"Usando" 2 Slackwares instalados no mesmo HD - O problema: vmlinuz

Bem, se você tem curiosidade de experimentar uma nova versão do Slackware e não tem certeza se vai dar tudo certo (sem apagar a sua distro instalada), a situação que aqui descrevo pode acontecer com você. Irei me restringir apenas a explicar como fazer com que o sistema encontre o vmlinuz de cada partição, em particular, das partições dos 2 Slacks instalados.

[ Hits: 21.053 ]

Por: lindberg em 05/07/2006


O problema



Resolvi sair de meu comodismo e finalmente instalar o Slackware mais atual, neste caso o Slack 10.2. Tive de fazer o maior backup da minha vida neste PC, levando não menos que 6 mídias virgens (pois é, não tenho gravador de DVD ainda). Após tamanho estrago, a instalação foi um sucesso.

Terminada a instalação, "restartei" pra configurar o servidor X e entrar no KDE 3.4.2. Mas qual foi minha surpresa ao tentar isto: deu erro de partição durante a inicialização do kernel. Aparecia uma janela (aquela feita de asteriscos) dizendo que a partição não foi reconhecida. Não sabia exatamente onde estava o problema, daí restartei e nada.

Esse desastre todo começa com uma palavra: LILO. Sempre eu gelo quando chega nesse doutor, pois Dr. LILO nunca fica bem instalado de primeira, daí optei por não instalar durante a instalação da nova versão, pois pensei: "ele já está instalado, daí é só voltar pra o slack 9.1" e habilitar a nova partição" e você há de concordar comigo "that this the easiest way", o caminho mais fácil.

Volto pra o Slack 9.1, ENTRO no Slack 10 via comando chroot (isso se faz pra emular o sistema que se quer trabalhar na janela na qual se dá o comando) e cá estou eu, dentro do Slack 9.1, rodando o 10 no konsole. Daí, montei o proc (mount proc /proc -t proc), pra não dar nada de errado (isso aprendi com o book do Linux From Scratch - LFS), daí com toda a audácia que me é concedida pelo Slack, RODEI o LILO "dentro" do Slack 10. Isso é, configurei o lilo de dentro do Slack10, o que pra mim não tinha diferença alguma, mas logo logo vou explicar que tem sim.

Restartei a máquina, não deu mensagem de erro e consigo entrar no 10.2 tão esperado. Configurei o "X", vi o KDE 3.4.2, tudo massa, cheio de recursos, instalei meu querido modem PCI PCtel 789 (sem nenhuma propaganda). Tudo certo, até a máquina virtual já veio instalada. Um sonho praticamente realizado. Saí do quarto aplaudindo a nova versão.

Mas qual foi a minha surpresa ao tentar voltar para o Slack 9.1 (lembrando que não havia apagado este, pois não tinha certeza de como seria o novo Slack)? Ao entrar no servidor X, o som não funcionava mais e o modem não estava mais instalado. Cara, que é isso velho? Quando consigo de um lado, estrago de outro. Tentei de todas as formas reinstalar o som e o modem, reiniciei várias vezes e nada. Daí uma lâmpada ascende e vejo qual é o problema: vmlinuz!!!!!!!!!!

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. O problema
   3. Resolvendo o problema
   4. Conclusões e pretensões
Outros artigos deste autor

Instalação do winmodem HSP56 Pctel no Slackware

Instalando e Configurando o Modem HSP56 MicroModem no RedHat 9.0

Empacotando e Instalando a versão 7.0 (alfa) do LibreOffice no SlackWare Current

Audacity - Editando áudios sem instalação

Configurando Placa Wireless Broadcom BCM43142 no SlackWare 14.2

Leitura recomendada

Asterisk - Instalação e configuração no Debian Lenny

HylaFAX + AvantFAX: Monte seu próprio servidor de fax

Instalação e configuração do Ubuntu Gusty Gibbon na linha de notebooks HP/Compaq

MSN-PROXY no CentOS 5.5 64 bits

Configuração automática (mesmo) de proxy com WPAD

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 05/07/2006 - 19:10h

um... achei que fez muito barulho pra poca coisa, mais ta valendo, muito bom

[2] Comentário enviado por rapatao em 05/07/2006 - 22:24h

mais uma vez usamos o talento pra resolver ações simples :D
poderia ter criado uma partição /boot comum para os dois sistemas, assim os vmlinuz ficariam no mesmo lugar e não geraria esse problema!
Apesar que muito pouca gente faz isso e essa sua solução vem bem a calhar em muitos casos ehhehe

[]'s

[3] Comentário enviado por jllitvay em 06/07/2006 - 07:21h

Uma solução que encontrei para esses casos do lilo, é na instalação do slackware, quando chegar na etapa de configurar o lilo,
use o modo expert e não o modo simples.
Assim voce pode definir muitos detalhes, como as partições de boot, windows, partições onde o lilo deve ser gravado, outras instalações linux...

[4] Comentário enviado por davidsonpaulo em 06/07/2006 - 09:53h

Salve Lindberg!

Veja: no seu lilo.conf, você colocou assim:

boot="/dev/hda"
lba32
prompt
timeout="30"
root=/dev/hda5
vga="791"

O problema é a opção "root=/dev/hda5", inserida no local das configurações globais. Bastava você ter comentado essa linha, pois já existe um "root=/dev/hdxx" para cada imagem do kernel. O link simbólico é, portanto, desnecessário. Renomear os kernels é necessário.

Procedimento 50% correto. Mas se funciona, tá valendo.

Abraços

[5] Comentário enviado por removido em 06/07/2006 - 11:00h

[editado]
Parece que eu e o davidsonpaulo escrevemos na mesma hora, eu perguntando e ele respondendo.

Caras, não entendo muito o LILO, mas eu queria saber sobre as opções globais desse exemplo:

boot="/dev/hda"
lba32
prompt
timeout="30"
root=/dev/hda5
vga="791"

Qual a função do comando root nessas opções globais? Eu procurei na Internet e só achei que "é opcional e se não for mencionada será usada uma configuração padrão".
Será que essa linha é que estava fazendo o lilo carregar o vmlinuz que está dentro dessa partição indicada pelo parâmetro root?

[6] Comentário enviado por davidsonpaulo em 06/07/2006 - 11:24h

A opção root serve para especificar em qual partição a imagem do kernel será encontrada. Se ela for colocada na seção de configurações globais, o LiLo vai procurar a imagem do kernel sempre na partição referida. É por isso que, no caso do Lindberg, a imagem da partição /dev/hda6 não estava sendo encontrada, porque ele estava procurando no /dev/hda5.

A opção root deve ser inserida na seção específica de cada imagem:

image=/boot/vmlinuz10
root=/dev/hda5
label=Slackware-10.2
read-only

É isso. Abraços

[7] Comentário enviado por removido em 06/07/2006 - 13:05h

também axei, muito barulho pra poca coisa! Mas pra novatos pode ser útil...
"Sou um cara acomodado", ainda por cima é a cara do Zeca Pagodinho... :) Vão te confundir hein!

Deus te abençoe!
Abraços

[8] Comentário enviado por irado em 06/07/2006 - 15:18h

bem.. já disseram o suficiente sôbre o barulho. Eu acho que falta ao colega lindbergluiz o ter estudado um pouco mais os FAQ's/HowTo's disponíveis em quase todo canto. Tenho 4 linux diferentes na minha máquina, em 3 hd's diferentes, mais uma versão recente do FreeBSD. O /home está num hd secundário. Tudo administrado pelo Lilo (o /home e o /boot pelo fstab), que não é todo êsse pavor que foi colocado. Uma partição /boot separada mantém 4 vmlinuz (vmlinuz-slack9, vmlinuz-slack10.. ) e não dá problema algum.
Para os novatos, o artigo pode dar a impressão (errônea) de que o Linux compartilhando um hd é complicado.


[9] Comentário enviado por removido em 06/07/2006 - 15:27h

Gente, depois de toda essa confusão, será que o lindbergluiz podia apagar ou editar o artigo?

Vai que alguém lê o artigo e não olha os comentários, pode ter dor de cabeça se não conhecer tanto...

[10] Comentário enviado por allanhc em 07/07/2006 - 08:08h

Bem pessoal, eu discordo de vocês um pouco pois tive que fazer o mesmo que ele aqui, porem descobri bem rapido e foi bem facil resolver.
A tempos resolvi instalar o kurumin para ver como era e não consegui fazer o meu lilo do slack chamar o kernel do kurumin, resultado... fiz o lilo do slack chamar o grgub do kurumin que estava instalado no primeiro registro da partição dele(isso foi idiota, mas só queria ver o kurumin mesmo não preocupei).
Tenho muitas partições na minha maquina e nunca quis e continuo sem querer criar uma partição só para o /boot, já apanho para as que tem aqui.
Sempre usei slack, nunca tive problemas deste tipo, mas depoisde um tempo resolvi instalar o debian e botar le pra funcionar, ai veio novamente este problema.
Como o lilo não carregou o kernel do debian na outra partição a primeira coisa que pensei fio copiar o kernel do debian para o /boot do slakc, mas antes resolvi tentar algo e coloquei no lilo o caminho da partiçao do debian montada no slack, e..... funcionou.
Hj uso o Gentoo na partição de teste(desisti do debian) e funciona da mesma forma. aqui tem o meu lilo sem os comentarios que tem nele:

# LILO configuration file
boot = /dev/hda
bitmap = /boot/boot.bmp
bmp-colors = 14,0,0,0,14,0
bmp-table = 61,15,1,3
bmp-timer = 73,29,15,0,0
prompt
timeout = 100
default = Slackware
change-rules
reset
vga=791
# End LILO global section
# Linux bootable partition config begins - Gentoo
image=/testing/boot/kernel-2.6.16-gentoo-r7
root=/dev/hda6
label = Gentoo
append="mtrr,ywrap splash=verbose,fadein,fbcon=scrollback:128K,theme:emergence CONSOLE=/dev/tty1"
read-only
# Linux bootable partition config ends
# Linux bootable partition config begins - Slackware
image = /boot/vmlinuz
root = /dev/hda5
label = Slackware
read-only
append="hdc=ide-scsi"
# Linux bootable partition config ends
# Windows bootable partition config begins - Windows no HDB
other=/dev/hdb1
label=Testing
table=/dev/hdb
map-drive=0x80
to=0x81
map-drive=0x81
to=0x80
# Windows bootable partition config ends

Para quem não quer ter o /boot em uma partição separada, nosso amigo lindbergluiz deixou aqui uma solução, que inclusive é bem simples, pareceu complicada pois ele explicou todo o processo para a solução. Quem já passou por isso não vê complicação nenhuma, e ate consegue se identificar com ele pois é explicado detalhadamente todos os passos tomados por ele e porque cada um não funcionou. Só faltou mesmo explicar que quem tem o /boot em outra part. não é necessário nada disso. Mas ele mesmo afirmou que não sabe o motivo do problema e que não entendia bem o que o Lilo fazia e deixou aberto a comentarios que pudessem esclarecer.

Eu por não ser acomodado que deixei meu lilo assim(não criei a partição para o /boot), pois se fosse acomodado teria feito o que todo mundo faz ao inves de achar a solução do meu interesse.

Eu sinceramente fiquei meio decepcionado com alguns comentarios que fazem parecer que só existe uma opção(criar a /boot em outra part.), isso sim deixa os novatos insatisfeitos, pelo menos os novatos em busca de aprendizado. Porque ao inves de receber a explicação do porque que não funciona do jeito que ele quer(se realmente não funciona) ou como fazer funcionar, recebem sempre respostas que levam a caminhos básicos, padrões e muitas das vezes restritos, e é justamente por isso que eu uso o linux, cansei de ter que me adaptar ao sistema.

Espero ter deixado claro meu ponto de vista aqui sem complicar ou criar qualquer confusão, e desculpem pelo post gigante.

Abraços.

[11] Comentário enviado por removido em 07/07/2006 - 08:20h

Alanhc, concordo com o seu ponto de vista, mas o que faz esse artigo ser polêmico é que o nosso colega usou uma opção "root" nas configurações globais e isso confundiu o lilo.

Como o davidsonpaulo já explicou, apenas remover a opção "root" da configuração global já resolveria o problema do lindbergluiz.

[12] Comentário enviado por allanhc em 07/07/2006 - 17:40h

xisberto, estas certo, Aquele "root=/dev/hda5" não deveria estar lá não, mas no meu caso não tem o root nas conf. globais e mesmo assim tive que fazer o mesmo que ele, colocar o caminho do kernel já em uma pasta montada, porem ele fez isso atrraves de um link simbolico e eu coloquei o proprio caminha.

Eu até entendo a checagem que o lilo faz ao dar o comando "#lilo" ele teria que ver o kernel para saber se esta correto, mas mesmo assim acho q tem algo estranho.

Alguem sabe dizer o porque disso?

[13] Comentário enviado por lindbergluiz em 09/07/2006 - 11:53h

Agradeço à TODOS, sem exceção!!! Assim como sou um ótimo aluno, todos vocês são ótimos professores.

Em relação à "muito barulho pra pouca coisa", sou muito detalhista e quiz que todos ficassem sabendo de cada "vígula" do processo. Foi muito estressante pra mim ter de sair descubrindo tudo aos poucos e dar a grande sacada no fim ( sacada de amador, mas pra não ter de pesquisar detalhes, fiz a gambiarra).

Uma frase resume tudo:

FOREVER LINUX.

[]'s

[14] Comentário enviado por removido em 16/07/2006 - 17:44h

Muito dez kra..
vlw..
vo tenta instala...


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts