Encontrei em diversos fóruns usuários de
Linux procurando um meio de utilizar a saída de TV na
Radeon 7000, usando
LinuxOS. Como eu já assisto meus filmes na TV há bastante tempo, decidi escrever aqui este tutorial, é bastante simples:
A placa em questão tem como driver de vídeo padrão "radeon", mas suporta os drivers "ati" e "fbdev", contudo a saída de TV só suporta "fbdev", é aí que mora o problema.
Para utilizar as duas saídas (TV + Monitor), configure o X para utilizar uma resolução de no máximo 800x600, a taxa de cores independe e o driver deve ser especificado como "fbdev".
Agora basta conectar o cabo à TV e reiniciar o micro. Quando carrega as imagens do X conjuntamente com o KDE são exibidos simultaneamente nos dois equipamentos. É preciso observar que para cada resolução de tela a placa emite uma variação de freqüência diferente, assim se por resolução de 1024x768, serão enviados entre 50 e 60 hz para a tv e acima 100hz para o monitor.
Caso o monitor não suporte esse valor poderá ficar como que estivesse desligado enquanto que a imagem estaria somente na TV, contudo com a contínua exposição o monitor poderá vir a queimar o regulador.
De mesmo modo, com resolução de 800x600 (ou inferior), a TV recebe aproximadamente 30hz e o monitor 60hz, estando ambos dentro de suas respectivas faixas seguras.
Caso alguém saiba as freqüências certas e como regular as duas saídas será possível utilizar com segurança as saídas com resolução maior.