Nessa dica vou mostrar como deixar o
Opensuse TumbleWeeed com KDE com a cara de MacOS mas serve também para outros temas de desktop que o usuário prefira.
O Opensuse possui duas versões, a
Leap e a
TumbleWeed. Na Leap segue-se o sistema de "lançamentos" como se dá no Debian e Ubuntu mas não em uma versão que esteja dentro das atualizações de outras distribuições mais novas; já na TumbleWeed segue o sistema de "rolling release" onde o desenvolvimento dessa versão se dá com atualizações constantes sem passar por "releases" como no Debian. Ambos tem as suas vantagens e desvantagens e ainda estou decepcionado com o Leap mas bem surpreso com o desempenho do TumbleWeed apesar de faltarem muitos pacotes nos repositórios e ter que procurar por alguns nos "repositórios da comunidade" e nem sempre funcionam. Nessa situação então ainda prefiro o Arch
Linux.
Se você instalou o Opensuse TW com Gnome e quer usar o KDE "pra ver qualé", siga os passos para isso e para deixá-lo bonitão também. Se você quer testar e se der zebra ou não gostar, ANTES da instalação do KDE faça um snapshot do seu sistema usando o
Time Shift.
Instalando o KDE6
Abra o Terminal no Gnome mesmo e digite:
sudo zypper in -t pattern kde
Aguarde a instalação dos pacotes. Depois disso, ainda no Gnome, procure pelo ícone de configuração do KDE através da imagem abaixo e escolha a opção Plasma Wayland ou Plasma X11 de acordo com a sua preferência.
A janela mostrada habilita a entrada automática do usuário no sistema. Se não quiser isso, basta desmarcar a opção. Agora reinicie a máquina e logue na máquina pelo KDE e o desktop lhe será apresentado, bem diferente do que vamos deixá-lo.
Desinstalando o Gnome
Aqui é necessário termos cuidado pois se você usa programas do Gnome PODE SER que isso retire pacotes importantes para o funcionamento de programas para esse ambiente gráfico mas nada impede que o programa possa ser reinstalado dessa vez com o mínimo de pacotes do Gnome.
Abra o Konsole (já que estamos no KDE) e digite:
sudo zypper rm "*"gnome"*"
sudo zypper ref && sudo zypper rm $(zypper pa --unneeded | tail -n +4 - | cut -d'|' -f 3 -s | xargs)
O * (asterisco) do
"*"gnome"*" precisa estar entre aspas caso você use o
zsh em vez do
bash. Esses comandos vão desinstalar os pacotes do Gnome que não sejam necessários no ambiente KDE, então não deverá haver muito risco em ficar sem poder usar programas já instalados do Gnome no KDE. Terminada essa parte, reinicie o seu sistema.
Colocando o tema do MacOS
O interessante do
Plasma 6 é que os temas bem feitos para ele já vem com os necessários "adereços", sem a necessidade de uso do, por exemplo,
Latte Dock, mesmo porque o desenvolvimento desse dock parou e não está disponível oficialmente nos repositórios do Opensuse. Abra a configuração do sistema e vá na parte de Cores e Temas, Tema Global:
Aperte Baixar Novos Temas e procure por MacOS.
Baixado o tema, aplique-o usando todas as opções na janelinha que aparecer e o dock de aplicativos aparecerá embaixo e o painel superior - óbvio - na parte de cima, ambos podendo ser configurados individualmente com a colocação e retirada de widgets, mudança de tamanho e coisas do gênero.
Não se empolgue muito instalando temas desenfreadamente, não adianta você ter 10 mulheres e um só piupiu, foque no tema global que mais lhe "inspire" usar diariamente. Essa aparência mostrada deverá ser configurada na parte de efeitos da área de trabalho e outros detalhes mas isso fica por conta de vocês, manda um pix que eu mostro como fazer, hehehe...
Para mais configurações do KDE, basta visitar minha página no Youtube e procurar por lá.