Como corrigir a lentidão na atualização em máquinas Linux com apt (problemas ocorridos em 2017)

Publicado por Francisco Jose Lopes em 04/10/2017

[ Hits: 10.447 ]

Blog: http://bladochico.qaplaweb.com.br

 


Como corrigir a lentidão na atualização em máquinas Linux com apt (problemas ocorridos em 2017)



Recentemente, uma questão estranha vem atrapalhando as distribuições do Linux que usam o apt para se atualizar (em geral as derivadas do Debian).

Ao executar o comando "sudo apt-get update" (ou sudo apt update), o processo fica "parado" ao se conectar a qualquer dos repositórios padrão ou lento ao rastrear e baixar cabeçalhos durante o processo de atualização.

Depois de muitas tentativas de solução e de perseguir falsas pistas (como problemas de DNS, cache e gateway), finalmente, as buscas pela Internet apontaram para uma solução surpreendente.

Anteriormente a solução era mudar o servidor para baixar as atualizações, alterando sources.list (/etc/apt/source.list). Em circunstâncias normais, isso corrigia os problemas, mas não agora.

A solução

Demorou bastante tempo para descobrir isso, mas o problema está no IPv6. Com o IPv6 ativado, a nova pilha de rede parece tropeçar, especialmente quando tenta atualizar com o apt.

Infelizmente, apenas desabilitar o IPv6 nas configurações do seu dispositivo de rede não é suficiente. É necessário desativar completamente o IPv6 em todo o sistema e, então, o apt funcionará a contento.

Como desabilitar o IPv6 em todo o sistema?

Simples. Edite o arquivo /etc/sysctl.conf (com o comando sudo) e adicione o seguinte ao final do arquivo:

net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1

Depois de salvar e fechar o arquivo, reinicie a rede com o comando 'sudo service networking restart'. Quando esse comando for concluído, re-execute o 'sudo apt-get update' e você deverá ver o processo funcionar como esperado.

Efeitos colaterais:

Depois de desabilitar o IPv6 globalmente, vários outros serviços de rede poderão começar a funcionar melhor. A navegação na Web pode ficar mais confiável (não há mais pausas aleatórias com o Google Apps ou o Facebook) e os downloads poderão ficar significativamente mais rápidos.

Essa correção não prejudica a rede ou qualquer outra pilha de seu sistema. O único problema que você pode enfrentar, é se o IPv6 for seu principal esquema de rede.

Por isso tudo esta "correção" (gambiarra) é muito recomendável - ao menos até que os problemas com o IPv6 estejam resolvidos.

Outras dicas deste autor

Como corrigir a lentidão na atualização em máquinas Linux com apt [parte 2]

Leitura recomendada

Melhorando o controle de janelas no LXDE (Openbox)

Configurando um servidor Samba no Ubuntu Server 8.10

Windows Update em cache no Squid

Medidor de bateria no XFCE4

Problemas para colocar Windows 2003 no domínio Samba + LDAP

  

Comentários
[1] Comentário enviado por QAPLA em 05/10/2017 - 00:52h

Em tempo, sempre há a possibilidate de utilizarmos o apt-get com a opção '-o Acquire::ForceIPv4=true update' para faze-lo operar apenas com IPv4 nesta execução. \\//_ LLaP



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts