Uma das experiências inconvenientes que alguns usuários das mais diversas distribuições
Linux vivenciam é quando, ao abrirem o Google Chrome, o navegador requisita um chaveiro padrão para iniciar a sessão, a janela apresenta em seu conteúdo:
Digite a senha do chaveiro "Chaveiro padrão" para desbloqueá-lo. Um aplicativo quer acesso ao "Chaveiro padrão", mas ele está bloqueado.
Isso ocorre devido ao
GNOME Keyring, um software desenvolvido para gerenciar credenciais de segurança de usuários que, para fins de segurança, faz o requerimento da senha do chaveiro padrão toda vez que o Chrome é executado.
Nesta dica, apresentarei duas formas de solucionar esse desconforto. Apesar da dica ser voltada para o browser da Google, que é o que mais tem relatos dessa ocorrência, pode ser que os procedimentos sejam válidos também para outros navegadores, caso eles apresentem a mesma inconveniência.
1ª FORMA
Instale o pacote
seahorse. Pode ser através de Central de Programas, gerenciador de pacotes ou até mesmo pelo
site oficial. Como geralmente a maior parte dos leitores usa Ubuntu, Debian ou Linux Mint, o comando para instalação é o:
# apt install seahorse
Se sua distribuição já possuir o seahorse, melhor ainda. Com o pacote já instalado, abra o seahorse com o seu usuário normal (não o root).
No campo "Senhas" no lado esquerdo da janela, clique com o botão direito em "Login", e selecione "Alterar senha". O programa pedirá para digitar a senha antiga, digite-a. Caso não lembre-a, tente usar a senha do usuário da conta mesmo. Em seguida, o seahorse pedirá para informar a nova senha. Deixe o campo completamente vazio, sem espaços, letras, números nem outro caractere, e continue.
2ª FORMA
Se executar o navegador no terminal por intermédio do comando:
google-chrome-stable --password-store=basic
não virá.
Sabendo disso, abra
/usr/share/applications/google-chrome.desktop em algum editor de texto como root, e nas linhas onde tiver algo como:
Exec=/usr/bin/google-chrome-stable
mude para:
Exec=/usr/bin/google-chrome-stable --password-store=basic
Deve existir uma pasta oculta em sua pasta de usuário chamada ".local", onde lá deverá possuir uma pasta share, que dentro dela há applications. Caso não exista, crie com:
mkdir -p ~/.local/share/applications
Depois copie as modificações feitas no desktop do Google Chrome para essa pasta, com o comando:
cp /usr/share/applications/google-chrome.desktop ~/.local/share/applications