Trabalhando com mala direta no OpenOffice

Veja como é fácil trabalhar com banco de dados no OpenOffice. Nesse artigo, rico em ilustrações, descobriremos como criar um banco de dados dBase para cadastrar alunos da universidade XPTO.

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Por: Rubens Júnior em 07/03/2005


Inserindo dados



Com a tabela já criada contendo todos os ítens necessários, basta agora inserir os dados específicos a cada ítem. Faremos isso diretamente na tabela.

Inserindo dados diretamente na tabela


O primeiro passo será pressionar a tecla F4 para abrir a janela Fonte de dados, onde estará localizada a Tabela. Ao lado aparecerão todos os campos. Em nosso caso, aparecerão: Aluno, Período, Curso, Unidade, Endereço, Cidade, Estado e Cep.


Figura 5 - Exibição dos dados da tabela

A inserção de dados nos campos é feita de uma forma bastante simples. Primeiramente posicione o cursor em qualquer um dos campos e digite um dado, note que ao começar a digitar aparecerá automaticamente uma nova linha abaixo da qual se está digitando. Este procedimento poderá ser repetido toda vez que você quiser inserir novos dados no banco de dados ou, ainda, modificar os dados já existentes. Para alterar algum ítem basta clicar sobre ele e digitar a nova referencia.


Figura 6 - Inserindo itens na tabela

Para inserir campos no documento, clique sobre o retângulo anterior aos campos, selecionando assim toda a linha, agora basta segurar o botão do mouse e arrastar até o local especificado no texto. como na figura a seguir.


Figura 7 - Transferindo dados do banco de dados para o documento

Uma janela será aberta, nela há opções de exibição dos dados como: Tabela, Campos e Texto. Veremos como funciona cada um deles.

Tabela: O modelo de exibição em modo Tabela irá inserir no texto uma tabela contendo todas os dados referentes as colunas selecionadas. Esta seleção se faz da seguinte forma: Primeiro selecione o campo e clique em um dos botões ao lado direito, veja suas definições:
  • ">>" - Este botão insere todos os campos;
  • ">" - Insere apenas o campo selecionado;
  • "<" - Retira um campo;
  • "<<" - Retira todos os campos inseridos.


Figura 8 - Visualização em forma de Tabela

Após selecionar os campos desejados, clique em OK. Todos os dados relativos aos campos selecionados serão inseridos em forma de tabela.

Campos: O modelo de exibição em modo Campos irá inserir no texto os campos contendo todos os dados referentes aos ítens selecionados. Esta seleção se faz da seguinte forma: Primeiro selecione o campo e clique no botão ">," irá inserir apenas o campo selecionado na caixa ao lado, podendo ser inseridos quantos campos desejar, até mesmo repetí-los.


Figura 9 - Visualização em forma de Campos

Após selecionar os campos desejados, clique em OK. Todos os campos selecionados serão inseridos no documento.

Texto: O modelo de exibição em modo Texto irá inserir no texto os campos contendo todos os dados referentes aos ítens selecionados, sendo possível inserir textos anexos aos dados. Esta seleção se faz da seguinte forma: Primeiro selecione o campo e clique no botão ">," irá inserir apenas o campo selecionado na caixa ao lado, mas pode ser inseridos quantos campos desejar, até mesmo repeti-los.


Figura 10 - Visualização em forma de Texto

Os campos serão distinguidos pelos sinais de "<" ">", o exemplo a seguir aparecerá no documento da seguinte forma:

Exemplo:

Aluno: Miguel, Cidade: Guarapari


Figura 11 - Agrupamento de textos aos dados do banco de dados

Após selecionar os campos desejados, clique em OK. Todos os campos selecionados serão inseridos no documento.

Pronto, agora você já sabe como trabalhar no OpenOffice utilizando Mala Direta. Até o próximo artigo!!!

Abraços,
Rubens Jr. (Rubão)

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Páginas do artigo
   1. Primeiros passos
   2. Criação das tabelas
   3. Inserindo dados
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Comentários
[1] Comentário enviado por HAlves em 18/11/2006 - 00:31h

muito boa essa dica, farei bom uso dela

[2] Comentário enviado por joao.rodrigues em 07/05/2007 - 17:19h

No meu open office não tem a opção Ferramentas - Fonte de dados

[3] Comentário enviado por joao.rodrigues em 07/05/2007 - 17:20h

O meu OpenOffice não tem a opção Ferramentas - Fonte de dados

O que preciso fazer?

[4] Comentário enviado por BlackWidow em 11/06/2007 - 16:06h

Como inserir um novo campo já com a tabela criada que servirá de banco de dados para mala-direta no writer openoffice ?

[5] Comentário enviado por BlackWidow em 14/06/2007 - 16:47h

Como inserir um novo rótulo de dados à tabela já em uso que serve como base de dados para mala-direta no writer?

[6] Comentário enviado por BlackWidow em 14/06/2007 - 17:05h

Como devo proceder para, digamos, ativar a janela " Administração das fontes de dados " ? Pois ela nem sequer aparecer após eu pressionar a tecla F4 quando estou usando o Writer para usar ou criar uma mala-direta, mas a Fonte de dados aparece, só que numa configuração totalmente diferente do que é mostrado nesta explicação introdutória.

[7] Comentário enviado por thornbush em 06/10/2011 - 20:23h

Tentei durante toda esta semana fazer uma mala direta em meu sistema Linux.
No OpenOffice, encontrei os problemas comentados acima e para as resolver fiz buscas em português, inglês, espanhol e francês, sem sucesso.
Também procurei resolver o problema com o Abiword, Shell Script e Basic(destes últimos buscava um modelo de script)
Por fim, pude resolver o problema com o Abiword, que por agora é a minha opção para mala direta.
Para fazer a mala direta usando o Abiword, faça sua fonte de dados em um arquivo .csv (pode fazer no openoffice calc ou gnumeric e salvar como csv), escreva o "documento mestre" e, no terminal, execute o comando:
# abiword -m file.csv --to=txt --to=mailing.txt file.abw
Se preferir, pode gerar também em post script:
# abiword -m file.csv --to=ps --to=mailing.ps file.abw
http://www.forumdebian.com.br/topico-mala-direta-em-linux-com-abiword


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