Neste artigo você confere como deixar o Windows mais parecido com o Linux ou até mesmo substituir sua interface padrão pelos ambientes GNOME ou KDE. Muitas vezes a força do destino pode levá-lo a trabalhar um local onde só é permitido o uso de Windows, mas você não vai deixar de rodar "Linux" por causa disso, vai?
Esta parte é dedicada aos usuários que sentem falta de alguns aplicativos
Linux, tais como GIMP, Gaim, Vim, Abiword,
Mozilla, OpenOffice, Sylpheed entre outros. Todos eles
possuem versões para Windows - algumas vezes as mesmas encontram-se para
download na página oficial do programa.
Um fator decisivo para o porte destes programas para a plataforma Windows
foi o desenvolvimento de uma versão win32 da biblioteca de desenvolvimento
GTK. Uma vez feito isso ficou fácil para os desenvolvedores lançarem versões
de seus aplicativos GTK para o sistema da Microsoft.
Siga este link (http://www.dropline.net/gtk/)
para fazer o download das bibliotecas runtime do GTK para o ambiente Windows.
A seguir você encontra uma lista com os links de alguns dos programas do
ambiente GNOME disponíveis para Windows:
O Vim, um dos mais populares editores do mundo Linux, também tem sua
versão para Windows. Imbatível no quesito flexibilidade, o Vim, para quem está
acostumado, torna muito mais fácil a arte de programar - muito mais do que
qualquer Visual Studio da vida. O link para download do Vim para
Windows é: http://www.vim.org/download.php#pc.
E o que seria de um desktop Linux sem o GKrellM? Neste link
(http://bill.nalens.com/gkrellm.htm)
você encontra uma versão win32 do famoso monitor de desempenho do sistema.
Outras escolhas são um pouco óbvias, mas não podem ficar de fora. OpenOffice
(http://www.openoffice.org) e a família do
navegador Mozilla (http://www.mozilla.org -
incluindo Firefox, Thunderbird e cia.) também têm suas versões para
Windows. Ambos já se encontram em estágios bem avançados e não deixam nada a desejar
com a relação a seus "concorrentes", Microsoft Office e Internet Explorer,
respectivamente. O OpenOffice, aliás, se entende muito bem com a suíte de
aplicativos para escritório da Microsoft. Enquanto isso o Mozilla já traz suporte
aos plugins mais comuns e apresenta uma renderização melhor e mais eficiente do que o
Explorer. Não tem mais desculpa pra não utilizar estes aplicativos.
Vale lembrar também os aplicativos desenvolvidos em Java, freqüentemente
utilizados no Linux, como a IDE Eclipse (http://www.eclipse.org)
e o P2P Limewire (http://www.limewire.com).
Neste caso é só ter uma virtual machine instalada e correr para o abraço.
OK, já instalei todos os meus aplicativos, mas o Windows continua com cara de Windows!
Para quem usa Windows XP, este traz suporte a temas. Ícones do GNOME e o tradicional
tema Bluecurve, por exemplo, podem ser instalados facilmente, como vocês
podem ver neste screenshot:
Segue aqui o link para alguns temas Linux portados para Windows (baste descompactar
os arquivos no diretório C:\WINDOWS\Resources\Themes ou
C:\WINDOWS\Resources\Icons):
[3] Comentário enviado por y2h4ck em 20/05/2004 - 08:24h
Antigamente eu usava o Cygwin32 num servidor de um pessoa que precisava rodar o Squid e o Apache ... porem nao poderiam abrir mao do seu Win2k porque tinham licensa comprada do mesmo ... do Banco de dados SQL Server 2000 e do Software de tecnologia empregada.
Portanto utilizar somente linux estava fora de cogitação. Como so tinham uma maquina para servidor ... rodei o Squid e o Apache com o Cygwin e os mesmos funcionaram perfeitamente :)
[5] Comentário enviado por jeffestanislau em 20/05/2004 - 11:47h
Fala Davi....
Muito interessante este artigo... apesar de ser a favor da migração total para linux ou pelo menos o dual-boot, no qual faz a pessoa quanto estiver mexendo no linux só pensar em linux... gostei muito a título de curiosidade.... e como o y2h4ck disse, as vezes pode ser a saída para uma solução que não gostamos, mais que o cliente se sente satisfeito...
[7] Comentário enviado por fabio em 20/05/2004 - 12:59h
cvs, não entendi o por quê do "sem noção". Não devemos manter posições radicais sobre nada, em aspecto algum, seja na vida profissional ou pessoal.
Coloque-se na seguinte situação: você é Linux-maníaco e daqueles que vive postando em fóruns: "sl4ck 0wnZ, sl4ck r0x huihaihahui". Beleza, muito admirável seu estilo de vida, mas você não ganha um centavo por ser fã extremista de Linux.
Sua família entra em crise financeira e você recebe uma proposta de trabalho ótima, que vai tirar a turma do buraco, porém você precisa trabalhar somente com servidores Windows, rede homegênea.
O que você vai fazer? Dizer para o entrevistador: "man0w, sl4ck ownZ, eu sou s1n1stro, entaum vamo formata as parada ae e lascah l1nuX ow entaum eu num trampo ae na sua firma" ou aceitar a oportunidade de emprego, ganhar seu pão, colocar o Windows com a cara do Linux e começar a mostrar para seu chefe que o Linux vale à pena.
Por exemplo, Windows com look and feel Linux. Instalou Gnome, Mozilla, Evolution, Open Office. Mete um servidor web + proxy rodando cygwin e vai quebrando as barreiras que os gerentes de TI criam sobre novas tecnologias. Em pouco tempo você terá seus servidores Slack instalados no parque de máquinas da empresa.
O que vale mais à pena, ser radical ou político?
Essas idéias de que "Windows não rola" e "Slack is the best" não acrescentam em nada. Eu detesto Windows e adoro Slack (mais ainda Debian), mas se tiver de trabalhar com Windows num projeto interessante ou tiver de usar Conectiva Linux, vou fazer com prazer.
[11] Comentário enviado por birilo em 20/05/2004 - 17:41h
"ou se tiver de usar Conectiva Linux" - Huahauhuahua.... Certa vez me perguntaram: "Porque você usa Debian e não conectiva"? Humildemente respondi: "Porque não consegui instalar o Conectiva"..... A males que vem para o bem....
Quando eu tava trabalhando, os caras queriam rodar POSTGRE SQL no Windows. Nisso, acharam uma empresa que distribuia o PostG pra windows. 600 pila.... Meu chefe comprou. Adivinha o que veio? CYWIN com PostGreeSQL pra linux mesmo.... HAHAHAHA... Eu, como não queria queimar a minha cara, fiquei queto.... Hoje a empresa está fechada por problemas financeiros.... Hoje eu entendo porque.... =)
A titulo de curiosidade, o PostgreSql funcionou com perfeição.... Foi mais difícil instalar PHP no IIS, do que PostGreSql no CYWIN...
[14] Comentário enviado por deathbird1981 em 21/05/2004 - 16:51h
Engraçado como são as coisas, já sabia do cygwin a muito tempo e só depois de ler este artigo é que parei para pensar...tenho um projeto na Escola Técnica de Brasília (ETB) sobre software livre, para implementação e ensinamento, a escola é toda Windows e estavamos pensando em pedir um dual boot, só que pode ser usado o cygwin antes para mostrar ao pessoal que GNU/LINUX tem todas as ferramentas que precisam, além disso rodando no Windows (por enquanto, depois de descontaminar a mentes dos professores iremos por a escola totalmente em GNU/LINUX :)))). Até mais.
Obs.: Tanto faz LINUX ou GNU/LINUX, o importante é tirar a Microsoft da escola. :)))
[17] Comentário enviado por lordicarus em 18/06/2004 - 01:29h
Interessante a matéria, eu mudei o jeitão do winXP para KDE, e ficou legal ter o windows na pele de uma iterface grafica linux.
E apenas no embalo Fabio, concordo com suas palavras, e resalto, que muitas pessoas, falam sobre linux, que é o melhor, o mais "rox", etc etc, mas geralmente, embalados pela boca dos outros, infelizmente isso é verdade. Acredito eu que, tanto o windows, como linux, ou outro SO, não venha a ser exatamente, o the best no mundo da informatica. Cada um tem seus prós e contras, e nós devemos nos ambientar com todos, pois, independente de seu gosto pessoal, tente ver suas necessidades profissionais. Windows tem suas falhas (e muitas), mas sera por muito tempo, muito util a todos nos, bem como o Linux, que atingiu um grande ponto de confiabilidade e utilização no geral, mas ainda faltam coisas, e assim outros SO. Até mesmo o da Xerox, tem suas vantagens e desvantagens.
[19] Comentário enviado por ice2642 em 15/07/2004 - 01:40h
Instalei o kde 3 e cygwin e funcionou direitinho, só que o lance de startx -multwindow , -winclip , etc. no script bat nao funcionou, sera que é devido a alguma mudança de versão ? peguei a ultima que esta no sourceforge.
[21] Comentário enviado por rene em 12/02/2005 - 01:33h
Muito bom o artigo, porém ainda acredito que a melhor forma de migração para o Linux é instalá-lo em dual boot e suar a camisa!!!!!!
Afinal, tudo que é "mais difícil" (Linux geralmente parece muito dificil para quem é iniciante) se torna muito bom e gratificante no final, quando conseguimos desvendar um novo mundo.....
Quem nunca ficou feliz por conseguir compilar e rodar seu olá mundo no linux, instalar os programas, ver o X rodando... conectar na internet... quem nunca sorriu e sentiu-se orgulhoso com seu primeiro script.... ou então recompilando o kernel!!!!!
Isso até pode ser feito no Linux emulado, porém não foi, não é e nunca será a mesma coisa que o verdadeiro pingüim.....
Mas valeu pelo trabalho, muito bem escrito, NOTA 10!!!!
[24] Comentário enviado por gabrield em 27/11/2005 - 17:17h
Show de Bola!
Até que enfim eu encontrei alguma coisa legal pra fazer aki no meu Win2k, até porque eu só tenho instalado aqui em casa por causa do meu pai, porque ele não gosta de Linux, mas agora ele vai ser obrigado a usar o Win2k "linuxizado", e quando eu abrir o windows, não vou sentir tanti nojo de usar aquilo, se bem que quase nem uso, a uns 2 ou 3 meses, prefiro meu kurumin!
[29] Comentário enviado por cycne em 22/08/2006 - 19:51h
Antes de qualquer coisa quero dizer q valeu a intençao do artigo.. mas vai a minha sincera opnião sobre isso: RIDICULO , AQUI É LUGAR PRA ARTIGOS SOBRE LINUX E NAO SOBRE COMO DEIXAR O EU RUINDOWS MENOS FEIO....... RIDICULO, RIDICULO, RIDICULO!!! RUINDOWS E CYGWIN...... O QUE É AGORA? INVERTEMOS DE PAPEL? VAMOS INCENTIVAR OS USUARIOS LINUX A USAREM O WINDOWS PQ O WINDOWS TB RODA PROGRAMAS DO LINUX???? AFFE.... A CADA DIA O MUNDO ESTÁ PIOR!!!
[30] Comentário enviado por ninjaquitite em 01/09/2006 - 09:12h
Caro amigo cycne, entendo sua situação, mas também gostaria de colocar a nossa. Sou um iniciante no Linux e todos tem seu inicio e a transição ela pode sim ser complexa a principio. Estou aderindo a causa Linux, não somente por ser melhor, mas também por uma causa social, contra o monopólio Gates e estes tutoriais ajudam demais nesse processo, pois nós, iniciantes ainda não conseguimos fazer tudo no Linux. Entendo sua posição, mas você foi muito agressivo com o amigo acima. Na boa, pense nisso, pense no seu principio no Linux...
[31] Comentário enviado por ninjaquitite em 01/09/2006 - 09:18h
Eis aí uma ótima discussão aberta, "O processo de transição windows/Linux", como facilitar a vida das pessoas com relação a isso?
Como os foruns podem contribuir não só na aplicação, mas também na concientização social a favor do Linux?
Não sei a visão dos amigos, mas vi o Linux não como um sistema operacional, mas como um projeto social mundial que consegue unir diveras comunidades.
[32] Comentário enviado por everton3x em 29/01/2008 - 11:32h
Primeiramente, ótimo artigo....
Segundamente, é o radicalismo que alimenta o conflito entre israelenses e palestinos.
Terceiramente, se não me engano, existe uma versão do KDE para windows, só não testei ainda por falta de Windows..... acho que é em http://windows.kde.org/