storage FreeNas 9.2.1.6 - Instalação e configuração

Pessoal, neste artigo iremos abordar um passo a passo sobre como instalar e realizar as primeiras configurações de um servidor storage FreeNAS.

[ Hits: 76.005 ]

Por: Rick em 08/08/2014 | Blog: http://www.guiadoti.com


Introdução / Download



Introdução

Pessoal, neste artigo iremos abordar um passo a passo sobre como instalar e realizar as primeiras configurações de um servidor storage FreeNAS. Mas, caso você esteja se perguntando: "Que negócio é esse de FreeNas e Storage?" - Calma, antes de começar a colocar a mão na massa, vamos entender o que é isso tudo.

Explicação teórica do NAS:
"NAS (Network Attached Storage) ou comumente chamado de Storage, é uma unidade dedicada exclusivamente ao armazenamento de arquivos em uma rede de computadores. Esses dispositivos são muito utilizados em empresas que necessitam de um servidor interno para guardar documentos e outros itens que são compartilhados."

Fonte: Tecmundo

Explicação teórica do FreeNAS:
"FreeNAS é um storage (NAS) livre e de código aberto com suporte à: CIFS (Samba), FTP, NFS, rsync, protocolo AFP, iSCSI, S.M.A.R.T., autenticação local de usuários, RAID (0, 1 e 5) via software e com uma configuração baseada em internet. O FreeNAS usa menos que 64 MB de espaço para a instalação em um CompactFlash, disco rígido ou pendrive USB. FreeNAS é atualmente distribuído em forma de imagem ISO e código fonte."

Fonte: FreeNAS – Wikipédia, a enciclopédia livre

Preparação do ambiente

Descrição do ambiente de laboratório:
  • VM (Virtual Machine) no VirtualBox com 512 MB de RAM
  • 1 Core do processador Core2Duo
  • 3 discos virtuais (sendo: um de 2 GB e dois discos de 20 GB cada)

Baixando o FreeNAS

Bem, antes de começar a fazer qualquer coisa, precisamos obter a ISO de instalação. Para isso, acesse a página de download do FreeNAS e baixe a ISO de acordo com a arquitetura do seu hardware.

Veja a imagem abaixo:

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução / Download
   2. Instalação
Outros artigos deste autor

Entendendo o ataque ARP spoofing + SSLStrip

Syslog-NG - Configurando um servidor de logs

Redmine 2.1.4 no Debian Squeeze - Instalação e configuração

Servidor proxy com Squid - Instalação e configuração

Monitoramento com Zabbix 2.0

Leitura recomendada

Clonando e Salvando Todos os Linux de um Disco Rígido para um HD Portátil Usando Gparted

Já fez seu "BACKUP" hoje? Não? Então vamos conversar sobre isso

Backup do Linux utilizando cliente do IBM Tivoli

Backup completo com sincronismo da /home em nuvem - Grátis

Clonar HD com o comando pv salvando em .img

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pliniopinhal em 04/05/2015 - 08:27h

Parabéns pelo tutorial, muito bom!

Tenho uma dúvida: Estou com um servidor com 3 HD's, gostaria de usa-los em RAID 0, mas também queria deixar uma partição de 8GB para a instalação do FreeNAS. O problema é que na instalação do FreeNAS ele não enxerga a partição, somente o RAID como um todo. O FreeNAS reconhece as partições? Se sim, qual a maneira correta para isso?

Obrigado.

[2] Comentário enviado por nilodanx52 em 02/03/2016 - 09:55h


[1] Comentário enviado por pliniopinhal em 04/05/2015 - 08:27h

Parabéns pelo tutorial, muito bom!

Tenho uma dúvida: Estou com um servidor com 3 HD's, gostaria de usa-los em RAID 0, mas também queria deixar uma partição de 8GB para a instalação do FreeNAS. O problema é que na instalação do FreeNAS ele não enxerga a partição, somente o RAID como um todo. O FreeNAS reconhece as partições? Se sim, qual a maneira correta para isso?

Obrigado.


Man Bom dia!
Olha recentemente comecei a me aventurar nisso, peguei uma máquina no canto, chequei o hardware e tudo está ok, fiz algo bem simples, resolvi não perder hd's nenhum para apenas o sistema que na realidade quase que não será usado já que o que será usado serão os storages, então acabei usando um pendriver de 8GB 3.0 instalei nele o freenas 9.3 e subi os serviços deos meus 3 hds sendo 2 de 500GB e um de 80GB.

[3] Comentário enviado por paulovolpato em 29/07/2016 - 09:36h

Saudações amigos!!

Parabéns pelo material, achei muito bom. Mas tenho uma duvida, pode me ajudar?
Na empresa que trabalho estamos com a necessidade de compartilhar alguns diretórios apenas acessível ao TI mas que possamos acessar de qualquer lugar da rede, sem a necessidade de logar com um administrador na estação do usuário. Quando acessado esses diretórios na rede, com o freeNAS ele vai pedir para autenticar e assim acessar o diretório? Ele abre uma janela pedindo usuário e senha?
Com o SAMBA, já percebi que, quando, o usuário esta logado com a conta dele tem acesso apenas o que tem permissão mas sem conseguir acessar os outros diretórios. Caso esse usuário tenha a necessidade de acessar um diretório de outro, ele precisa deslogar e logar com o usuário da outra pessoa. Minha duvida é essa, se quando tentar acessar um diretório o freeNAS me manda uma janela de autenticação.
Obrigado e parabéns mais uma vez.

[4] Comentário enviado por pablosantos81 em 27/04/2017 - 14:32h

Boa tarde, parabéns pelo tutorial...

Mas tenho uma dúvida.
É possível configurar dentro do freeNAS um serviço de nuvem, tipo OneDrive, para que tudo o que for armazenado no NAS seja backupeado para a nuvem???
Caso positivo, COMO?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts