Tradução de dica publicada na página
Ubuntu Geek, com post de autoria de DanteMan1107 de 17 de janeiro de 2008:
Atheros 5007EG with madwifi on i386 platform
Para aqueles que tenham placa
wifi com
chipset Atheros 5007EG e não conseguiram fazê-la funcionar com o
ndiswrapper (
HOWTO: Atheros AR5007EG on Feisty Fawn (with ndiswrapper) - Ubuntu Forums), tenho este guia do fórum Ubuntu polonês. Esta é a única solução que funcionou no meu computador (Toshiba SAT-A210-128) e no computador de meu irmão.
Este guia funciona apenas em plataformas i386, portanto se você estiver rodando um
Linux x64, deverá seguir tentando com o ndiswrapper ou aguardar uma nova solução da Atheros ou do madwifi.
1 - Abra o seu terminal.
2 - Baixe esta versão do
madwifi:
wget -c http://snapshots.madwifi.org/special/madwifi-ng-r2756+ar5007.tar.gz
3 - Descompacte o pacote tar baixado:
tar xvf madwifi-ng-r2756+ar5007.tar.gz
4 - Vá para o diretório onde está o pacote descomprimido:
cd madwifi-ng-r2756+ar5007
5 - Se você ainda não compilou nada a partir de código fonte em seu sistema Linux, provavelmente vai necessitar instalar o pacote build-essential:
sudo apt-get update && sudo aptitude install build-essential
6 - Agora você já poderá construir o seu madwifi e instalar os módulos necessários para ativar sua placa usando o comando make:
sudo make install
$ sudo modprobe ath_pci
$ sudo modprobe wlan_scan_sta
Os dois últimos comandos podem provocar alguma complicação em alguns sistemas. Neste caso, verifique seu sistema; System >> Administration >> Restricted Drivers Manager e desabilite ali sua placa Atheros. Após isto tente novamente a recompilação do kernel instalado.
7 - Reinicie seu computador e você deverá poder detectar as redes disponíveis no seu Gerenciador de Redes (Network Manager).
Nota do Tradutor: No caso do NoBo ACER Aspire 5570-2607, esta também foi a única solução encontrada para ativação do WiFi.
Esta dica e a utilização de pacotes específicos para placas Atheros só é necessária para distros que usem versões de kernel anteriores ao 2.6.28.
A partir do 2.6.28, como no caso da última versão do Sidux, já não foi necessário carregar este pacote, ao contrário das versões anteriores onde sempre tive obrigatoriamente que carregar o pacote específico para ter o hardware reconhecido e passível de ativação e configuração.
Tradução livre: Jorge G Meinhardt (meinhardt_jgbr@yahoo.com.br)
Quando instalei o Debian 5 (Lenny) neste NoBo, não pude testar os aplicativos de configuração padrão do wifi, por ausência de sinal.
Conhecendo as dificuldades mais ou menos tipicas dos aplicativos instalados por padrão no Debian e suas distros derivadas, resolvi mesmo antes de testar os aplicativos padrão partir direto para a instalação do Wicd que uso já a mais tempo por ser fácil e prático.
Como o Debian 5 (Lenny) vem com kernel 2.6.26, fui também obrigado a usar a Dica acima para poder ativar o wifi.