Instalação do Slackware por um diretório

Publicado por Ozeas em 04/12/2007

[ Hits: 5.069 ]

 


Instalação do Slackware por um diretório



O artigo trata da instalação do Slackware para aqueles que, por algum motivo, não conseguem bootar pelo CD/DVD de instalação.

Instalação do Slackware por diretório

Digamos que você já tenha uma distribuição instalada em sua máquina e queira migrar para o Slackware. Digamos, ainda, que você não esteja conseguindo bootar pelo DVD de instalação do Slackware, seja por algum problema no hardware, ou simplesmente por não ter drive de CD/DVD :-). Consideremos o fato de que de alguma forma você conseguiu copiar todo o conteúdo do DVD para a sua máquina, nesse exemplo, para /dvd/ (ou qualquer outro). Suponhamos ainda que você tenha condições de usar o lilo(ou o grub). Sendo assim, há uma solução.

Precisamos carregar um kernel, nesse exemplo o huge (mas você pode usar qualquer outro), e a imagem initrd.img responsável pelo disco virtual criado para fins da instalação. Esses arquivos estão nos diretórios /dvd/kernels/huge26.s/bzImage e /dvd/isolinux/initrd.img, respectivamente.

Assim, basta adicionar as seguintes linhas ao seu /etc/lilo.conf e depois rodar o lilo para adicionar a nova entrada. No caso do grub, substitua image por root.

image = /slackware/kernels/bare.i/bzImage
initrd =/slackware/isolinux/initrd.img
label = DVD

Ao iniciar na interface do lilo (ou grub) escolha DVD. Após escolher o layout do teclado e entrar como root, monte as partições, apague à mão o que for necessário, exceto o diretório /dvd/, claro. Rode o setup, não formate a partição e quando for requisitado a fonte de dados (source), escolha hard disk partition, entre com /dev/hda1 (se for essa a partição que contém /dvd/) e depois entre com o diretório dos pacotes, no caso, /dvd/slackware/ e seja feliz com seu sistema preguiçoso.

Outras dicas deste autor

Montando imagens .iso e .nrg no Slackware

Leitura recomendada

Como rodar um Shell Script como se fosse um comando

Como estudar melhor e aprender mais

Configurando DynDNS no Ubuntu

Usando o i4l para criar instaladores de aplicativos para Linux

PEInjector: nova ferramenta para injetar payloads maliciosos em arquivos PE

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts