Área de trabalho remota com impressora
Boa galera é o seguinte, a algum tempo a empresa onde trabalho está no processo de migração das estações de trabalho de
Windows xp para
Linux, no caso
Ubuntu. Mas o programa
ERP continuaria em uma plataforma Windows, no caso Windows 2003 Server.
Alguns contratempos impediam que esta migração fosse feita em definitivo. A última delas era relativamente simples, fazer impressão na maquina local através da conexão de área de trabalho remota. Busquei soluções aqui no Vol e em outros fóruns, mais não encontrava respostas, e fazendo alguns testes, resolvi meter a mão e encontrei a a solução.
O cliente RDP usado é o rdesktop, que pode ser instalado com o comando:
# apt-get install rdesktop
ou:
# aptitude install rdesktop
Lembrando que você deve esta como root ou usar o sudo antes dos comandos mostrados.
Depois da instalação o comando é bem simples:
# rdesktop -u usuario -p passwd -r printer:nome_impressora host ou ip do servidor
Detalhes do comando:
- -u : é o usuário que você tem cadastrado no server Windows e que está com permissão para acesso via terminal server.
- -p : a senha deste usuário
- -r : é o redirecionamento no caso “printer” da impressora, isso independente se é usb ou lpt1, se é a sua impressora default ou definida como padrão.
Por fim você pode fazer um pequeno script para não precisar sempre que for conectar remotamente digitar o comando. Como root digite:
# touch RDP
# vim RDP
Dentro do arquivo pressione a tecla insert e digite:
#Script de Conexao de area de trabalho remota#
#! /bin/bash
rdesktop -u usuario -p passwd -r printer:nome_impressora host ou ip do servidor
No final pressione a tecla ESC, depois a tecla: “dois pontos” e por fim wq que é de write e quit, respectivamente.
Depois de criado digite:
# chmod +x RDP
Para tornar o script executável, e depois é só clicar duas vezes e escolher executar ou pelo terminal digitar:
# ./RDP
Espero ter ajuda alguém com essa pequena dúvida.
Nenhum comentário foi encontrado.