Emesene, o mensageiro simples e rápido com a cara do MSN

Publicado por Jakson de Oliveira Lima em 04/02/2010

[ Hits: 14.715 ]

 


Emesene, o mensageiro simples e rápido com a cara do MSN



Nada mais necessário hoje em dia do que um mensageiro instantâneo. A rede do MSN é a maior sem dúvida. Então que tal um cliente da rede MSN super rápido, simples, com webcam e que nem precisa instalar?!

O Emesene é um comunicador instantâneo baseado no MSN Messenger. Porém ele é portátil, ou seja, não precisa de instalação. Basta executar o arquivo e usar o programa. Além disso, o visual deste clone é mais estilizado e ele é mais simples de usar. Ele também possui suporte para webcam e videoconferência facilmente configurados. É escrito em Python e possui uma leveza e velocidade que supera muitos concorrentes.

O intuito deste comunicador é fazer um programa semelhante ao MSN, porém com uma interface mais simples e um visual mais leve.

O Emesene possui as funções básicas de seu inspirador. Você visualiza sua lista de contatos, inclusive os avatares, e conversa com as pessoas. Seu status pode ser alterado, você pode determinar critérios para visualização de contatos, além de adicioná-los e gerenciar seus grupos. O programa também permite que você mude seu apelido e sua imagem de exibição.

O principal destaque do Emesene é o recurso "autoreply", que responde automaticamente as mensagens que você receber. Outro ponto forte é o suporte a plugins, facilmente selecionados por um menu, que conta inclusive com uma versão do Plus!. Além disso tem suporte ao idioma português.

Outro destaque é que ele mantém as conversas em abas. Assim, ele usa apenas uma janela para você visualizá-las. Este recurso é ótimo para quem conversa com muitos usuários simultaneamente. Veja as imagens:
Linux: Emesene, O mensageiro simples e Rápido com a cara do MSN.   Linux: Emesene, O mensageiro simples e Rápido com a cara do MSN.

Instalação e configuração

Instalação por modo de dizer, mas não precisa instalar, basta ir no site abaixo e baixar o pacote "Source Tarball". Mas se sua distribuição for Debian, Ubuntu ou Fedora, basta executar os comandos descritos abaixo.

Para Ubuntu, Debian ou Fedora:

# apt-get install emesene
# apt-get install libmimic
# apt-get install python-support


E pronto, tudo ok.

Para outras distros:
Depois de baixar o "Source Tarball", extraia com o comando:

tar -vzxf emesene-1.6.tar.gz

Depois entre no diretório emesene-1.6 e execute-o:

cd emesene-1.6
$ ./emesene


Configurando a webcam

Para configurar a webcam precisa instalar os pacotes libmimic e python-support, se você usa distribuições com suporte apt-get pode fazer com os comandos que servem para o Ubuntu. Se não vai ter que compilar por conta própria, o que não dá trabalho.

Muitas vezes para a webcam funcionar temos que ir ao diretório do emesene e digitar o comando:

# python setup.py build_ext -i

Configuração:

Para configurar algumas opções é preciso logar no messenger primeiro, depois irão aparecer várias funções no meu opções, como "plugins" e "Autoreply". Tudo é em português (embora eu tenha reaproveitado screenshots em inglês, ele é em português), por isso não vou falar mais nada, é simples demais para explicar. Vejam a gif animada no link abaixo:
Pronto, já pode desfrutar desse incrível e simples messenger.

Outras dicas deste autor

Login e startx em modo automático, sem KDM, GDM, SLIM ou qualquer outro display manager

Conectando a uma rede com MAC mudado, placas Atheros

Redimencionando imagens com o SIR (Simple Image Resizer)

Java no Firefox 3.6

Prozilla no Firefox

Leitura recomendada

Linux contra a pirataria

Instalando Ubuntu-14.04-LTS

Epsxe de forma simples

Instalação driver Nvidia

Postfix + Gmail no Slackware Linux 12.2

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 04/02/2010 - 12:38h

vou testar o Emesene novo, porque os antigos, não tinham suporte a web cam, não!

[2] Comentário enviado por corvolino em 05/02/2010 - 05:10h

Não existe setup.py no /usr/share/emesene (:

[3] Comentário enviado por jaksonbt em 05/02/2010 - 08:31h

não é em /usr/share/emesene que fica o setup.py. ele fica na pasta onde vocẽ extraiu o emesene com comando "tar -vzxf emesene-1.6.tar.gz ". Provavelmente fica em "~/emesene-1.6/".

[4] Comentário enviado por dunga_jods em 13/12/2010 - 01:11h

Só lembrando que todas as dependências dele são : python-gobject python-gtk2 python-support python-cairo python python-dbus python-gst0.10 python-libmimic python-notify (provavelmente a sua distro vai ter a maioria delas. E o Emesene não funciona sem as 5 primeiras dependências que eu listei), tem um plugin dentro dele que pede a biblioteca "cabextract" (eu acho que pro envio/recebimento de wikins).

O ubuntu 9.04 (ou mais antigos) oferecem no máximo suporte a versão 1.5
O debian Lenny oferece suporte a versão 1.0 (a menos que você esteja usando algum repositório do Debian squeeze no qual ele esteja relacionado)
As versões anteriores a 1.6.0 do emesene não conecta (A microsoft renovou os seus servidores a pouco tempo, para impedir programas genéricos do msn de se conectar ao seu servidores. As versões mais recentes do emesene quebraram este bloqueio :-p)

Se você tem uma dessa distribuições acima, compile o emesene via "Source Tarball" para ele funcionar. Por via das duvidas instale somente as dependências via apt-get que eu listei acima, caso ele não funcione.
:-p



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts