A forma com que a dica é tratada é simples e clara para um melhor entendimento aos iniciantes. Lembrando que o drive pode ser cd-r, cd-rw, dvd-r, dvd-rw ou combo.
Abra o shell (terminal modo texto). Para conhecer qual arquivo faz referência ao dispositivo de hardware, no caso o cd-rom, digite:
# eject /dev/hdc
e depois digite:
# eject /dev/hdd
Veja qual destes comandos abriu o cd-rom desejado, no meu caso foi o "eject /dev/hdd".
Em seguida, criaremos uma pasta onde será o diretório do drive. Digite o seguinte comando:
# mkdir /mnt/cdrom2
Abra o arquivo fstab, que é onde podemos configurar sistemas de arquivos, os pontos e opções de montagem, este arquivo encontra-se em /etc/fstab. Escolha o Konqueror ou faça pelo shell com seu editor preferido, no caso escolhi o vi que encontra-se em boa parte das distros e é de fácil utilização.
Digite:
# vi /etc/fstab
Para digitar algo no texto do arquivo, pressione a tecla "i", isto para que você possa inserir ou retirar algo do arquivo. Copie a linha que encontra-se a seguir:
/dev/hdd /mnt/cdrom2 auto 1 0
Agora cole ela no final do arquivo fstab.
Se tudo ocorreu corretamente, pressione a tecla "ESC", isso irá fazer com que você volte ao modo de comando e para salvar e sair digite ':wq' (sem aspas).
Enfim, na pasta /mnt/cdrom2 estará o seu segundo cd-rom pronto para ser utilizado.
[1] Comentário enviado por removido em 15/02/2007 - 09:52h
O Debian autoconfigura o hardware, sabe como eu faço pra intervir em certos aspéctos? Ele sempre (re)cria o link simbólico /dev/cdrom apontando pra meu leitor de DVD, o qual não funciona muito bem. Preciso sempre usar comandos explícitos no eject...
[3] Comentário enviado por pazigrafio em 17/02/2007 - 14:28h
Show de bola Vitor, valeu mesmo...Mas no meu caso ele ativou o novo cdrom mas só fica acessível para o root, vc saberia dizer como modificar isso? E quanto ao k3b, como fazê-lo reconher esse novo cdrom?
..Pazi