Achei está matéria muito interessante, por isso estou postando-a para a apreciação da comunidade!
Abaixo segue o texto original:
Um recurso extremamente útil do Samba e que traz uma grande gama de possibilidades é o de "pré" e "pós" execução de comandos em compartilhamentos, o que facilita a automação.
É comum utilizarmos, por exemplo, um compartilhamento da unidade de cd-rom em servidores Samba. Um porém é que o processo de montagem do cdrom deve ser executado manualmente, ou há pelo menos a necessidade do kernel estar compilado com suporte ao automount.
Afim de evitar contratempos e recursos adicionais do sistema, pode-se utilizar as opções preexec e postexec do Samba, adicionados na seção do compartilhamento, exemplo:
Arquivo: /etc/smb.conf
[global]
workgroup = intranet
server string = Servidor de Arquivos
... (demais opções da seção global)
[cdrom]
comment = Unidade de CD-ROM
path = /mnt/cdrom
read only = yes
browseable = yes
public = yes
root preexec = /bin/mount /mnt/cdrom
root postexec = /bin/umount /mnt/cdrom
No exemplo acima, quando um usuário acessa o compartilhamento cdrom, será pre-executado o comando
/bin/mount /mnt/cdrom que montará a unidade de cdrom automaticamente.
Depois de alguns minutos sem acesso, o comando de "pós-execução" entrará em ação, desmontando o cdrom
/bin/umount /mnt/cdrom.
Esta dica é extremamente útil para automatizar processos não só de montagem automática, pode-se por exemplo utilizar comandos como
echo, ou até mesmo scripts shell. Imagine como é possível por exemplo, através de compartilhamentos de impressoras, contabilizar os trabalhos de impressão, ou em outros compartilhamentos, executar até mesmo verificações utilizando os parâmetros de usuário, grupo, entre outros. Realmente pode-se "viajar" na infinidade de possibilidades. :-)
Observação importante: Os comandos do exemplo acima foram executados com permissão do usário "root", devido a utilização do parâmetro "root" antes do preexec/postexec.
Por José Roberto Kerne.
Fonte:
http://dicaslinux.linuxsecurity.com.br/?modulo...