Atualização In-Place do Deepin v20.9 para Deepin v23

Publicado por Eduardo Mozart de Oliveira em 17/02/2024

[ Hits: 2.730 ]

Blog: http://www.eduardomozartdeoliveira.wordpress.com/

 


Atualização In-Place do Deepin v20.9 para Deepin v23



Após a instalação limpa do Deepin v23 Beta 2, o sistema não iniciava, mesmo com a instalação sendo bem-sucedida, seja com ou sem LVM ou encriptação de disco em um notebook HP ProBook 4430s (acredito que seja um bug da versão v23, que atualmente encontra-se em Beta2).

Porém, era possível iniciar o sistema através do Super Grub2 Disk (também disponível no Parted Magic) através da opção "Boot manually > Extract boot entries > Deepin 23". Não é necessário decriptar a partição para iniciá-la (caso a encriptação de disco tenha sido habilitada durante a instalação do Deepin) porque a partição /boot não é encriptada por não conter dados confidenciais.

Ao iniciar o sistema através do Super Grub2 Disk não é viável a longo prazo, e mesmo executando os comandos "sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade" no Terminal do Deepin para atualizar os pacotes (o que inclui a reinstalação do Grub), o sistema falhava ao iniciar.

A alternativa que pude encontrar foi realizar a atualização do Deepin v20.9 para a o Deepin v23 "in-place", ou seja, sob uma instalação com uma versão anterior do Deepin, sem formatação, visto que esse notebook encontrava-se com a versão 20.9 do Deepin funcionando normalmente.

Para atualizar o Deepin v20.9 para o Deepin v23 "in-place", você precisa obter o "Deepin system upgrade tool" na App Store nativa do Deepin v20.9. Porém, essa ferramenta não está disponível para nós, brasileiros, e pesquisar por ela na App Store do Deepin não retornará nenhum resultado. Você precisará alterar o Fuso Horário para uma cidade chinesa (por exemplo, Hong Kong) na Central de Controle do Deepin > Data e Hora.

Após alterar o fuso horário, fechar e abrir a App Store do Deepin e pesquisar pelo "Deepin system upgrade tool", você conseguirá encontrá-lo e instalá-lo. Após a instalação, execute o assistente de atualização através do ícone na Área de Trabalho e siga os passos do assistente, que irá verificar se sua versão e arquitetura do Deepin (x86_64) é compatível com a atualização para o Deepin v23.

VOCÊ DEVE MARCAR A CAIXA AO LADO DOS APLICATIVOS COMPATÍVEIS QUE VOCÊ DESEJA MIGRAR OS DADOS.

O processo de atualização pode parecer travado na etapa de 30%, mas é porque o instalador cria um backup do sistema antes de realizar a atualização e restaura automaticamente o backup em caso de falha durante a atualização, ou você pode restaurá-lo manualmente após a atualização no menu do Grub durante a inicialização do S.O.

Dica:
Desabilite a suspensão do computador na Central de Controle do Deepin > Energia (altere para "Nunca"), caso contrário, o computador/notebook poderá hibernar durante o tempo de inatividade durante a atualização e a atualização poderá falhar.

Outras dicas deste autor

Miniatura de arquivos SWF no Linux

Acessando desktop do Debian 8 (Jessie) remotamente através do TightVNC

Adicionando o ISO Master ao menu de contexto do Nautilus

Erro - apt-get no Ubuntu: ** (appstreamcli): CRITICAL **: Error while moving old database out of the way. AppStream cache update failed [Resolvido]

Alterar programa padrão para arquivos no Deepin

Leitura recomendada

Logando pelo GDM como root

Meu Ubuntu não desliga, fica reiniciando - Veja como resolver esse problema!

Dual boot com Grub num HD e Windows em outro HD sem mexer no MBR do Windows

OpenSuSE: Abrindo as portas do firewall via Yast (aMule high ID)

Scroll no touchpad do Dell Inspiron 1525 (Slackware)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por maurixnovatrento em 23/06/2024 - 17:29h

Boa dica.
______________________________________________________________________
Inscreva-se no meu Canal: https://www.youtube.com/@LinuxDicasPro
Repositório GitHub do Canal: https://github.com/LinuxDicasPro
Grupo do Telegram: https://t.me/LinuxDicasPro
Meu GitHub Pessoal: https://github.com/mxnt10



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts