O que diabos é um sistema de arquivos

Publicado por Fábio Berbert de Paula em 07/11/2002

[ Hits: 9.444 ]

Blog: https://fabio.automatizando.dev

 


O que diabos é um sistema de arquivos



Sistema de arquivos é a forma como o sistema operacional armazena seus arquivos em disco. Em casa por exemplo, tenho dois cães que armazenam seus ossos de maneiras diferentes. Um deles enterra o osso na areia, outro esconde o osso atrás da árvore. Se compararmos diferentes sistemas operacionais, veremos que cada qual tem sua forma de armazenamento de arquivos em disco.

O sistema de arquivos do Windows, denominado VFAT, trabalha com o conceito de tabela FAT, blocos, setores e clusters. O sistema de arquivos padrão do Linux, denominado EXT2 (Second Extended), trabalha com o conceito de superbloco, inodes, blocos de dados e blocos de indireção. A organização lógica de um sistema de arquivos não precisa ser levada a séria por usuários comuns. A única coisa que devemos saber é que cada sistema tem sua própria forma de organização.

Um dos fatores que torna o Linux muito mais poderoso que alguns de seus concorrentes é o seu suporte a diferentes tipos de sistemas de arquivos. O EXT2 é o sistema de arquivos padrão do sistema, mas o mesmo pode manipular discos com sistemas de arquivos VFAT, MSDOS, OS/2, minix, ext e outros. Nada nos impede de acessar e manipular arquivos de uma partição Windows, usando-se o Linux, sem restrições, por exemplo. Ou quem sabe, acessar uma partição do Solaris? Até então o Linux só não suporta os sistemas de arquivos do Windows NT e Milenium, ou melhor, suporta SIM, mas este suporte ainda está em fase de testes.

Originalmente, o sistema de arquivos do Linux era o EXT (Extended), que evoluiu para EXT2 (Second Extended), que está prestes a ceder seu espaço ao ReiserFS, que será uma evolução natural do mesmo.

Veja mais sobre sistemas de arquivos, sua diversividade, suas ferramentas, criação e manipulação na dica sobre dispositivos de armazenamento.

Atenciosamente,
Fábio Berbert de Paula
fabio@vivaolinux.com.br
Outras dicas deste autor

Vim - sair do modo inserção automaticamente

"Ctrl + a" para selecionar tudo no Vim

Limitando o alcance do SED por números de linha

Como reiniciar um dispositivo USB sem desconectar o cabo

Livro Running Linux de graça!

Leitura recomendada

Como executar arquivos executáveis em CD com Wine no Debian

Pesquisar por arquivos no GNU/Linux

Erro ao montar HD portátil [Resolvido]

Visualização da partição Win no Linux

Clonando HDs c/ o DD - Nunca foi tão fácil...

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts