Ubuntu Minimal é uma distribuição
Linux, ele tem todo o núcleo do Ubuntu, mas sem interface gráfica, programas adicionais (navegadores de internet e programas de escritório por exemplo),etc. Fazendo que seu arquivo ISO fique com, por volta, de 60 MB.
O Ubuntu Minimal é muito utilizado em servidores, pois ele apenas tem as aplicações e recursos mínimos para o sistema funcionar, mas este artigo não é sobre a utilização do Ubuntu Minimal em servidores, mas sim da utilização do Ubuntu Minimal por usuários comuns, e até mesmo você.
Como posso colocar o Ubuntu Minimal no meu uso diário?
O Ubuntu Minimal é um sistema voltado para servidores, mas ele pode facilmente ser colocado no uso normal de um usuário, pois sua instalação, que será melhor descrita daqui a pouco, pode ser extremamente personalizada. Há uma parte da instalação do Ubuntu Minimal em que é pedido ao usuário que ele escolha quais pacotes serão instalados, todos esses pacotes estão em uma lista, todos esses pacotes são instalados de maneira simples, não necessitando de uma instalação manual, como se fosse em um Arch Linux, por exemplo.
Irei discorrer um pouco sobre a minha personalização do meu Ubuntu Minimal, para mostrar a você, leitor, o quão poderoso pode ser o Ubuntu Minimal para criar um sistema com a "sua cara"!
Personalização do meu Ubuntu Minimal
O meu Ubuntu Minimal está configurado com duas "interfaces gráficas", um KDE e um I3 WM, assim, no meu uso normal utilizo o KDE e quando preciso de muito processamento ou memória RAM, uso o I3, que é bem mais leve, além disso, na própria instalação do Ubuntu Minimal já instalei o LAMP, que é um pacote que junta o Apache, MySQL e PHP, assim posso ter um servidor em minha máquina para programar em PHP ou MySQL.
Eu não precisei instalar esses pacotes depois da instalação, por isso o Ubuntu Minimal é bem mais personalizável e prático, além de ele ser um sistema voltado para servidores, logo ele é bem mais estável, pois é uma LTS 18.04 (na data de escrita do artigo), dessa forma há uma menor chance de ocorrerem erros críticos no sistema.
Mas o importante não é saber como eu personalizei o meu Ubuntu Minimal, o objetivo é que você instale e personalize o sistema, por isso irei dar as instruções para instalá-lo.