Muito utilizado, atualmente, no gerenciamento de projetos (não só projetos de software). Tem como foco agilidade e flexibilidade no desenvolvimento.
Seu primeiro conceito é:
Product Backlog
Que é, basicamente, uma lista de todos os requisitos do produto. Que é definido pelo
Product Ower, que é o cliente responsável por definir quais são as prioridades de desenvolvimento.
A partir daí o
Scrum Master, que é o responsável pelo
Scrum Team (time de desenvolvedores), é a pessoa que está sempre ligada com o
Product Ower para possíveis mudanças e, geralmente, o cara que mais entende sobre o
Scrum é que dará suporte e apoio para que o time continue nos trilhos.
Depois de ser definidos os requisitos, o Scrum Master começa um Sprint, que é uma das várias etapas que podem ter o produto em desenvolvimento, onde é definido o tempo do Sprint.
Dentro do Sprint tem uma reunião, que deve ser feita todos os dias, no início do trabalho. Todo o time deve responder, de forma resumida, a essas três perguntas:
- O que eu fiz ontem?
- O que eu vou fazer hoje?
- O que está me impedindo ou qual a dificuldade que estou tendo?
No final de cada Sprint, deve-se fazer um retrospecto do Sprint feito, vendo no que pode ser melhorado ou ajuntado.
A ideia, é que em todo final de Sprint, o Scrum Master e o Scrum Team apresente o protótipo parcial feito até o momento, aproveitando para tirar possíveis dúvidas e pensando no próximo Sprint.
Uma dica que é muito útil, mas que não faz parte do Scrum, é na hora de definir um Sprint. O Scrum Master junto com o Scrum Team podem definir e dividir as tarefas do Sprint para o time de desenvolvimento, usando um quadro dividido em três colunas.
Assim, cada desenvolvedor pegará uma tarefa, colocará seu nome e irá deixar pendurada no quadro, com isso, o Scrum Master terá maior controle do Sprint sendo feito.
Claro que exitem outros conceitos do Scrum que não foram abordados aqui, mas, cabe a cada um conhecer e se aprofundar nesta metodologia fácil de utilizar, que virou modinha aqui no Brasil.
Dicas, sugestões, críticas e correções são bem-vindas.
Valeu.
Att,
Alefe Variani