Estive usando o SUSELinux para fazer alguns testes. Estava procurando o arquivo "rc.local".
Para quem ainda não sabe o que é o "rc.local": o arquivo "/etc/rc.local" é um script onde você instrui ao sistema o que deve ser executado logo após a inicialização de todos os serviços.
Resumindo, é o último script a ser executado na inicialização do sistema operacional. Portanto, caso você queira que um comando mount, uma regra de firewall ou qualquer outra coisa execute automaticamente após a inicialização de todos os serviços, use o "rc.local".
Devido à existência de várias distribuições, o GNU/Linux está deixando de ser padronizado. Prova disso é a não existência do arquivo "/etc/rc.local" (arquivo padrão do Redhat/Fedora) no Linux SUSE (e agora?).
Estudando a documentação do SUSE, percebi que o script de inicialização está em "/etc/rc.d/boot.local".
Assim:
Na família Redhat e Fedora, em geral: "/etc/rc.local"
No Linux SUSE: "/etc/rc.d/boot.local"
Se você é um purista compulsivo, e não aceita a não existência do arquivo "rc.local”, vamos fazer uma "gambiarrazinha" básica, criando um link simbólico para o arquivo:
"A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma."
- John Ruskin
"Quem busca o conhecimento e o acha, obterá dois prêmios: um por procurá-lo, e outro por achá-lo. Se não o encontrar, ainda restará o primeiro prémio."
- Textos Islâmicos
[2] Comentário enviado por lcavalheiro em 29/11/2013 - 12:47h
Excelente dica, meus parabéns!
Concordo com você sobre a padronização. Vale lembrar que das grandes distros só o Slackware segue o FHS e os outros padrões FOSS, por exemplo.