Como remover o ambiente gráfico instalado no Ubuntu
Olá amigos do VOL, gostaria de iniciar minha estréia neste site orientando a todos que utilizam o Ubuntu e que tenham instalado o ambiente gráfico do Kubuntu e do Xubuntu e não sabem como remover.
Removendo o ambiente gráfico do Kubuntu e Xubuntu
Como todos sabem, o Ubuntu vem com o ambiente gráfico do Gnome, porém há quem prefira o ambiente KDE e XFCE, com isso como todos sabem, nada impede de se utilizar estes ambientes no Ubuntu certo.
O problema todo é que muitas vezes após feita essa instalação, muitos não sabem como retornar ao modo anterior e deixar o Ubuntu com a cara de antes.
Segue então minha dica para remover esses ambientes completamente do sistema:
Se você instalou os meta-pacotes acima com o aptitude, para remover o ambiente desejado, basta digitar o comando respectivo a operação:
Remover o KDE:
$ sudo aptitude remove kubuntu-desktop
Remover o XFCE:
$ sudo aptitude remove xubuntu-desktop
No entanto, se você instalou qualquer um destes ambientes usando o apt-get ao invés do aptitude, não será tão fácil removê-los. Para tanto, você deverá remover das seguintes maneiras:
[2] Comentário enviado por odalberto em 16/08/2007 - 08:54h
?comentario=Não (é a mesma coisa)
A principal diferença entre os dois é que o controle de dependências dos pacotes é mais completo e sofisticado no aptitude do que o do apt-get.
Mesmo, no caso de se querer corrigir problemas no sistema, o aptitude é muito mais eficiente. Por exemplo, o apt-get instala o pacote e as suas dependências como o aptitude, MAS para para desinstalar/remover um pacote o apt-get desinstala apenas o pacote solicitado e deixa as dependências enquanto que o aptitude desinstala também as dependências do pacote.
Já relativamente à pesquisa de pacotes o apt-cache search gera muito mais resultados do que o aptitude search. Isto porque o comando apt-cache search nome_do_pacote procura pelo nome_do pacote tanto no nome do pacote como na sua descrição, enquanto que o comando aptitude search nome_do_pacote procura pelo pacote apenas no nome dos pacotes.
Por estes motivos convém seguir a regra: procurar um pacote com apt-cache search e instalá-lo com aptitude install.