Um computador sem seu software nada mais é que um pedaço de metal inútil. Com estas palavras eu abro um pequeno artigo. Isso foi dito por Bill Gates para persuadir a IBM e também por Andrew S. Tanenbaum em seu livro Sistemas Operacionais Modernos. Hoje, para termos um computador funcional, precisamos de aplicativos para realizarmos tarefas. Aplicativos de correio eletrônico, de editores de texto etc.
Porém o mais importante se chama
Sistema Operacional ou
Operating System (SO ou OS respectivamente). Ele é responsável por gerenciar os recursos dos computadores e fornecer a base sobre a qual os aplicativos serão escritos.
Os sistemas operacionais são a interface pela qual o usuário se comunica com o computador através de entradas e saídas. Interface seria o meio comunicador entre o usuário e a máquina, aquele que faz a ponte entre essas duas entidades. Entradas podem ser feitas usando mouses e teclados, e as saídas por meio dos monitores e de impressoras, sendo esses os exemplos mais básicos.
Os sistemas operacionais também, como foi dito, podem ser os gerentes de recursos do computador. O sistema operacional aloca memória para a aplicação, gerencia o processo dando prioridade àqueles mais importantes, gerencia os hardwares do computador alocando-os para os vários processos que estão concorrendo pelo seu uso.
Demonstrativo simples da função do S.O.
Os sistemas operacionais na nossa atualidade podem ser divididos por funções. As empresas de sistemas dividem seus sistemas operacionais dessa forma. Alguns estão mais voltados para funções do cotidiano, para os usuários comuns. Outros já têm ferramentas e arquiteturas melhores planejadas para servidores, para serem os computadores mestres em uma rede de computadores.
Alguns sistemas tentam unir as duas coisas. Mais a frente falaremos dos sistemas operacionais montados sobre o
Kernel Linux.
Demonstrativo de funções de um S.O. (visão Linux)
Com essas informações podemos dizer que o sistema operacional é aquele que recebe a sua requisição e a transmite àqueles que são responsáveis por computar e fornecer uma resposta legível ao ser humano.
Detalhes de Sistemas Operacionais e seus fabricantes já foram citados em posts anteriores juntamente com seus fabricantes. Segue alguns dos principais sistemas existentes:
- Gnu/Linux Slackware
- Gnu/Linux Debian
- Gnu/Linux Red Hat
- Gnu/Linux Ubuntu
- Gnu/Linux Mandriva
- Gnu/Linux Kurumin
- Gnu/Linux Gentoo
- Gnu/Linux SuSE
- Solaris
- Open Solaris
- Windows 95
- Windows 98
- Windows Millenium
- Windows 2000
- Windows NT
- Windows XP
- Windows Vista
- Apple 2
- Apple Machintosh
- FreeBSD
- Pc-BSD
- OpenBSD
- NetBSD
- DragonFly