado eu fiquei meio que revoltado rsrs e deletei os mesmos, mas eu dei uma verificada agora e tenho o backup pronto do que teria sido o primeiro e segundo artigo, o terceiro foi este, o quarto esta quase pronto ;).
Me deixe aqui o e-mail por onde gostaria de estar recebendo este material, que eu passo para você !!!
Mo sorte so tenho este backup pois tinha mandado para algumas pessoas aqui do vol que tinham duvidas sobre o assunto.
Ah mais é isso ae, tenho alguns outros assuntos ai, que pode estar por vir, quem sabe né .
mais valeu mesmo meu velho, grande abraço, e até dia 19/07
[4] Comentário enviado por tsanches em 22/06/2008 - 15:32h
Excelente artigo, se possível também desejo obter seu material, sua maneira de explicar é muito objetiva, tenho certeza que irei adquirir um excelente conhecimento.
e-mail: tectsanches@yahoo.com.br
Valeu :-)
TSANCHES
[7] Comentário enviado por maran em 22/06/2008 - 23:27h
Fala galera, orra valeu pelos comentários !!!!
Bom os e-mails foram enviados, primeiro foi passado a voces od dois primeiros, o terceiro se tornou este =/ , não tenho mais o original, e o quarto esta quase pronto )
Por favor me confirmem o recebimento dos e-mails.
Valeu e muito obrigado a todos.
@fulllinux, em mãos rsrsr, valeu em meu velçho, e ate logo !!!
[8] Comentário enviado por tsanches em 22/06/2008 - 23:56h
Ola Brother!
Palavra dita, palavra cumprida!
Agradeço o envio, recebi todos os arquivos, garoto você tem um grande futuro! Parabéns!
Até a proxima...
Valeu :-)
TSANCHES
[12] Comentário enviado por foguinho.peruca em 23/06/2008 - 11:35h
^^''
Gostei do artigo...
Fui seco achando que era material para configurar o servidor mas na verdade é material teorico. Mas blz, ficou bem claro e simples.
Quanto ao material barrado, acredito que tenha algo sobre configurações e etc mais detalhado. Bom, manda pra mim, mesmo que não tenha material masi técnico... fiquei curioso...
[13] Comentário enviado por maran em 23/06/2008 - 12:01h
Bom Jeff, logo mais estarei mandando pois agora esta meio perturbador por aqui rsrs
Bom o material é bem técnico tanto este como o outro, pois este fica teorico quando se fala em PDC.
Os outros artigos mantem a base, teoria e prática, pois nada adianta você já quere ir para prática sem entende, so vai ter problemas e se arruma solução nem vai saber o que fez, e isto não te qualifica como um bom profissional, pelo menos ao meu ver.
Eles seguem desde uma introdução ao que é o Samba, até o 5 que ainda não esta pronto que tem algumas curiosidades, soluções de erros.
Mas neste meio tempo do 1 até o 5 , entendemos uma boa quantia de soluções que o Samba nos oferece, desde um servidorzinhu de arquivos, até scripts em lote , ou batch sendo mais claro ;)
Abraços, e-mail está a caminho , confirme o recebimento.
[16] Comentário enviado por julianne em 08/07/2008 - 21:31h
Olá Fábio, gostei bastante do artigo e também gostaria de receber os outros artigos de sua autoria. Estou elaborando meu TCC sobre Samba e tenho certeza que o seu material será de grande importância, visto a sua didática e a forma de como abordou o assunto. Parabéns e sucesso!!
meu e-mail é juliannecavalcanti@gmail.com, desde já agradeço bastante!! :)
[18] Comentário enviado por andrealsuporte em 29/08/2008 - 11:13h
Gostei muito do artigo...
mas sou meio inesperiente ainda e gostaria de mais ajuda com o arquivo print-pdf.conf pois nao soube o que colocar dentro dele,se você puder me dar uma ajuda vou ficar muito feliz.
[20] Comentário enviado por Claiton Neri em 01/08/2014 - 17:55h
Meus Parabéns amigo pelo seu artigo ... muita informação de qualidade ... se q faz muito tempo q vc postou mas se ainda tiver seu material de envio e quiser me mandar... eu agradeço!!!
claitondidone@gmail.com