Ao criar essa dica eu pensei em todas as pessoas que adorariam poder usar uma fonte alternativa, ou melhor, uma fonte free para os seus documentos de texto e outros em geral, pessoas como eu mesmo, que faço uso constantemente do openoffice.org2.
Eu realmente adoro o openoffice, mas sempre precisava, por convenção ou na maioria das vezes por questões de imposições da faculdade (no meu caso), usar as fontes Arial ou Times New Roman da Microsoft. Confesso que isso sempre me incomodou demais, então descobri que existiam fontes alternativas que "simulavam" e até mesmo se propunham a ser exatamente iguais as fontes já citadas, entretanto uma surpresa, apesar de serem aparentemente idênticas em todos os aspectos, elas simplesmente não são.
Sabe aqueles sites onde você pode pegar as fontes grátis? Então, você pode até pegar essas fontes lá, assim como você pode também pegar na própria instalação do Windows em qualquer micro, mas o fato é que você estaria sendo um pirata, agindo de forma ilegal e essa condição vai contra toda a filosofia
Linux. Por isso resolvi anunciar aqui que recentemente a Red Hat criou um conjunto de fontes extremamente compatíveis com Arial, Times New Roman e Courier New da Microsoft.
São elas: Liberation Sans, Liberation Serif e Liberation Mono.
Essas fontes oferecem a solução do problema citado aqui. Outra coisa legal de usar essa fonte é que o seu documento terá a mesma quantidade de linhas e páginas quando for aberto no word da Microsoft por exemplo, mantendo maior compatibilidade. Dessa forma você não terá o seu documento com a impressão de que algo está errado ao abrí-lo em outro editor de texto do mundo Windows ou vice-versa.
Você pode fazer o download das fontes em: