Se você usa Ubuntu, Kubuntu e todos os outros *untus e algumas distribuições populares depois de ter configurado o Samba, foi clicar na rede, via interface gráfica, acessou o grupo de trabalho, e não viu nenhum computador Windows, ou depois de visualizar, clicou no computador e deu erro de tempo esgotado, tentou o SMBTREE e deu nisso:
Error NT_STATUS_UNSUCCESSFUL, CONTINUE LENDO!
Este é o erro exibido no SMBTREE:
DOMÍNIO
\\PC1 (com windows7)
cli_start_connection: failed to connect to PC1<20> (0.0.0.0). Error NT_STATUS_UNSUCCESSFUL
\\PC2 (com samba configurado LINUX) PC2 (Samba, KUBUNTU)
\\PC2\HD Users profiles
\\PC2\print$ Printer Drivers
\\PC2\IPC$ IPC Service (PC2(Samba, KUBUNTU))
\\PC3 (com windowsxp)
cli_start_connection: failed to connect to PC3<20> (0.0.0.0). Error NT_STATUS_UNSUCCESSFUL
Uma coisa esquisita: se eu acesso pelo gerenciador de arquivos, na barra de endereço, digitando user@192.168.1.1 por exemplo, acessa normalmente. Se eu acesso por cliques, nos nomes dos computadores que compartilham, aparece o erro de tempo esgotado.
Eu passei por isso e não consegui resolver com nenhum tutorial ou texto em português. Pelo menos não encontrei. Depois de pesquisar em inglês encontrei uma solução para acessar os compartilhamentos pelo gerenciador de arquivos (Nautilus, Konqueror, Dolphin) normalmente, só com cliques.
Outra coisa esquisita: às vezes, ao clicar na rede, o grupo de trabalho nem aparecia. Eu testava o Samba com testparm e estava tudo ok (isso no Kubuntu).
Resolvendo
Para resolver "outra coisa esquisita":
Desabilite o firewall (frescura do kubuntu-ubuntu), se você não sabe como, instale programa firestarter e desligue o firewall. Se você não se sente seguro, adicione exceções. Meu problema foi resolvido desabilitando, e até agora não testei adicionando exceções.
Para resolver "uma coisa esquisita":
Abra o arquivo de configuração do Samba
/etc/samba/smb.conf (claro que como root) e procure na sessão [global] pela linha:
; name resolve order = lmhosts host wins bcast
Substitua por:
name resolve order = lmhosts wins bcast host
Isso mesmo, sem o ponto-e-vírgula. De preferência copie exatamente como está.
Reinicie o computador, é mais fácil se você for leigo. Se você não é leigo, tome as medidas necessárias para reiniciar os serviços.
Agora a dica:
Os compartilhamentos no KDE (especificamente o Kubuntu) não podem ser feitos por interface gráfica. Para mudar isso instale o pacote kdenetwork-filesharing, que já foi portado para KDE4, mas que não foi implementado nas versões do kubuntu. Desta forma você poderá acessar, modificar, criar compartilhamentos sem mexer no arquivo do Samba, smb.conf, manualmente.
Para compartilhar um diretório rapidamente, clique com botão direito nele, procure por compartilhamento. Voilá, tão fácil quando no Windows.
Se você é técnico, é ético, não instala Windows pirata no computador dos clientes, faça um trabalho bem feito, deixe tão fácil quando o Windows.
Nenhum comentário foi encontrado.