Outro recurso interessante no
Slax é a possibilidade de você salvar suas configurações e as modificações feitas no sistema, quase como você faz com o
GNU/Linux instalado no HD.
O princípio é quase como a "adição" de um programa no Slax, você cria um arquivo .mo com as configurações e o salva no diretório /modules do seu pendrive, assim sempre que o sistema for inicializado ele vai carregar esse "arquivo"(módulo) com suas configurações.
Para executar essa "tarefa" basta executar um comando, o configsave.
O procedimento é simples:
# configsave /mnt/sda1/modules/slaxconf.mo
(Lembre que você quer salvar no pendrive, /mnt/sdaX, logo o 1 pode ser 2 ou 3 e que gravando o arquivo em /modules ele será carregado automaticamente no boot)
Então chegamos em outro ponto, Quais configurações são salvas?
São salvos os arquivos modificados nos diretórios: /root, /etc, /home e /var.
As configurações de rede não são salvas, até mesmo porque isso não é interessante para um pendrive que será executado em diversas máquinas diferentes, com configurações de rede diferentes.
Caso queira salvar o arquivo em outro lugar, para que ele não seja carregado no boot, você pode mudar o diretório e depois carregar com o comando configrestore:
# configrestore /diretório/slaxconf.mo
Uma maneira de automatizar essa tarefa, ou seja, fazer com que o Slax salve todas as configurações quando você finalizar e carregue quando você inicializar é descrita aqui:
Apesar de que eu não considero interessante a princípio, pois como os bons usuários que somos, sempre gostamos de fazer experiências e "desconfigurar acidentalmente" o sistema.
Considerações finais
Creio que depois de ler isso você já será capaz de dar um bom uso ao seu velho Pendrive, tornando-o útil para acessar computadores, "salvar" clientes e coisas do tipo.
E creio que será capaz de pelo menos iniciar o uso do Slax. Este está longe de ser um manual completo, mas o aprendizado vem com a prática.
Espero que seja útil.
Links interessantes: