Configurando o Fedora 13 com Gnome em português (pt-br)
Resolvi instalar o Fedora na minha máquina e abandonei um pouco minha distro predileta, o Ubuntu. Fiz isso porque utilizo o CentOS no meu trabalho e preciso praticar um pouco mais em um Red Hat-like. Então o Fedora foi a minha escolha.
Na instalação, pressionei F2 e escolhi o Português do Brasil. O sistema foi instalado com todos os textos em português, numa boa, sem estresse. E qual foi a minha surpresa?
Legal! Após a instalação, o Fedora veio com o Gnome todo em inglês... e pior... sem nenhuma ferramenta visível para modificar isso.
Depois de muito procurar, googlar igual louco e encontrar uma meia dúzia de respostas sobre o KDE em português (veja, eu estou usando o Gnome), consegui colocá-lo na nossa tão amada língua tupiniquim! Veja o que foi feito:
1 - antes de fazer qualquer modificação, eu atualizei todo o sistema, pelo comando # yum update. Após baixar toda aquela quantidade enorme de pacotes, comecei a quebrar minha cabeça para resolver a situação do idioma, já que não sou somente eu quem utiliza esta máquina na minha casa.
2 - instalei o pacote system-config-language. Essa ferramenta vinha nas versões anteriores por default. Desta vez, no Fedora 13, ela não veio instalada. Por esta ferramenta habilitei o idioma "Portuguese Brasil" pelo caminho System > Administration > Language. Para minha surpresa, alguns textos ainda ficaram em Inglês, tais como o nome das pastas, menus, calendário, etc. Só a tela de Login do usuário estava em português.
3 - Fiz Logoff e fui até a área de Login. Ao clicar sobre um usuário para fazer Logon, vi que também existe a opção de seleção de idiomas nesta área (mas ela fica visível somente após você clicar sobre um usuário!). Tirei o padrão "US English" e apontei para o "Português Brasil". O layout de teclado já estava definido corretamente. Ao fazer o Logon, tudo o que ainda estava em inglês foi alterado para Português e apareceu uma janela perguntando-me se eu gostaria de modificar os nomes das pastas que também estavam em inglês para seus relativos, em português. Simples assim!
Ah, e neste momento eu tinha dois usuários criados. Então, eu tive de apontar o idioma certo para os dois usuários, um por vez!
Mesmo parecendo coisa muito simples (e até meio besta), essa tarefinha me tirou algumas horas de sono. Rendeu-me muita falação no meu ouvido (o pessoal aqui de casa reclamando do sistema em inglês ) e muitas horas de pesquisa na internet. Infelizmente não temos muitos tutoriais do tipo... somente alguns para o Fedora 9 ou inferiores (Opa! Já estamos no 13!!!) e sobre o KDE (Hey, Gnome é mais legal!) :)