O GoblinX traz inúmeros programas para os dois ambientes de uso, o modo texto e modo gráfico.
a. Modo texto:
O usuário será logado no modo texto. Existem algumas dezenas de programas incluídos na distro específicos para o modo texto e o usuário já poderá utilizar o GoblinX para diversas tarefas. O uso do modo texto também permite um uso bem menor de memória e do processador.
Alguns dos programas para o modo texto são ótimos e fazem as tarefas mais desejadas pelo usuário.
Exemplos: mpg321, um tocador de mp3 levíssimo, Links, um navegador de internet, Joe, um editor de texto, Cdrecord, um programa para gravação de CDs, Mplayer, excelente tocador de áudio e vídeo que suporta dezenas de formatos, Mutt, programa para emails, Wget, para baixar arquivos de internet, Midnight Commander[MC], gerenciador de arquivos com ótimos recursos incluindo o editor de texto de fácil utilização.
O modo texto, ao contrário do que muitos usuários podem imaginar, é um grande auxílio.
b. Modo gráfico:
O ambiente gráfico utilizado pelo GoblinX é o Xorg, ou simplesmente X. Durante a inicialização a configuração do X é feita automaticamente, incluindo alguns parâmetros comuns, tais como freqüência horizontal e vertical do monitor. Esta configuração base é salva no arquivo xorg.conf, localizado em: /etc/X11/
A configuração básica é acessada pelos comandos: startx, gox, go, goe, gof e gok. Cada um destes comandos inicia um gerenciador de janelas diferente.
Existe um outro comando bastante útil para o usuário, é o comando: goxuse. Com este comando o usuário pode alterar a resolução padrão da tela, a qual é 1024x768, e em seguida escolher o gerenciador de janelas que deseja utilizar.
Outra opção dada ao usuário é entrar no X pelo modo seguro usando um dos comandos a seguir: safe, safek, safee, safef ou safew. Estes comandos utilizam o xorg.conf.vesa, arquivo padrão que deverá funcionar em noventa porcento dos casos.
Se o usuário desejar ajustar o X para utilizá-lo ao máximo deve utilizar os comandos xorgconfig ou xorgcfg e entrar com os dados do hardware.
O mouse é reconhecido durante o boot, mas o usuário pode alterar esta configuração com um dos comandos acima, bem como o teclado.