True3D*Shell: Um shell 3D e futurista para o seu GNU/Linux

Vale a pena conhecer este projeto, o True 3D Shell tem como principal objetivo oferecer uma interface 3D para navegação no sistema de arquivos. Existem planos para implementar o recurso de reconhecimento de imagens para interpretar o reconhecimento da mão diante uma webcam.

[ Hits: 33.268 ]

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 01/08/2007 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Download, compilação, instalação e dicas do sistema



Download e instalação do sistema:

A instalação a partir do código fonte deve ser executada após o download dos pacotes abaixo:

dotconfpp-0.0.5.tar.gz
http://voodoo.com.ua/dotconfpp.html

mq4cpp-1.16.tar.bz2
http://www.sixtyfourbit.org/mq4cpp.htm

3dshell_v1.4.zip
http://www.sixtyfourbit.org/3dshell.htm

freeglut-2.4.0.tar.gz
http://freeglut.sourceforge.net/

lib3ds-1.3.0.zip
http://lib3ds.sourceforge.net/

As principais tecnologias:
  • OpenGL e FreeGlut toolkit: Utilizado na produção de gráficos 3D.
  • MQ4CPP toolkit: Recurso de comunicação entre threads e processos remotos.
  • lib3DS toolkit: Trabalha com arquivos criados pelo 3D Studio da AutoDesk.
  • DOTCONF++: Utilizado para ler os arquivos de configuração .conf.

Instalação a partir do código fonte:

Após o download de todos os pacotes, crie a pasta src e descompacte o pacote 3dshell_vXXX.zip.

$ mkdir src
$ cd src
$ unzip ../3dshell_v1.4.zip


Descompactando e compilando o pacote freeglut:

$ tar -zxvf ../freeglut-2.4.0.tar.gz
$ cd freeglut-2.4.0/
$ ./configure
$ make
$ cd ..


Descompactando e compilando o pacote mq4cpp:

$ tar -jxvf ../mq4cpp-1.16.tar.bz2
$ cd mq4cpp-1.16
$ ./configure
$ make
$ cd ..


Descompactando e compilando o pacote lib3ds:

$ unzip ../lib3ds-1.3.0.zip
$ cd lib3ds-1.3.0/
$ ./configure
$ make
$ cd ..


E finalmente a compilação do 3Dshell. Apenas execute o comando make na pasta src se todos os passo acima foram concluídos com sucesso.

$ make

Instalação a partir dos binários:

Caso ocorra algum problema durante a compilação do código fonte ou você não tem tempo para baixar e compilar todos os pacotes ou realmente está com preguiça assumida (acontece) e pretende ver o projeto em funcionamento, sugiro baixar os pacotes pré-compilados nos links abaixo:

Windows 2000, XP e Server 2003 (32 bits)
http://www.sixtyfourbit.org/Download/3dshell_XP_v1.3.zip

Windows XP e Server 2003 (64 bits):
http://www.sixtyfourbit.org/Download/3dshell_XP_64_v1.2.zip

Linux para kernel >= 2.4.21 (32 bits):
http://www.sixtyfourbit.org/Download/3dshell_RHES3_v1.3.zip

Linux para kernel >= 2.6.9 (64 bits):
http://www.sixtyfourbit.org/Download/3dshell_RHEL4_64_v1.2.zip

Após o download, basta criar uma pasta e descompactar o pacote com o comando unzip e logo após executar o programa 3dshell.bin e pronto!

$ mkdir run
$ cd run
$ unzip ../3dshell_RHES3_v1.3.zip
Archive:  ../3dshell_RHES3_v1.3.zip
  inflating: 3dserver.conf
  inflating: 3dshell.bin
  inflating: 3dshell.conf
   creating: docs/
  inflating: docs/True3DShellPresentation.pdf
  inflating: docs/True3DShellUserManual.pdf
   creating: meshes/
  inflating: meshes/AvatarIndicate.3ds
  inflating: meshes/AvatarLeave.3ds
  inflating: meshes/AvatarTake.3ds
  inflating: meshes/Book.bmp
  inflating: meshes/BOOKS.3DS
  inflating: meshes/C64CHIP.3DS
  inflating: meshes/CLOSEDGATE.3DS
  inflating: meshes/GateClose.3ds
  inflating: meshes/GateOpen.3ds
  inflating: meshes/HAMMER.3DS
  inflating: meshes/HEART.3DS
  inflating: meshes/Lagoon.bmp
  inflating: meshes/Neptune.bmp
  inflating: meshes/OPENEDGATE.3DS
  inflating: meshes/PADLOCK.3DS
  inflating: meshes/SDISH.3DS
$ ./3dshell.bin

O arquivo 3Dshell.conf

Acho importante mencionar sobre alguns parâmetros do arquivo 3dshell.conf. Este arquivo contém parâmetros e variáveis de configuração que impacta no comportamento do 3Dshell.

Exibir em janela ou tela cheia a interface de navegação:

FullScreen=No/Yes

Abrindo documento com o programa Kate:

<Documents>
   IDSelected=0
   IDUnselected=0
   Map="doc;txt;rtf;wps;pdf;ppt;xls;cvs;java;c;cc;cpp;h;hpp;ppt;pps;cfg;conf;mak;"
   TitleColor="0 255 0"
   Executable="kate"
</Documents>

Utilizando o MPLAYER com arquivos multimídia:

<Multimedia>
   IDSelected=3
   IDUnselected=3
   Map="mp3;mid;mpeg;mpg;wmv;mov;jpeg;jpg;gif;bmp;ico;"
   TitleColor="0 255 0"
   Executable="mplayer"
</Multimedia>

Bom, acho que com as informações deste documento é o suficiente para brincar... Bom divertimento e seja livre, USE LINUX...

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Visão geral
   2. Download, compilação, instalação e dicas do sistema
Outros artigos deste autor

Como tornar-se um membro da comunidade Linux

Leitor de impressão digital Futronic FS80 no Linux

MrProject: O gerenciador de projetos (MSProject) para Linux

Acesso aos recursos compartilhados de sua rede Microsoft ou Samba via HTTP

Programe em Python no jogo Minecraft com seu filho ou sozinho

Leitura recomendada

Composição por anexação e o Gimp

Um método para a construção da interface gráfica MATE no Slackware

Soltando raios com Inkscape

O Organo Abstrato e o GIMP

Exiv2 - Manipulando Metadados de Arquivos de Imagens

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fdavid em 01/08/2007 - 10:15h

Um artigo desses só podia ser do Cabelo mesmo.

[2] Comentário enviado por randra em 01/08/2007 - 10:15h

Pow cabelo seu nerd, tu manda muito!

Parabéns.


.Um Abraço!

[3] Comentário enviado por glaudiston em 01/08/2007 - 13:43h

mas já existe alguma detecção pela webcam? ou data prevista para isto?

[4] Comentário enviado por pogo em 01/08/2007 - 14:33h

eu pelo menos não ia gostar muito de usar o shell assim não hehe parece ser meio improdutivo. talvez quando implementarem a detecção pela webcam isso melhore.

mas de qualquer jeito, boa descoberta hehe :)

[]'s

[5] Comentário enviado por kidoidera em 01/08/2007 - 15:03h

também estou interessado em saber se já exite a integração com webcam, sera muito interessante este tipo de integração e acredito que é algo qu einovara muito a maneira de interagir com um sistema operacional e tornara ainda mais estimulativo para que novos adeptos ao linux.

[6] Comentário enviado por GilsonDeElt em 01/08/2007 - 16:48h

Muito doido!
Vlw cabelo,
cê é um cara!

P.S.: qualquer dia desses eu testo, antes eu tenho que instalar meu Slack 12 e ver se ele detecta meu vídeo...

[7] Comentário enviado por cwars em 02/08/2007 - 09:02h

Creio que não seja a Web Cam que rastreia o movimento mas sim o software, para entender isso der uma olhada no diagrama deste artigo: o que a web cam faz é apenas pegar a imagem enquanto que o programa pega essa imagem gerada e faz uma leitura da mesma (se repararem você escolhe entre três tipos de posições da mão) dessa forma é registrado a forma da mão e executada a função.

Mas sinceramente não entendir o motivo de terem feito isso para Windows, para mim isso é mais útil para para Linux e BSDs cia, mas windows? nem o cygwind é útil no Windows.

[8] Comentário enviado por FireBird em 02/08/2007 - 09:12h

caralho... MUITO LOUCO... Instalei aqui...Ficou um cadin pesado na minha máquina, mas é porque ela é meio capenga...

Cara... Voce manda muito bem...Parabéns por esse e por todos os outros artigos...
Puts...

[9] Comentário enviado por engos em 02/08/2007 - 10:51h

Apesar de todos os seus artigos serem bem interessantes, esse é o que mais me chamou a atenção, por se tratar de algo onde dificilmente alguem vai se quer pensar em existir.

Parabéns por continuar a nos trazer novidades.

[10] Comentário enviado por marcio68almeida em 02/08/2007 - 11:15h

Por que não tem para Debian ???

[11] Comentário enviado por cwars em 02/08/2007 - 12:01h

Uma duvida, isso é realmente independente do X11 feito o bash?

Pois se for isso é a coisa mais revolucionária que já vi, realmente um shell futurista...

Já me basta o brasileiro que conseguiu fazer um computador ser controlado via pensamento oO, quem quiser saber mais procura por Miguel Nicoleli no google ou no IDG Now...

[12] Comentário enviado por tenchi em 02/08/2007 - 13:32h

Deve ser legal usar um negócio desse com um controle tipo o do Wii...

Como sempre, os artigos do Cabelo são os melhores...

[13] Comentário enviado por tuxSoares em 02/08/2007 - 23:21h

Eh bem interessante mesmo, daqui a pouco estarão tirando da ficsão os tais dos ologramas também! rs

Grande abraco a todos e parabens pelo artigo.

[14] Comentário enviado por marcus-rj em 04/08/2007 - 17:10h

Ao ler o artigo eu achei muito interessante, mas após instalar no meu computador achei super sem graça. Nao sei se eu nao estou sabendo usar isso, mas a impressão que eu tive é que a operabilidade disso é absurda de estranha.
Acho improvável ou impossível alguém utilizar isso por mais de cinco minutos. Só é bonito mesmo para ver no youtube.

Mas achei o artigo muito bacana, valeu pela iniciativa. Bom poder conhecer eses produtos, só enriquece o contéudo do vivaolinux.

Abs!

[15] Comentário enviado por removido em 19/12/2010 - 13:38h

legal bonito apesar de inutil,ainda prefiro o shell original,da conta do recado.apesar de ser um conceito original.

[16] Comentário enviado por badboy15 em 10/06/2012 - 21:31h

Legal, mas ainda tem que evoluir muito!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts