Após diversas tentativas de editar vídeos para transformá-los em DVD, sempre usando
Linux, consegui um resultado que considero satisfatório, considerando o equipamento que tenho, para muitos obsoleto. Uso um Pentium 4 de 2 Ghz com 2 GB de memória, com o Linux Debian 5.0.4 Lenny. Quero compartilhar esse conhecimento porque para chegar a esse resultado tive de fazer muitas tentativas e testar muitas dicas que encontrei na internet.
O grande problema com os programas disponíveis para editar vídeo no Linux são os codecs, que nem sempre são instalados com o programa editor. Às vezes o programa funciona normalmente, mas o resultado final não tem a qualidade desejada.
Após instalar o Debian Lenny, última versão stable, acrescentei as seguintes linhas ao arquivo
/etc/apt/sources.list:
#Debian Multimedia (pacotes do mplayer, vários codecs e outros pacotes)
deb http://www.debian-multimedia.org stable main
deb-src http://www.debian-multimedia.org stable main
Na seção "Som e Vídeo" tenho instalados, sempre usando o Synaptic, os seguintes programas:
- Avidemux
- Audacity
- DeVeDe
- Brasero
- K3b
- Kaffeine
- Kino
- Mplayer
- Totem (reprodutor de filmes)
- VLC media player
Além de outros.
Alguns desses programas instalam alguns codecs por default, não sei exatamente quais, mas são úteis. Quando o Kino é instalado junto com esses programas, funciona melhor com mais recursos do que quando instalado isoladamente. Para a captura dos vídeos uso o formato Raw DV com o programa Kino, através de uma conexão firewire (IEEE1394) ligada à minha câmera Sony DCR-HC40, que grava os vídeos em fita MiniDV. Após a captura faço a edição no próprio Kino, que é muito fácil e intuitivo. Feita a edição é só usar a opção Export do Kino para salvar o arquivo em formato DVD, com as seguintes características:
- Export
- Aba MPEG
- File Format: 8 - DVD
- Deinterlace: YUV Deinterlace
A opção YUV Deinterlace faz toda a diferença na qualidade final do vídeo mpeg. A renderização do arquivo original para mpeg é um pouco demorada. Em meu computador leva em média 8 minutos para cada minuto do vídeo capturado e editado. Após a geração dos arquivos mpeg é só usar o programa DeVeDe para autorar o DVD e gerar uma imagem .ISO ou gravar diretamente no disco DVD.
Espero que seja útil para alguém.