Sobre o GoblinX 1.1, mais programas e melhor rendimento

Este artigo apresenta o GoblinX 1.1, que inclui mais programas e obtém um melhor rendimento. Falarei sobre esta distribuição nacional baseada no Slackware que vem crescendo substancialmente desde o lançamento.

[ Hits: 34.308 ]

Por: Flavio Pereira de Oliveira em 05/04/2005 | Blog: http://www.goblinx.com.br


Gerenciadores de janelas



Cada comando para iniciar um determinado gerenciador de janelas usa o startx com o xinitrc de cada gerenciador, assim o usuário tem que digitar apenas um comando para utilizar o favorito gerenciador de janelas. Cada gerenciador trabalha com uma característica própria.

a. KDE:

Acessado através dos comandos gok e safek, este é um dos mais utlizados gerneciadores de janelas para Linux. Com uma interface bastante familiar, utiliza barra de tarefas, atalhos, menus e um centro de controle capaz de inúmeras tarefas, algumas relativas as configurações de hardware e do ambiente de trabalho.

O KDE é mais que um gerenciador de janelas pois traz uma série de programas para diversas atividades do usuário. Toda o ambiente do desktop é confeccionado ao redor do k-tower, o novo tema para o Karamba. Este tema pode ser desabilitado. O menu iniciar é acessado através de um dos temas do karamba, se o usuário fechar todo o karamba deve utilizar comandos para iniciar algum aplicativo ou com a inclusão de um botão na barra de tarefas, que é configurada apenas para receber as janelas minimizadas e tem tonalidade transparente.

Com um click no botão direito do mouse, o usuário tem acesso a um menu menor que lhe permite além de alterações na área de trabalho, a entrada imediata de comandos.

A barra de tarefas, o kicker, tem inúmeras opções para o usuário, apesar de o GoblinX habilitar apenas a função de barra de tarefas.

b. WindowMaker:

Acessado diretamente pelos comandos gow e safew, este é um dos mais leves gerenciadores para Linux. Conta com uma interface bem particular onde se distingue apenas o gkrellm e o ícone tipo dock. Cada janela minimizda gera um ícone preso ao dock no canto superior direito da tela. Não existe barra de tarefas e o menu é acessado clicando o botão direito do mouse ou teclando F12. Alguns aplicativos podem ser iniciados com um click sobre o nome deste incluído do gkrellm, onde também estão o relógio e os monitores do sistema.

O WindowMaker é extremamente fácil de configurar bem como de alterar temas e papéis de parede com uma simples procura no menu. Por ser bastante leve é aconselhado aos usuários com máquinas menos potentes, mesmo porque roda muito bem os programas de todos os outros gerenciadores. Note bem que ao usar um programa oriundo do Kde no WindowMaker ou em outro gerenciador, uma parcela do Kde será iniciada junto com o programa, gastando um pouco mais de memória.

c. XFCE:

O XFCE é iniciado pelos comandos go ou safe. Outro leve e ágil gerenciador com uma interface bem mais familiar. Usa barra de atalhos e barra de tarefas, bem como menu para aplicativos acessado com um clique no botão direito do mouse. Alguns aplicativos tem ícones de atalhos na barra inferior. É leve, de fácil configuração de temas e muito prático, além de contar com uma interface temática das melhores. Indicado para usuários com pouca experiência em Linux e com máquina menos potente. Um meio termo entre o KDE e o WindowMaker, é outro excelente gerenciador de janelas que roda bem os programas dos outros.

d. Fluxbox:

Um levíssimo e bastante famoso gerenciador de janelas do Linux, é acessado através dos comandos gof ou safef. Conta com uma interface simples, porém familiar. Tem menu acessado pelo mouse através de um clique no botão direito e barra de tarefa inferior para rápido acesso as janelas minimizadas. É de fácil configuração e bastante rápido. Traz um tema configurado para funcionar junto com o Idesk, programa que insere ícones no desktop de leves gerenciadores como o Fluxbox, e ainda habilitado o gkrellm com tema transparente. O menu de atalhos e comandos também é transparente.

Se você tiver pouca memória ou o uso do GoblinX estiver muito lento, use o comando lowmem para iniciar o Fluxbox com o mínimo de aplicativos, o que consumirá apenas 42MB de memória RAM, incluindo a memória usada pelo X e pelo Fluxbox.

e. Enlightenment:

Um gerenciador diferente dos demais por ter um interface onde quase tudo é possível, desde de simplificá-lo como utilizá-lo no limite. É acessado através dos comandos goe ou safee. Utiliza um pager para a mudança entre áreas de trabalho, diversos menus acessados com toques em diferentes butões do mouse, além de um iconificador, que serve para iconificar, ou seja, mostrar um ícone para cada janela minimizada. É configurado com um tema do gkrellm específico e também é bastante configurável permitindo diferentes soluções. Possui uma barra de atalhos bem interessante e que funciona de modo diferente no alto da página, que também serve para acessar janelas e áreas de trabalho.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sobre o GoblinX
   2. Sobre o GoblinX 1.1
   3. Conseguindo o GoblinX
   4. Iniciando o GoblinX
   5. Ambientes de uso
   6. Gerenciadores de janelas
   7. Instalando no disco rígido
   8. Conclusão
Outros artigos deste autor

LiveCDs versus D.Q.R.E.Cs

GoblinX: Um live-cd baseado no Slackware

Logrotate, uma importante ferramenta de administração dos logs do sistema

Sobre o GoblinX 1.3: diferencial e qualidades

Leitura recomendada

OpenLDAP: a chave é a centralização

Bacula + Webacula + Bacula-web + bat no CentOS 6.3

Projeto OpenFarm

GRIVE - Google Drive Linux (Grátis)

Tutorial: Jabber com OpenFIRE

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Grobsch em 05/04/2005 - 15:09h

Bom amigos, a versão 1.1 foi lançada há quase um mês...
Espero que gostem do artigo e da nova versão...
Neste meio tempo foi criado um fórum < http://forum.goblinx.com.br > para os usuários, lançado o goblixlive e incluído alguns módulos para donwload, bem como alguns tutoriais...
Apenas acrescento que o GoblinX ainda é GPL... K=° ]

Abs

Para baixar a ISO:
FTP: ftp://ftp.las.ic.unicamp.br/pub/goblinx/GoblinX-1.1/GoblinX-1.1.iso
BitTorrent: http://www.tlm-project.org/torrents/goblinx/GoblinX-1.1.iso.torrent
HTTP: http://mirror.slacklife.com.br/goblinx/GoblinX-1.1.iso

[2] Comentário enviado por Grobsch em 06/04/2005 - 14:28h

Bom dia, amigos usuários, estava pesquisando no google sobre o GoblinX, para ver comentários e os sites que mencionam a distro, e descobri uma enquete no site http://linuxplus.zapto.org sobre qual o livecd favorito dos usuários...
Grata surpresa foi ver que o GoblinX lidera a enquete com 23,2% dos votos computados, ou seja, oitenta e seis votos em trezentos e setenta.
Legal, dando mostras que vem crescendo e caindo no gosto popular.

Abs

[3] Comentário enviado por ulbj05 em 10/01/2006 - 13:01h

Muito bom o artigo!!! Parabéns!!!

Eu não conhecia esta distro. Sou usuário do Kurumin e além desta eu conhecia somente o Ubuntu. Legal ver que a comunidade está trabalhando para fornecer um produto de qualidade para todos nós mesmo!!! Vou ver se baixo a ISO para testar o Live-CD aqui em casa. Depois de eu testar eu falo aqui o que achei...mas já posso adiantar...que pelo que li no seu artigo...só vou ter o que elogiar esta distro!!!

Falou!!!

[4] Comentário enviado por removido em 23/11/2006 - 10:37h

parabens,otimo artigo


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts