Imagine que você é um administrador de sistemas que trabalha numa empresa de grande porte, onde existem diversos servidores críticos de clientes. É sexta-feira, dia de sair com os amigos, e exatamente hoje você recebeu um convite para uma mega festa. Você está bastante animado e decide sair do trabalho, passar em casa, tomar um banho e partir diretamente para os festejos sem perder muito tempo.
Chegando no local da festa, você encontra vários amigos, faz novas amizades e conhece algumas garotas interessantes. A festa começa a ficar animada e você começa realmente a se divertir como há muito tempo não fazia.
De repente, você recebe um telefonema da equipe de suporte da empresa onde trabalha, informando que um dos servidores
Linux mais críticos de um dos clientes está inoperante. Rapidamente, você pega seu celular que possui um cliente SSH e tenta acessar o servidor crítico remotamente, porém sem sucesso. Todos os serviços do servidor estão offline: HTTP, FTP, DNS e MYSQL.
Após inúmeras tentativas de conexão remota sem sucesso, infelizmente, você decide abandonar sua noite de sexta-feira e sua mega festa para se deslocar ao site do cliente a fim de realizar a intervenção necessária. Chegando ao local, após 50 minutos de deslocamento, você consegue acesso ao servidor e constata que o agente causador da indisponibilidade é a falta de espaço em disco, inclusive na partição /var, onde ficam armazenados os arquivos de logs do sistema.
Nesse momento, você descobre que todo esse transtorno poderia ser evitado e sua festa jamais seria interrompida, se você possuísse um sistema de monitoramento que verificasse o status dos serviços, portas, espaço em disco, e demais eventos no servidor considerado crítico.
Para evitar incidentes como este, garantir a manutenção da disponibilidade de sistemas computacionais e a vida social de administradores de sistemas, é que existem sistemas de monitoramento para redes e servidores.
Neste artigo, apresentarei como instalar e configurar o
Zabbix, um sistema de monitoramento de redes e sistemas enterprise, criado por
Alexei Vladishev e licenciado sob a GNU GPL. Ele é projetado para monitorar e rastrear o status de vários serviços de rede, servidores e hardware de rede, espaço em disco etc. Nosso objetivo é auxiliar na instalação e configuração da ferramenta ilustrando os procedimentos para a implantação do servidor em sistemas Debian Squeeze e Ubuntu Server Linux.