Caros Geek's.
Quero compartilhar com todos que acompanham o desenvolvimento das interfaces GNOME, nesta ocasião o
Debian 10 Buster.
Tinha minha distro funcionando de boa, o Debian 9 Stretch, quando meus repositórios sugeriram um UPDATE pra Debian 10 Buster, sabia que enfrentaria algum problema pela frente, mas em alguns hardwares ele aparece, já em outros não. Então, atualizei minha distro pra Debian 10 Buster e disse "seja o que Deus quiser".
A partir daí, na minha máquina de 64 bits praticamente não enfrentei problema algum, já em meu note de 32 bits foi um desafio colocar seu funcionamento de forma aceitável no ano em que vivemos, 2019.
O problema surgiu após a última atualização feita em Julho/2019, ao abrir qualquer editor de texto (Libreoffice/Gedit...) as teclas (Ç) e (~) pararam de funcionar. Comecei a busca por soluções na WEB, cheguei achar que era idioma do Linux do Libreoffice... blá...blá...blá, mas nada disso resolvia, até encontrar o seguinte tópico do Forum do VOL:
Cedilha (ç) não funciona no Debian 8.6 - MacBook Pro. [RESOLVIDO] [Debian].
Interessante, que lá o Roldon (autor do tópico) estava usando Debian 8.6 em um MacBook Pro, já esse problema aqui surgiu com um Note Lenovo 32bits, nas atualizações que baixei notei algo como (themes MAC, qualquer coisa...) os repositórios de testing baixaram algum tema incompatível com nosso idioma que veio a causar o problema recente.
Solução
Foi resolvido da seguinte forma:
Abra o arquivo
/etc/environment como root, se seu terminal não lhe der permissão pra usar o Gedit como root, utilize o
nano no lugar do dele, que vai rodar sem frescuras.
Digite o seguinte:
# gedit /etc/environment
Ou:
# nano /etc/environment
Insira as duas linhas abaixo no seu documento (Obs.: o meu "environment" estava vazio sem nada escrito):
GTK_IM_MODULE=cedilla
QT_IM_MODULE=cedilla
Salve sua edição e "reboot" no terminal pra conferir depois.
SUCESSO! Agora é só comemorar. Nem acredito que passei por mais essa aprovação!
Fica a dica para quem possui Debian 10 Buster, onde o teclado foi desconfigurado após atualização. Se fosse Windows, eu diria que é um virus (kkk), mas aqui no
Linux, tudo que faço sou consciente de que existem mil maneiras de resolver e este fórum é o melhor lugar pra isso.
Quero parabenizar o Roldon pela publicação anterior e pedir a todos que sempre divulguem seus conhecimentos pra colaborar com os que utilizam Linux nas suas vidas!