Esta página é um tipo de "brinde", algo extra: vamos mostrar como usar um
DVD+R(W) no SystemRescueCd. Isto por vezes pode ser necessário, pois o SystemRescueCd é um sistema voltado para recuperação/restauração. Portanto, tarefas como backup podem ser comuns.
Aqui veremos como queimar um DVD de dentro do livecd. Isto permite queimar o DVD sem fazer primeiro uma cópia dos dados no disco rígido. Isto será preciso, por exemplo, se usarmos o Partimage, pois ele não grava no CD/DVD: é preciso primeiro salvar uma imagem no disco rígido para depois gravar a imagem na mídia. Mas usando o que veremos aqui, não será preciso usar espaço livre no hd. O procedimento funcionará com mídias DVD+RW.
Primeiro Passo: boot correto
Muitos computadores possuem apenas um drive de CD/DVD. Se é o seu caso, você provavelmente fará o boot da máquina usando esse drive e terá um problema para queimar o disco. Portanto, para contornar esse problema, use a opção de boot "docache". Isso fará que o SystemRescueCd vá para a memória - é preciso no mínimo 256 Mb. Após o boot com essa opção, podemos ejetar o CD e o drive ficará livre.
Segundo Passo: formatar a mídia
Antes de prosseguirmos, precisamos saber onde está o drive em nosso sistema. Se você não faz a mínima idéia, use o comando l -l /dev/cd*:
ls -l /dev/cd*
lrwxrwxrwx 1 root root 5 Aug 21 2008 /dev/cdrom1 -> hdc
lrwxrwxrwx 1 root root 5 Aug 21 2008 /dev/cdrw1 -> hdc
A saída acima mostra que devemos usar /dev/hdc como o dispositivo para o CD/DVD.
Para formatar o disco, use o comando abaixo:
# dvd+rw-format -force=full /dev/hdc
Aqui tenha um pouco de paciência... esse passo pode demorar um pouco.
Passo 3: Preparar o sistema de arquivos
Depois de formatado, vamos preparar o sistema de arquivos no disco:
# mkudffs --lvid="dvd-backup" --udfrev=0x0150 /dev/hdc
Você pode adicionar suas próprias opções, mas tenha certeza do que está fazendo.
Passo 4: montando o disco e copiando os arquivos
Agora que a mídia está formatada corretamente, podemos tentar montar no modo leitura-escrita. Claro, devemos criar um ponto de montagem antes:
# mkdir -p /mnt/disc
# mount -t udf -o rw,noatime /dev/hdd /mnt/disc
Já podemos gravar nossos arquivos em /mnt/disc como gravaríamos em uma partição do disco rígido, apenas tomando o cuidado de não ultrapassar o espaço disponível no disco (algo em torno de 4.7 Gb para um disco simples). A gravação dos dados será lenta: lembre que não estaremos trabalhando com o disco rígido, e sim com uma mídia portátil.
Veja como isso pode ser útil: se quisermos usar o Partimage para salvar uma partição do disco, podemos usar o simples comando:
# partimage -z1 save /dev/sda1 /mnt/disc/image-do-sda1.pi
Quando terminar de copiar o que quiser, devemos desmontar o disco e rodar sync para forçar os dados serem escritos fisicamente:
# umount /mnt/disc
# sync
Conclusão
É isso aí pessoal apaixonado por
Linux! Mais um artigo. Qualquer informação sobre tópicos avançados no uso do SystemRescueCd, visite o site oficial do projeto
SystemRescueCd. Lá há muitas instruções extremamente úteis no uso dessa incrível distribuição.